terça-feira, 27 de março de 2012

Programas habitacionais e eventos esportivos aceleram o crescimento no mercado da construção civil


Mercado da construção civil prevê um crescimento de 5,2% para este ano

As expectativas da construção civil até o final de 2012, no Brasil, prometem agradar a economia e os diversos setores envolvidos. Isso porque, segundo dados da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria de Construção), estima-se um crescimento de 5,2% neste ano.

As respostas para o desempenho positivo estão na proximidade de grandes eventos esportivos, entre eles, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas em 2016. Além disso, o mercado financeiro do país encontra-se estável e, isto, favorece investimentos em ações ligadas à construção civil de empresas multinacionais, interesse de bancos e fundos de pensões estrangeiros. Para a Associação Pólo DecorArte, que reúne profissionais da área de construção civil, existem, também, outros fatores que justificam o aumento desta área. “A facilidade de financiamentos, o retorno do investimento com margem de lucro, o alto nível de emprego gerado e, principalmente, o crescimento salarial dos trabalhadores”, explica o presidente da Associação, José Roberto Pinhatt.

Além destes, os programas do governo, como o “Minha Casa Minha Vida” e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), refletem positivamente no setor da construção. “Depois que surgiram estes programas, conseguimos um aumento de 30% nas construções”, comenta José Roberto.

Estes tipos de empreendimentos facilitam as oportunidades para pequenas e médias empresas de construção civil – em média são 170 mil empresas formais existentes no país que movimentam cerca de R$ 224 bilhões por ano, o que equivale a 8,3% do PIB (Produto Interno Bruto) do país, segundo dados da CBIC.

Para a região (Piracicaba, Rio Claro, Limeira e Americana), este cenário de crescimento não é diferente, como aponta José Roberto. “Nossa região possui grandes empresas de construção civil, geradoras de muitos empregos que aquecem as vendas no comércio e acabam por impulsionar toda a economia da região”.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Novidades da Expo Revestir pela ADESP

Pretty Jet
Antenada nas tendências internacionais que mesclam cada vez mais moda com decoração, arte e design, a Pretty Jet apresentou para o mercado a coleção de banheiras My Pretty, customizadas pela renomada designer e estilista Luisa Aguiar.


Laufen
Com sede na Suíça, a Laufen é especializada em soluções completas para salas de banho. A empresa chegou ao Brasil trazendo louças sanitárias e móveis desenvolvidos com precisão suíça, criado em parceria com designers e arquitetos renomados, como a Alessi, Stefano Giovannoni, Ludovica+Roberto Palomba, Wiel Arets e Andreas Dimitriadis, entre outros, resultando em produtos tecnicamente sofisticados e de altíssima qualidade. A marca faz parte do grupo Roca, líder mundial em produtos para salas de banho e número um no país em louças sanitárias. O grupo espanhol se destaca pela inovação, design e preocupação com sustentabilidade.


Ecotile
Revestimento de Parede feito com garrafas pet; Piso de alto trafego – 75% de material reciclado na composição – como vidro, borracha e plástico. Sendo 100% personalizáveis como a cor de base, a cor do vidro ou a proporção da mistura. É impermeável e de alta resistência mecânica.


Docol
Ofereceu um belo café da manha para os profissionais no primeiro dia da feira para apresentar sua nova linha de produtos na Revestir 2012. O misturador monocomando DocolMassima reúne um mix de estilos ao integrar formas retas e orgânicas. Com bica móvel e rotação de 180 graus, a torneira pode ser usada em cubas duplas, aumentando a praticidade no ambiente. A tecnologia capacitiva, desenvolvida 100% no Brasil pela Docol, é uma inovação para torneiras com acionamento temporizado.

Caesar Stone
Vidro com estampa de crocodilo, novidade e têndencia da Caesar Stone.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Por dentro da Design Week Milão 2012

TORTONA DESIGN WEEK 2012

SUPERSTUDIO PIU’ / SUPERSTUDIO 13

Abertura para convidados 16 de abril

17-21 abril 2012, de 10 a 21 horas, aberto para profissionais

22 de abril de 2012, de 10 a 21 horas, aberto ao público


No Via Tortona 27, Superstudio Piu em retorno para o quarto ano, prorrogado pela Extensão Superstudio 13, o Museu Temporário para Novo Design, um evento projetado para abrigar a marca original de grandes projetos, mas também para garantir promessas, seguindo o conceito bem-sucedido de "menos feira e mais museu." O projeto de Gisella Borioli, sob a direção artística de Giulio Cappellini, inclui uma série de 30 exposições, as apresentações são frequentemente assinado pelas estrelas do design como Italo Rota (Samsung), Giulio Cappellini (para Alcântara), Colombo Carlo (para Cristalplant) , irmãos Fernando e Humberto Campana (para Cosentino), Oki Sato (por Nendo). Com a participação surpreendente de cerca de 90 novos nomes do mundo.

