segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Deca: excelência em produtos e renomados prêmios


Em um único dia, empresa recebeu dois importantes prêmios para o setor da construção civil


Os esforços e investimentos no sentido de desenvolver produtos inovadores que unem sofisticação em design, alta tecnologia, qualidade e soluções economizadoras de água fazem da Deca a marca líder do setor de louças e metais sanitários no mercado nacional. Todo esse prestígio da empresa diante de profissionais e consumidores reflete também em premiações de diversas entidades do segmento, como aconteceu no dia 26 de outubro, quando a Deca conquistou o prêmio NEI na categoria Válvulas de Esfera, e o prêmio Green Building na categoria Empresa Sustentável de Produtos, Materiais e Tecnologias.


Visando fomentar o mercado da construção civil com ideias sustentáveis e compensar os principais colaboradores do segmento por essas atitudes, o Green Building Council Brasil – do qual a Deca é membro fundador – realizou a entrega dos troféus em um jantar, na Casa Fasano, em São Paulo. Os concorrentes foram avaliados por um júri composto por 26 integrantes do GBC Brasil e definidos por uma votação pública na internet, da qual participaram representantes de empresas do setor e internautas em geral. Já o Prêmio NEI, promovido pela revista Noticiário de Equipamentos Industriais, coroou a Deca como a melhor fabricante de Válvulas de Esfera, de acordo com a preferência de 10.000 profissionais envolvidos nas compras de suas indústrias.


Mais detalhes sobre os produtos da Deca que oferecem tecnologia e soluções economizadoras de água podem ser encontradas no site www.deca.com.br


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Docol e C&C promovem palestra sobre criatividade e motivação para profissionais de Design


Aconteceu no dia 25 de outubro, no espaço Traffô na Vila Olímpia, a Docol em parceria com C&C ofereceu aos profissionais de arquitetura e decoração uma palestra com o renomado estilista Jum Nakao sobre processos criativos e motivação para profissionais que tem que lidar com as pressões de estarem sempre inovando e se reinventando.


Foram exatamente duas horas de palestra, onde Nakao contou como foi os 182 dias que ele levou para pensar numa nova coleção para São Paulo Fashion Week 2004 e realmente fazer com que o publico enxergasse a beleza invisível e o desafio de projetar e executar uma coleção toda de roupas feitas de papel, sem patrocínio de nenhuma empresa de celulose, agregando o efeito nostálgico de recuperar os sonhos que existem dentro de nós, mesmo que pareçam impossíveis, resgatando a figura dos bonecos heróis da nossa infância. Para isso ele vestiu as modelos de roupa preta por baixo da roupa de papel, maquiou somente sobrancelha e boca e colocou uma peruca exclusiva inspirada nos bonecos playmobil. Para criar as peças, ele se inspirou na moda do século 19, que realmente tinha um cuidado maior com os detalhes artesanais das roupas.


O desafio foi grande, afinal ninguém acreditava que esse desfile daria certo, mas o sonho aliado ao trabalho em equipe provou que tudo é possível. Duas frases que Nakao falou durante a sua palestra ficou gravada na minha memória e merece ser compartilhada. “ Nós devemos ser como os cartógrafos que a todo instante criam novos mapas que nos levam para novos caminhos” ou seja, não se conforme com a sua zona de conforto e com o que já existe, renove, inove, afinal não há evolução sem desorganização e reorganização.


E a principal mensagem, foi que muitas pessoas vivem no piloto automático , tudo na vida muda de sentido, dependendo do ângulo em que a gente enxerga as coisas. “Seja turista de sua própria vida e aproveite o passeio que é viver”, afirmou Jum Nakao. Esse foi o ultimo desfile de Nakao, o resultado disso foi um DVD com os making off dessa produção, um livro e uma repetição desse desfile em Paris, no ano do Brasil na França. Atualmente Nakao ministra sua palestra, nomeada de “A costura do invisível” pelo Brasil todo e até fora do país.


Além da palestra, os profissionais puderam ver as novas linhas de produtos da Docol, destaque para os chuveiros de linhas retas e bem coloridos que já estão disponíveis nas lojas da C&C e desfrutaram de um coquetel delicioso.

