sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Arquitetura moderniza Pronto-Socorro do Hospital São Luiz Itaim


Nos últimos anos, a humanização hospitalar passou a ter maior relevância no Brasil. Diversos estudos comprovaram a importância de os hospitais oferecerem ambientes acolhedores e funcionais, ao invés de ser apenas um lugar de tratamento de doenças. Engajado nessa evolução, o Hospital e Maternidade São Luiz reformou parte dos ambientes internos e comuns da unidade Itaim, em São Paulo, e inaugurou neste mês de setembro parte de seu novo Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico.


Com projeto arquitetônico assinado pela MW Arquitetura, a área do Pronto-Socorro, que também atende às especialidades de Clínica Cirúrgica, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia, Neurologia e Oftalmologia, recebeu um novo layout e passou dos 700 para os 1.500 m². O Pronto-Socorro, uma das áreas de maior movimento no Hospital, atende cerca de 11,5 mil consultas por mês e, com essa alteração, será ampliado para 20 mil atendimentos.

É a arquitetura e a medicina juntas, em prol da qualidade de vida de todos.



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto Bairro Sustentável

Arquiteta responsável pela revitalização do porto de Barcelona projeta bairro sustentável próximo de São Paulo.


Segundo projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2050, 70% da população mundial, algo próximo de seis bilhões de pessoas, viverão nas cidades. Para garantir melhor qualidade de vida em meio às transformações sociodemográfica é preciso bem mais do que certificar construções. Investimentos devem ser feitos para alcançar um desenvolvimento sustentável, em que a preservação da natureza e algumas mudanças comportamentais no modo de vida serão inevitáveis. “O volume de pessoas no planeta vai demandar um modo de vida diferente. É uma questão de sobrevivência”, diz Patrícia O’Reilly, arquiteta responsável pelo projeto sustentável de revitalização do porto de Barcelona e pelo empreendimento Vila da Mata, em São Roque, que será lançado em outubro no Brasil pela imobiliária Coelho da Fonseca.


Segundo a arquiteta, é preciso voltar às origens das populações ribeirinhas e indígenas para conquistar um desenvolvimento sustentável. “Os arquitetos terão de reaprender a observar o sol e o clima para obter conforto térmico e promover eficiência energética”.


O Vila da Mata será um dos primeiros bairros sustentáveis de São Paulo, são mais de 10 itens de sustentabilidade. O metro quadrado no empreendimento é comercializado a R$ 300 e são lotes de 1000 m² e 1700 m².

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bienal promove sabatina com Jeff Koons e palestras com Nate Lowman e Tom Sachs


A Bienal de São Paulo, em parceria com a Folha de S. Paulo e o portal UOL, marca o início da exposição Em Nome dos Artistas – Arte Contemporânea norte-americana na Coleção Astrup Fearnley com a realização do ciclo de palestras Encontro com os Artistas. O evento reunirá três importantes nomes que terão suas obras expostas nessa mostra que festeja os 60 anos da Bienal de São Paulo: Jeff Koons, Nate Lowman e Tom Sachs.


No dia 27 de setembro, terça-feira, o artista americano Jeff Koons participa da Sabatina da Folha de S. Paulo. Considerado uma das maiores referências mundiais da arte contemporânea, Jeff fala pela primeira vez ao público brasileiro. O encontro acontece no Auditório Ibirapuera, às 16h. O artista participará da exposição com 13 obras, dentre elas Three Ball Total Equilibrium Tank (1983), na qual posiciona três bolas de basquete pairando imóveis dentro de um aquário cheio de líquido translúcido. Ele também exibirá trabalhos inéditos. A realização dessa sabatina conta também com a parceria do Auditório Ibirapuera.


Na quarta-feira, 28 de setembro, os jovens representantes da nova geração da arte norte-americana Tom Sachs e Nate Lowman farão palestras individuais, no Auditório do Porão das Artes, no Pavilhão da Bienal, com início às 19h.


Programação

Sabatina com Jeff Koons – 27 de setembro – das 16h às 17h30

Auditório Ibirapuera – Parque do Ibirapuera - Portão 3

Ingressos gratuitos, com distribuição limitada à capacidade do auditório. É necessário confirmar participação pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br ou pelo telefone (11) 3224-3698 de segunda-feira a sexta-feira das 14 às 19 hs.


Nate Lowman e Tom Sachs – 28 de setembro – das 19h às 21h

Auditório do Porão das Artes – Pavilhão Bienal – Parque do Ibirapuera – Portão 3

Ingressos gratuitos, com distribuição limitada à capacidade do auditório. A distribuição de ingressos será feita uma hora antes do início do evento, no Auditório do Portão das Artes.


www.emnomedosartistas.org.br


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Crescimento na Indústria de Materiais de Construção

Os dados consolidados pelo Índice de Vendas ABRAMAT (Associação Brasileira de Materiais de Construção) em agosto mostram um crescimento de 6,79% nas vendas internas de materiais de construção, na comparação com o mês de julho deste ano, enquanto o número de postos gerados cresceu 0,56%. Na comparação com agosto de 2010 o crescimento nas vendas foi de 6,07% e o número de postos de trabalho gerados 5,58%.