Os números crescentes falam mais que palavras: 40 marcas internacionais, 100 novos designers para serem descobertos, duas localizações, 3 restaurantes, livraria, 13.000 m2, parcerias com 30 títulos internacionais, que deverão atrair mais de 100.000 visitantes e 3000 jornalistas (dados 2011) com um aumento em áreas profissionais do Oriente Médio e da Ásia.

Este ano o evento oferece um condutor de linha inédita: contar histórias, o designer disse por palavras, aforismos, letras ao longo do caminho comum do Museu temporário com o pensamento de grandes arquitetos e intelectuais, para refletir e compreender. Gráficos com instalação do artista Flavio Lucchini.

No Superstudio um grande espaço subterrâneo de 2.000 metros quadrados é dedicado a jovens talentos de todo o mundo. Descobrir, outros talentos, outros mundos, outras idéias é uma viagem através da promessa de design no porão de Superstudio, que é acessado por uma nova entrada localizada ao lado da entrada principal.


EXPERIÊNCIA


Vias sensoriais, realidade, inquietude paralela e verdade aumentada. Projetar uma vida, as emoções de tentar. Cenários de ficção científica levam os visitantes para o futuro da tecnologia nos lares de amanhã. Duas instalações que evocam uma floresta mística e conceitual no grande salão de Canon (por Toshiki Kiriyama). A área acolchoada para descansar e admirar a instalação de vídeo perturbador do vídeo-artista Yuri Ancarani de Alcântara (por Giulio Cappellini). Labirinto de imagens, luzes, sons para descrever as fontes de inspiração para Foscarini (por Vicente Garcia Jimenez). Hologramas de luz e sombras para a instalação "White Air" da Cristalplant & Poliform (por Carlo Colombo), com os resultados do concurso entre os designers nascidos após 1972. Mobiliário modular inovador e substituindo superfícies intercambiáveis ​​para Ronda Design (por George Corrêa), apresentado entre as projeções, esteiras, instalações virtuais. Evocando os aeroportos e grandes espaços públicos Kusch + Co tem uma instalação dramática que envolve todos os sentidos. O banheiro é transformado em biblioteca, a piscina é como uma cadeira confortável, enquanto a espuma macia abraça você em substituição da água: a empresa japonesa é a idéia de saúde Lixil (pelo Quénia Hara) de livros em torno do momento mais íntimo.

Com a casa Diesel (construído em colaboração com Foscarini, Moroso e Scavolini) é casual, centrada em torno da "Cozinha Social" novo "salão de festas" perfeito em sua casa.

Com a Samsung (por Italo Rota) você entra no futuro em um ambiente de descobrir através de realidade aumentada. O espaço fica cinza e indistinto, e é passo a passo de animação usando o Galaxy Tab, o que revela uma vida e uma casa inteligente.


Um Show Solo: Nendo com Lasvit


Dedicado a nomear a maior parte do prêmio do ano (prêmio ElleDeco Wallpaper e Internacional), o japonês Nendo, elaborou uma exposição quase toda de vidro "líquido", a "Still & Sparkling", em colaboração com Lasvit e com o apoio da Superstudio.



GRUPO DO MUNDO


À medida que o habitat uma vez que expressa a criatividade alheia, o que eles gostam em terras distantes? O coletivo "da Tailândia projeto mão lenta", "Inredia", "Região Wielkoplska" e "Cidade de Poznan," falamos da Tailândia, da Suécia, da Polônia através de objetos, móveis, tecidos, acessórios do cotidiano projetados pelos melhores designers .


NO JARDIM

As áreas de arte-jardim e fora acomodar grandes instalações de arte e design. O mármore é transformada em esculturas no caminho entre as árvores do jardim de pedras turcas, com oito tratados com aparições surpreendentes de grandes arquitetos internacionais, incluindo o argentino Alfredo Häberli e James Irvine Inglês. No jardim ao lado dos bancos para o público são enormes letras brancas irregulares caligráficos que formam a palavra "design" é "Alphabet City" pelo escultor polonês Piotr Welniak, Superstudio exclusivo.


Museu Temporário/ Extensão - Superstudio 13


Destaque. Superstudiobookshop é a nova loja temporária em parceria com a Logos Taschen e instalados nas janelas na rua da Via Tortona 27a. Livros sobre design, arquitetura, fotografia, arte e imagem para ser lido no site ou tirar.