O chuveiro docol Lúmina- lançamento 2011

Torneira Docol Stilo Black - lançamento 2011

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

5ª edição IDEA/Brasil, o maior prêmio de design do País


Exposição de projeto em São Paulo e inscrição automática em prêmio internacional estão entre os benefícios para premiados


A Associação Objeto Brasil, em promoção conjunta com a Apex- Brasil e patrocínio do SEBRAE e ABDI, anuncia as inscrições da quinta edição do IDEA/Brasil, o maior prêmio de design industrial do país. No mês de comemoração do Dia Nacional do Design, as inscrições estarão abertas a partir do dia 11 de novembro e seguirão até 02 de março.

O IDEA/Brasil é a versão brasileira do prêmio americano IDEA, promovido há mais de 30 anos pela IDSA - Industrial Designers Society of America. Ao longo dos anos o IDEA Awards tem sido uma plataforma de divulgação e comprovação de excelência para gigantes como Apple e Samsung, que elegeram o IDEA como o principal prêmio para inscrição de seus produtos e competem ano a ano pela posição de empresa com maior número de produtos vencedores.

No Brasil, os prêmios Ouro, Prata e Bronze, cujo selo atesta a excelência do produto no mercado, serão emitidos aos vencedores em 20 categorias que, em edições passadas, já foram entregues a nomes como: O Boticário, Caloi, Deca, Electrolux, Embraer, Faber-Castell, Fiat, Havaianas, Motorola, Natura, Nike e Pão de Açúcar. Os prêmios estão distribuídos nas categorias: Comerciais & Industriais, Comunicação, Informática, Estratégia de Design, Entretenimento, Ambientes, Casa, Design de Interface, Lazer & Recreação, Médicos & Científicos, Escritório, Embalagens, Acessórios Pessoais, Estudantes, Pesquisa, Transportes Automóveis, Joias, Têxtil, Design de Serviço. A 5ª edição do IDEA, conta ainda com a nova categoria Esportes, que tem o objetivo de reconhecer e gerar oportunidade de negócios para produtos esportivos inovadores, em preparação para os próximos eventos esportivos que acontecem no país.


As inscrições seguem abertas até 02 de março e por meio da parceria entre a Objeto Brasil e IDSA, os premiados do IDEA/Brasil são finalistas automáticos no IDEA Awards, concorrendo com participantes do mundo inteiro. Os premiados nas categorias ouro, prata e bronze, serão celebrados com uma exposição gratuita que será instalada em São Paulo, no mês de julho e seguirá para Curitiba. Em 2012, a exposição seguirá também para Belo Horizonte, em comemoração ao Ano do Design em Minas Gerias e aos 5 anos de existência do IDEA/Brasil. Os produtos vencedores nos EUA integrarão o acervo do renomado museu Henry Ford em Detroit e serão expostos durante a Conferência Internacional de Design da IDSA em Boston.


Os premiados ganham espaço nas mídias como no catálogo IDEA/Brasil, publicação institucional de luxo, que consolida a relevância do prêmio e de seus participantes. E também na revista Innovation IDEABrasil, que apresenta artigos internacionais, cases detalhados dos premiados, além de entrevistas e matérias sobre as ações do projeto e o papel do design em diferentes indústrias e setores da economia.


http://www.ideabrasil.com.br


Sobre a Objeto Brasil

A Associação Objeto Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) direcionada para a promoção do design brasileiro no Brasil e no exterior. A entidade tem por missão promover o design brasileiro no Brasil e exterior, e vê o design como parte atuante na sustentabilidade econômica, social e ambiental do país, valorizando produtos e serviços de forma tangível e intangível.