As vendas do setor de janeiro a agosto deste ano apresentaram crescimento de 1,57% em relação ao mesmo período do ano passado e o acumulado nos últimos 12 meses (setembro a agosto) apresentou crescimento de 2,38% na comparação com os 12 meses anteriores (setembro/09 a agosto/10).


O crescimento das vendas em relação ao mês de Julho deste ano e também em relação a Agosto do ano passado foi observado tanto nos materiais de base como nos de acabamento.
No resultado acumulado desde janeiro, houve queda nos materiais de base e crescimento nos materiais de acabamento.


Em materiais básicos, a queda apresentada no faturamento foi de 1,97% em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro/10 a agosto/10), mas na comparação com agosto passado, houve crescimento de 3,76%.


Na indústria de acabamentos a alta foi de 7,31% em relação a julho e na comparação com agosto do ano passado o crescimento foi de 10,35%.


Mesmo com importantes medidas e ações governamentais como a desoneração do IPI até o final de 2012 e a continuidade do credito no mercado, os resultados acumulados até agosto indicam um crescimento abaixo das expectativas da ABRAMAT no inicio do ano. “Esses resultados estão relacionados principalmente com o crescente aumento das importações de materiais de construção e com o menor ritmo de crescimento da economia como um todo”, afirma Melvyn Fox, presidente da ABRAMAT.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Art Déco e Bourgeois

Convite da Avanti para o coquetel de lançamento da Art Déco e Bourgeois, no dia 21 de Setembro as 17 hrs, no D&D Shopping - 3 piso.

A ADESP estará lá!





terça-feira, 13 de setembro de 2011

Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos recebe o arquiteto espanhol Helio Piñon

O Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos será o anfitrião de um dos principais teóricos e projetistas da arquitetura moderna mundial. Durante quatro meses o arquiteto espanhol Helio Piñon irá ministrar a disciplina “A Arquitetura da Cidade Moderna”, parte integrante do programa de pós-graduação do Instituto.

Professor Sênior da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona, Piñon se tornou um nome referência na área ao participar – na qualidade de professor, teórico e arquiteto de projeto – de importantes momentos da arquitetura contemporânea.

Ao longo de sua carreira o arquiteto espanhol escreveu mais de 20 livros que tiveram como fio condutor o sentido estético e a vigência da arquitetura moderna. Para ele, “devemos projetar com os olhos”, frase polêmica carregada de significados. “Piñon, em alguns momentos, mostra-nos uma posição rigorosa, que exige do projeto uma coerência formal a ser aferida por um julgamento visual. Será uma grande contribuição para refletirmos sobre nossas práticas e valores que orientam nosso ensino”, reflete o arquiteto Renato Anelli, professor titular do IAU.

O espanhol será o primeiro professor visitante estrangeiro que o recém criado Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos traz desde que deixou de ser um departamento vinculado à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). No entanto, essa não é a primeira estada de Piñon na Universidade. “Em 1998 trouxemos o Piñon pela primeira vez ao Brasil, o que lhe gerou um enorme interesse sobre a arquitetura moderna brasileira. Depois daquela visita ele publicou livros sobre Paulo Mendes da Rocha e Eduardo de Almeida, dois importantes arquitetos paulistas até então pouco conhecidos no exterior. Depois disso, Mendes da Rocha conquistou o Prêmio Pritzker, o mais importante prêmio internacional na área de arquitetura”, destaca Anelli.

Sobre o curso - Com início previsto para o dia 21 de setembro, a disciplina ministrada por Helio Piñon seguirá até o mês de novembro. Serão duas aulas por semana, nas noites de quartas e quintas-feiras. A escolha pelo horário noturno visa possibilitar a participação de alunos de graduação e de profissionais que não estejam ligados ao programa de pós-graduação, mas que queiram se aprimorar sob orientação de um grande nome da arquitetura.

O curso terá aulas teóricas e desenvolvimento prático de um projeto em equipes compostas por alunos de pós-graduação, graduação e profissionais que não tenham vínculo com os cursos da USP. As vagas são limitadas e estão abertas na secretaria de pós-graduação do IAU até o dia 16 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3373-9312 ou pelo e-mail pgrausc@sc.usp.br


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Casa Cor apresenta pela primeira vez no Brasil - Quarto do Casal Gay

A pluralidade do mundo de hoje pede uma arquitetura também plural, que vá além do convencional. Entrar no quarto do casal assinado pela arquiteta e designer Renata Dutra na Casa Cor Brasília 2011 será um convite a originalidade e a sofisticação. Pela primeira vez dois homens serão os “moradores” do tradicional quarto de casal.

