quinta-feira, 28 de abril de 2011

Exposição Morada Ecológica no MAM-SP

Morada ecológica aborda as principais inovações da arquitetura contemporânea ao redor do mundo e a forma como a sustentabilidade vem influenciando a maneira de pensar as construções e desenvolvimento urbano na atualidade. Com ela, o Museu de Arte Moderna retoma sua linha curatorial de arte e arquitetura, explorada em mostras como Quando vidas se tornam forma (2008), Flavio de Carvalho (2010), Gordon Matta-Clark: desfazer o espaço (2010) e Roberto Burle Marx 100 anos: a permanência do instável (2009).

É a exposição sobre Burle Marx que sela a parceria entre o MAM e a Cité de l’Architecture & du Patrimoine. A instituição paulista e o Paço Imperial (RJ), que concebeu a mostra originalmente, com a curadoria de Lauro Cavalcanti, produzem a versão que abre para os franceses a partir do dia 22 de março, em Paris.

Morada ecológica traz mais de 50 projetos pioneiros de arquitetos de várias partes do globo para refletir sobre como a necessidade de preservação das já escassas reservas naturais vem alterando a maneira de pensar a arquitetura e o desenvolvimento urbano no século 21.

www.mam.org.br

terça-feira, 26 de abril de 2011

Eco-Milão 2011


Mesmo Milão não sendo um ápice no quesito natureza, este ano na semana de Design, arquitetos, paisagistas e decoradores reproduziram uma atmosfera eco-ambiental em busca do equilíbrio ecológico atual.

O Grande Jardim de Brera com enormes bambus concentrados chamou atenção da necessidade de se recriarem áreas verdes, além dos móveis externos inovadores e projetos de jardinagem como o do arquiteto italiano Marco Bay que entre o clássico e o moderno ergueu uma "sala verde" no centro da cidade.

Uma instalação virtual que liberava um aroma de terra molhada em meio a efeitos de luzes sons, reproduzia uma atmosfera natural na Praça San Fedele; o "Cuore di Bosco". Além de móveis feitos de material reciclado expostos na Biblioteca do Verde e a bioarquitetura em destaque na criação de uma horta com plantas e ervas de diversas espécies cultivadas em caixas de frutas na calçada da ponte que liga o Isola do centro da cidade.

Todo o cuidado foi pouco, para um balanço entre o espaço urbano e o natural, na esperança de que o verde seja resgatado e valorizado, entre cores, estilos e moda. É a arquitetura e a decoração conscientes, em prol da sustentabilidade e das iniciativas para com a saúde do planeta.





sexta-feira, 22 de abril de 2011

Brasil em Milão

O designer brasileiro Pedro Franco, da A Lot Of, também apresentou novidades no Salão Satélite da Feira Internacional do Móvel de Milão. Residente de São Paulo, o designer se inspirou no caos dos grandes centros urbanos e apresentou peças versáteis com a fusão do trabalho artesão e o estilo contemporâneo em sua coleção. Interessante e criativo no conceito e desenvolvimento dos móveis interativos.



terça-feira, 19 de abril de 2011

Milão 2011

A Feira de Milão chegou ao fim, mas podemos visualizar um pouco de como aconteceu o evento atrávez deste vídeo preparado pela Dedon que apresentou esse ano peças confortáveis, criativas e com materiais orgânicos. Um luxo ecologicamente correto.
São os designers procurando equilibrar estilo com natureza sustentável.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Formas e Cores em Destaque - Milão

Diversidade e muita criatividade em formas e cores de assentos na Feira de Milão.
Mister Chair, uma parceria entre o grupo Vin E CO pelo designer Sangho Park, e o Design Mong representado por Soojin Hyun, é destaque na feira.

Cadeiras em cores exuberantes - Audrey - pela Kartell

Cadeira de 5 metros em bambu dos Campana para Yii... curvas e natureza, como a típica beleza brasileira.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Brazil S/A em Milão

É o segundo ano consecutivo da participação do Brazil S/A - Lounge Brasileiro de Design e Decoração em Milão.Dezesseis criadores, entre eles: Baba Vaccaro, João Armentano, Irmãos Campana, Lucio Carvalho, entre outros, apresentam obras inéditas feitas a partir de uma bola cedida pela Nike, uma das apoiadoras do evento, na exposição: "A Bola da Vez ". A inspiração vem do fato que o Brasil será sede da próxima Copa do Mundo de Futebol e das Olimpíadas de 2016. Sensacional e gratificante ver o nosso pais sendo bem representado no Salão de Móveis de 2011.


segunda-feira, 11 de abril de 2011

Palestra ADESP - Milão 2011

Na semana passada, em prévia a viajem de Milão a equipe da ADESP se reuniu e apresentou uma palestra divulgando os movimentos e objetivos da Associação de Decoradores de São Paulo. Rumo a Feira Internacional de Móveis que acontece anualmente na Itália, o presidente da associação Sergio de Oliveira dissertou sobre o mercado e as possibilidades de troca e parcerias no evento.Todos prontos e engajados no progresso da Decoração e Design de Interiores do Brasil no mundo.

A ADESP estará trazendo informações e acompanhando o Salone Internazionale del Mobile 2011 direto de Milão.

Siga o nosso Blog e fique por dentro do que acontece.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

Arquitetura na premiação da APCA

Na noite do dia 29 de março de 2011, assisti com grande satisfação a premiação da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, ocorrida no SESC Pinheiros. É a primeira vez em sua história de 55 anos que a prestigiosa entidade inclui a arquitetura como uma das artes a ser premiada. Criada em 1956 com o nome Associação Paulista de Críticos de Teatro, a APCA passou a ter outra amplitude após reestruturação ocorrida em 1972, quando adotou o nome atual e incorporou outros setores das artes.

Mais informações no site da Vitruvius:

terça-feira, 5 de abril de 2011

PRÊMIO CASA CLAUDIA DESIGN DE INTERIORES

Cerimônia em São Paulo, que teve presença de Zeca Camargo e Beatriz Milhazes, premiou os projetos vencedores em dez categorias


O 1º Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores, o mais importante prêmio de decoração do Brasil, realizou a sua festa de premiação na noite da última quinta-feira, 31/03. Designers, decoradores, paisagistas e arquitetos de todo o país compareceram à noite de gala no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, que além de revelar os vencedores de dez categorias, homenageou a artista plástica Beatriz Milhazes e contou com o apresentador Zeca Camargo no comando da cerimônia.

São eles os ganhadores do Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores: Márcia Muller, RJ, na categoria Apartamentos; Guilherme Torres, PR, em Casas Urbanas; Fernanda Marques, SP, em Decoração na Praia, David Guerra, MG, em Decoração no Campo; a dupla Alan Chu e Cristiano Kato, SP, em Lojas; o escritório SuperLimão Studio, SP, em Restaurantes; Judith Pottecher, BA, em Hotéis e Pousadas; a equipe do Forte, Gimenes & Marcondes Ferraz Arquitetos, SP, na categoria Escritórios e Consultórios; Cláudia Boturão d'Avila, SP, em Jardins; e Pedro Lázaro, MG, em Mostras de Decoração.


Em sua primeira edição, o Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores contabilizou 754 inscritos e 48 projetos finalistas. Os profissionais consagrados receberam certificados e troféus, além de integrarem matéria da edição de abril da revista CASA CLAUDIA, principal publicação nacional do setor há 34 anos.