Sobra a IDSA

A IDSA - Industrial Designers Society of America, tem por volta de 3.000 associados de todo o mundo e patronos como Dell, Hewlett-Packard, Procter & Gamble e Whirlpool. Desde 1980 realiza o IDEA Awards, um dos mais renomados prêmio de design do mundo. Para mais informações, visite http://www.idsa.org


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Decoração e Moda de acordo com as Tendências Internacionais

Quem pensa em mudar a decoração da casa a partir das tendências de moda, pode apostar na combinação de cores alegres e vibrantes


O color blocking veio do mundo da moda para o da decoração. O conceito nada mais é do que mesclar tons vibrantes em um mesmo ambiente para trazer mais energia e vida aos espaços. Esta tendência está presente na cartela de padrões da Pertech, uma das empresas líderes no setor latino americana em laminados decorativos de alta pressão, especialista em aliar design e tecnologia em seus produtos.

Um ambiente com decoração mais neutra, por exemplo, pode ganhar destaque com um laminado colorido nas paredes. Outra opção é contrastar a cor da parede com a cor do mobiliário ou do piso, mas sempre buscando a harmonia entre as cores. Os laminados coloridos para revestir as paredes estão disponíveis em diversos tons vibrantes, como azul, verde limão, vermelho, pink, amarelo e laranja,com instalação simples e rápida e um acabamento diferenciado. Além disso, os laminados da Pertech são assépticos e hipoalergênicos.


Equipotel 2011: Flat assinado por Raphael Popovic e Aline Ostrowska

www.pertech.com.br


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Exposição internacional: "A presença italiana na arquitetura das cidades brasileiras"

De Bezzi e Januzzi a Piacentini, Calabi, Bardi ou Nervi, a contribuição da arquitetura italiana na concepção e construção das cidades brasileiras teve um importante papel histórico e estético no processo de urbanização do País. Com o objetivo de discutir os diferentes momentos da cultura ítalo-brasileira e de seu patrimônio comum, mais de 30 pesquisadores e especialistas de diferentes universidades do Brasil se reúnem para participar do seminário “Interlocuções Brasil – Itália: A presença italiana na arquitetura das cidades brasileiras”, realizado entre os dias 19 e 21 de outubro no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.

O evento integra uma série de iniciativas culturais intituladas “Momentos da Itália no Brasil”, realizadas pelos governos do Brasil e da Itália. Na etapa carioca deste ciclo de ações, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos será representado por dois dos seus professores. No dia 20, o professor Francisco Sales Trajano Filho apresentará a palestra "Costruttori della modernità: arquitetos italianos na Belle Époque paraibana". No dia 21, o professor Renato Anelli irá ministrar a palestra “O Mediterrâneo nos Trópicos: Interlocuções com a arquitetura italiana na constituição da arquitetura moderna em São Paulo”.

“A capital paulista é o principal centro do País onde as interações com a arquitetura italiana influíram na constituição da arquitetura moderna. Identificamos dois grupos com características próprias: o primeiro é anterior à Segunda Guerra, no qual se destacam Rino Levi e Gregori Warchavchik, introdutores do racionalismo no Brasil. O segundo, após a guerra, caracteriza-se pela vinda de Lina Bo Bardi e Giancarlo Palanti, expoentes da expografia e do design”, comenta Renato Anelli, reportando-se ao tema de sua palestra.

Para os organizadores do evento o seminário é uma oportunidade de conjugar o esforço de dezenas de pesquisadores na promoção de uma reflexão sistematizada sobre o processo de constituição da paisagem cultural e construída das cidades brasileiras, levando-se em conta o conhecimento produzido nas últimas décadas e novas formas de abordagem.

O evento é promovido pelo Arquivo Nacional, Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Prefeitura do Rio de Janeiro. Os textos do seminário serão reunidos e editados sob a forma de um livro ilustrado que será lançado no primeiro semestre de 2012.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Condutores de Energia em forma de Fita-Adesiva

A Eletrofitas renovou o conceito de fiação e traz um grande diferencial em construção, arquitetura e decoração com os condutores de energia em forma de fita auto-adesiva, que podem ser aplicados nas paredes, divisórias, drywall, lajes, tetos e pisos, de forma rápida e prática, sem deixar relevos nas superfícies e sem a necessidade de quebrar nada. Fácil de manusear, a fita auto-adesiva possui um resistente isolante de policarbonato sobre ambas as faces, podendo ser utilizada nas instalações elétricas, tanto residenciais quanto comerciais, sem danificar o design e a arquitetura da construção, deixando os ambientes muito mais harmonizados esteticamente. Sendo assim, é um produto importante tanto para o consumidor final, quanto para profissionais da área de decoração.