Criar um quarto sem estereótipo foi uma das preocupações da arquiteta, assim o espaço poderia ser habitado por outro casal. “A pesquisa dos meus projetos vem de dentro para fora. Quero levar a personalidade das pessoas para o ambiente. Cada detalhe procura ter uma relação com a bagagem de vida, visão de mundo e memória afetiva do morador”, destaca a arquiteta.

Além trabalhar a resignificação de cada material e objeto, a arquiteta explora a verdade em seu ambiente. Assim, elementos que já existiam no espaço, como a estrutura metálica, são mantidos. “Os ambientes, assim como as pessoas são mais interessantes quando se mostram quem são de verdade. Apenas transformei o que encontrei em um local mais agradável”, ressalta Renata, entusiasta do pensamento da arquitetura orgânica de Frank Lloyd Write, que busca moldar os espaços de acordo com as necessidades de quem o habita, aproveitando ao máximo as possibilidades que o local oferece naturalmente.

A partir do dia 14 de setembro o público vai poder conferir o quarto de casal na Casa Cor Brasília, que vai até o dia 25 de outubro.

Renata Dutra

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

14º CONGRESSO BRASILEIRO DE PAISAGISMO

14º CONGRESSO BRASILEIRO DE PAISAGISMO, cujo tema central é “PROJETO E MEIO-AMBIENTE”: A Vegetação como Elemento de Estruturação do Espaço, contará com a participação de três importantes nomes internacionais: o arquiteto paisagista português João Nunes, o arquiteto paisagista e urbanista francês Thierry Jacquet e o arquiteto paisagista chileno Juan Grimm. O evento será realizado entre 22 a 24 de setembro próximo, no Pavilhão de Exposições do Anhembi.


O arquiteto paisagista português João Nunes, um dos principais nomes do setor na Europa, apresenta palestra no dia 24 de setembro


O 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE PAISAGISMO é considerado o principal evento técnico para troca de conhecimento e informações do mercado. O evento contará também com a presença de renomados profissionais do mercado nacional, como o arquiteto paisagista Benedito Abudd, o arquiteto paisagista Sergio Santana, o arquiteto paisagista Eduardo Barra, a paisagista e artista plástica Eliana Azevedo, o paisagista João Jadão, o arquiteto urbanista José Tabacow, o engenheiro florestal Mario Antonio Virmond Torres, o engenheiro agrônomo Ronan Pereira Machado, o engenheiro agrônomo Paulo Antonio Azeredo Neto e o professor Manuel Carlos Reis Martins, coordenador executivo do Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), da Fundação Vanzolini.


A 14ª FIAFLORA EXPOGARDEN acontecerá entre 22 e 25 de setembro e deverá ter a presença de mais de 30 mil visitantes, um público formado por arquitetos paisagistas, paisagistas, decoradores, distribuidores, lojistas, atacadistas, compradores de garden centers e home centers, representantes comerciais, engenheiros agrônomos, jardineiros e demais pessoas interessadas em produtos do setor.


14º CONGRESSO BRASILEIRO DE PAISAGISMO

Data: 22 a 24 de setembro de 2011

Horário: 10h às 16h

14ª FIAFLORA EXPOGARDEN - Feira internacional de negócios de paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura

Data: 22 a 25 de setembro de 2011

Horário: das 12h às 20h

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi. Av. Olavo Fountora, 1209, Santana, São Paulo-SP.


www.expogarden.com.br


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Programa Jovens Profissionais


No dia 8 de setembro, quinta-feira, às 10h30, no restaurante Casa Tua - Lar Center (Av. Otto Baumgart, 500 – Piso Shopping - Vila Guilherme – São Paulo), a Demais Editora e o Lar Center apresentam com exclusividade para imprensa os projetos da 11ª edição do Jovens Profissionais.


O Jovens Profissionais é um programa social que contribui para a inclusão de recém-formados no mercado de trabalho, gratuitamente, e nesta edição tem como objetivo resgatar a cultura com o tema Design Brasil Preservando a Memória, que conta com 50 profissionais selecionados que planejaram e executaram 36 ambientes; 29 em lojas e 7 na Praça Cultural do Lar Center. Design Brasil Preservando a Memória seguirá quatro roteiros: Canto e Encanto, Letras do Brasil, Retratos do Brasil e Sabores Brasileiros, todos inspirados nos grandes personagens da história e da cultura brasileira, como Machado de Assis, Carlos Gomes, Castro Alves, Santos Dumont, entre outros.


Desta forma, a Demais Editora busca estimular estes jovens profissionais a refletir sobre as personalidades que ajudaram a formar o Brasil. São jovens que constroem o futuro pensando no passado

.

O Jovens Profissionais é realizado pela Demais Editora e tem patrocínio exclusivo do Lar Center.


http://jovensprofissionais.com.br