Com uma espessura mínima, a fita pode ser ocultada sob papel de parede, massa corrida, pintura, textura ou qualquer outro acabamento, tornando-se totalmente invisível. Após a fixação, uma tela de fibra de vidro garante proteção contra impactos. O produto é oferecido em diversas capacidades, conforme a aplicação, podendo ser utilizado em instalações elétricas, de telefonia, informática e de áudio e vídeo. Outro diferencial está no formato que traz um sistema produtivo não-poluente e um processo de instalação que não gera entulho.


Eletrofitas está presente em lojas de construção por todo território nacional, através dos seus representantes, que podem ser facilmente encontrados através do site da empresa - www.eletrofitas.com.br. Além disso, os clientes podem adquirir a fita condutora de energia no homecenter, Leroy Merlin, líder no setor de Varejo da Construção Civil.



terça-feira, 11 de outubro de 2011

“A Casa de Todos os Tempos – Quarto” novo livro de Elisabeth Wey

Elisabeth Wey, colorista e designer de interiores, estará lançarando o livro “A Casa de Todos os Tempos – Quarto” (Editora Ofício das Palavras), na loja Q&E Quartos localizada na Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1.742 – Jardim Paulistano, em São Paulo no dia 18 de outubro de 11 às 15 horas.

A obra apresenta a evolução dos dormitórios como parte do espaço utilitário nas residências, abordando os movimentos estilísticos do mobiliário e da arquitetura desde a antiguidade, aprofundando a pesquisa em países como França, Portugal e Brasil, passando pelos dias atuais até chegar aos modelos de quartos do futuro.

A autora também traz a interligação entre o conforto e o quarto, abordando a influência de aspectos como luminosidade, temperatura e acústica para uma boa noite de sono. Por conta disso, recebeu embasamento científico de três médicos que são referências no assunto. São eles: Dr. Maurício Bagnatto, das áreas de psiquiatria, neurologia, otorrinolaringologia e Medicina do Sono; Dr. Américo Zoppi, da ortopedia, especializado em saúde óssea; e Dr. José Roberto Ferraro, cirurgião e gastroenterologista.

Na última parte do livro, se trata da arquitetura e design dos dormitórios, quando são enfocados temas, como antiquariato, decoração de interiores, cor, revestimentos, mobiliário, ergonomia, planejamento e projetos, entre outros.



“A Casa de Todos os Tempos – Quarto” é mais uma etapa na vida profissional de Elisabeth Wey, que há 30 anos convive com indústrias de matérias-primas, trabalhos e pesquisas, no Brasil e no exterior, e que embasam o resultado de sua atuação como presidente do Comitê Brasileiro de Cores (CBC). Diretora executiva do Centro de Estudos da Cor para a América Latina (CECAL), a profissional também é responsável pelo escritório de arquitetura Studio Wey, na capital paulista, especializado em projetos corporativos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

VALEU A PENA ESPERAR!



ADESP LANÇA O TÃO AGUARDADO PACOTE PARA MILÃO


Após alguns meses de pesquisas a ADESP (Associação de Decoração do Estado de São Paulo) acabou de acertar, em parceria com uma das maiores agências de viagem do ramo, os últimos detalhes que faltavam para que você não fique fora do maior evento no mundo de design e decoração.



Desta vez ainda mais flexível para diferentes gostos e cheio de surpresas, o pacote ADESP em Milão 2012 vai surpreender a todos!


AGUARDE MAIS INFORMAÇÕES AINDA ESTA SEMANA!


segunda-feira, 3 de outubro de 2011

10ª edição do Prêmio Planeta Casa 2011 - Arquitetura Sustentável

A 10ª edição do Prêmio Planeta Casa 2011, patrocinado pela Petrobras, Camargo Corrêa e Caixa Econômica Federal, chegou à sua reta final. No dia 30 de setembro, foi realizado um coquetel , seguido de uma cerimônia de entrega dos premios no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE). Finalmente foram revelados os 18 vencedores nas seis categorias desta que é uma das maiores premiações do país nas áreas de arquitetura, construção, urbanismo, design e decoração. A cerimônia de premiação também teve uma belissima homenagem ao fotógrafo, desenhista, pintor e gravurista paulistano – radicado em Nova Iorque – Vik Muniz, pelo seu trabalho de inclusão social por meio da arte no lixão de Gramacho, na baixada fluminense, e em diversas outras comunidades da periferia do Rio de Janeiro.

Eu me sinto muito honrado em estar aqui. Há 10 anos eu só pensava na sustentabilidade pessoal. Hoje, acho importante darmos algo a mais. Estou preocupado em fazer com que as pessoas enxerguem diferente e conseguir influenciá-las na maneira em que vivem, afirmou Vik Muniz.

Em 2001, ano da primeira edição do concurso, construir, reformar e decorar com produtos ecológicos exigia muita pesquisa de materiais e uma boa dose de sorte para encontrar profissionais antenados com essa questão. Assim, o prêmio nasceu com três categorias: Produtos, Ações Efetivas e Projeto Arquitetônico. Mas, ao longo de sua trajetória, CASA CLAUDIA percebeu que outros profissionais e empresas estavam empenhados em levantar a bandeira do cuidado com a natureza e, então, resolveu criar novas categorias. Em 2009, a revista CASA CLAUDIA, firmou uma parceria com outro grande site da Editora Abril, o Planeta Sustentável. Neste ano, o PRÊMIO PLANETA CASA 2011 conta com seis categorias: Ações Efetivas, Produtos de Decoração, Materiais de Construção, Projeto Arquitetônico, Design de Interiores e Empreendimentos Imobiliários. Hoje o Prêmio consolida uma missão importante: valorizar e divulgar empresas e profissionais das áreas de arquitetura, construção e decoração que estão engajados na tarefa de conciliar conforto e bem-estar no morar com total respeito ao planeta. Com pioneirismo, o PRÊMIO PLANETA CASA conquistou a credibilidade dos participantes e dos leitores, e tornou-se uma grande vitrine de boas práticas, trabalho sério e descobertas inovadoras.

Na categoria Design de Interiores, o Retrofit em Higienópolis, São Paulo, foi o grande vencedor. O apartamento dos anos 1950, reformado pelo arquiteto Gustavo Calazans, privilegiou o conforto ambiental, o reuso e os acabamentos originais, como o concreto aparente.

A Casa do Félix, no litoral paulista, conquistou a categoria Projeto Arquitetônico. Em área de mata Atlântica, a implantação da construção de 155 m², foi resolvida pelo arquiteto Silvio Stefanini Sant’Anna com pouca interferência no terreno. Entre os acabamentos, madeira certificada e painéis de vidro.

Já na categoria Empreendimento Imobiliário a vencedora foi a Vila Taguaí. Oito casas de madeira de manejo sustentável compõem a vila em Carapicuíba, SP, assinada pela arquiteta Cristina Xavier e pela Ita Construtora em um terreno de 12 mil m². Com três plantas-tipo, entre 129 e 173 m², o condomínio tem ruas de pedra, que mantêm o solo permeável. Elevadas, as construções respeitam a paisagem.

Na categoria Produtos de Decoração, os vencedores foram: Cabide Bambu, da Straat; Cama Guanabara, da Lattoog; Luminária Powerstixx, da Osram; Baby Bankin, Bird Design e Geladeira Inverse Viva, da Brastemp. Na categoria Materiais de Construção: Ecofachada, da Lepri; Torneira com hidrogerador, da Deca; Tanque Slim, da Harvesting; Rodapés Santa Luzia, da Santa Luzia e Afix Adesivo Spray, Artecola .

E na categoria Ação Social: Recicle-se, recicle tudo!; Projeto PET Limpa - Vassouras Ecológicas; Oficina Nômade Ribeirão Preto e região; Programa Bombando Cidadania e Ryo e Mar.