Superstudio Group, que sempre apoiou as novas iniciativas mais interessantes e ricas em conteúdo iniciou uma colaboração com a Feira de Design Dubai primeiros dias do Oriente Médio e Sul da Ásia dedicada a projetar uma edição limitada. www.designdaysdubai.ae


Superstudio 13, na Via Forcella 13 casas, este ano do novo Museu de Design Temporário/ Extensão, é o segundo projeto mais amplo de Piu Superstudio na Via Tortona 27. Estúdios fotográficos no caminho histórico através dos salões da instalação por Leucos, que está comemorando 50 anos de experiência no mundo de iluminação com a instalação de arte de estalações de vidro vermelho imprensado entre obras G.Toso, Javier Mariscal e Danilo De Rossi, e continua com exposições de dinamarquês HOWE da vida urbana, as formas esculturais da bio-lareiras desenhadas por Christoph Pillet e Kalpakian Charles para polonês Planika, mesas e cadeiras e chapa de metal prensado recuperados do brasileiro Laco / Alê Jordão para finalizar o novo dell'italianissima coleção HIKO. Em dois grandes estudos com vista para Via Bugatti LG Hausys 9 mostra a cozinha do futuro, o conjunto mais recente tecnologia em uma superfície conceitual feita com o inovador HI-MACS (Superfície Sólida acrílico).

Mostra promovida pela MAT sem fins lucrativos, talentos Milan Outros. No templo da fotografia não poderia faltar uma exposição fotográfica, "Resumo", 30 imagens com detalhes de objetos de design como pinturas abstratas fotografados durante edições anteriores do Projeto de Superstudio, feitas pelo fotógrafo Joan Vitale de Design do Politecnico di Milano. Em outro estudo, "Design Arternativo", uma exposição perturbadora de peças únicas de grande impacto com o lixo industrial criado pelo designer Luca Gnizio, para refletir sobre questões críticas do nosso tempo e do papel do design.


E ainda outros serviços exclusivos: 3 restaurantes, Biobar, sala VIP, livraria, estacionamento, assessoria de imprensa, info-ponto, ponto para crianças ....


Museu Temporário para Novo Design 2012 - Expositores:


No Superstudio: Alcantara, Canon, Ciclotte, Cidade de Poznań, Cosentino Group, COZINHADOS, Cristalplant, De Ponte Studio | DPSA + D, Diesel, Foscarini, Funcionais, Ichimura Sangyo, Inredia, Kusch + Co GmbH & Co. KG, Lixil Corporation, Lumiotec, Marechal Escritório da Região Wielkopolska, Melogranoblu, Royal Mosa, NgispeN, Ronda Design, Samsung Electronics Itália, Tagina Arte Cerâmica, Mão Lenta de Design da Tailândia, o Centro de Design Dinamarquês, Pedras turcos, TurriniBY. Um show solo, Nendo "Still & Sparkling" com Lasvit. Descobrir - na cave: 9 Across, Sakura Adachi & John Bennett, Artbeat, Baumgartner, Giorgio Biscaro, Simona Boyars, PG Bonsignore, Andrea burgúndios, CAI Luz, Francesco Citterio, Projetando Tecnologia de Luz por Giesse, Dvelas, Falabrac-Oficina de Idéias Ivan Casoni para mobiliário FC, por Enrico Girotti ForHouse, Hierve, Hoisko e Timo Matti Korpela, Ibaraki Chicako, idéias Ghigos, ileto, karpet, Litterio Annamaria, Lucirmás, Marelli Alessandro, Maheeni Noushaz Tehrami, Ministério dos Sentidos (MOS), Marcia Mosconi, Museus Papel Aliantedizioni, Giorgia Paolini, PlanAbacus, rossifaravelli, Salmistraro estilista Elena, Veronica Estúdio Posada-It, a SMART URSO. Plano Design, Smooth, Henrik Sørig, Leonardo Talarico, Timothy Tuppence, Valentin Vodev, ZETA (Zaven & Mateus Zorzenoni). No Superstudio 13: HIKO, HOWE, Alê Jordão, LG Hausys, Leucos, Planika.


sexta-feira, 9 de março de 2012

Weber Saint-Gobain apresenta Linha Conceito na Expo Revestir


Argamassas quartzolit oferecem diferenciais exclusivos

e a mais alta tecnologia para uma obra impecável


Para atender uma crescente demanda de clientes exigentes que, além da qualidade e reconhecimento dos produtos quartzolit no mercado de construção civil, buscam conforto, eficiência e execução rápida em todas as etapas da obra, a Weber Saint-Gobain apresenta na Expo Revestir 2012 a nova Linha Conceito, com soluções que agregam diferenciais exclusivos com a mais alta tecnologia em argamassas industrializadas.

Com elevado grau de inovação tecnológica, a Linha reúne soluções únicas no segmento e acompanha, de forma pioneira, o desenvolvimento do mercado cerâmico brasileiro. Porém, a tecnologia investida na Linha Conceito não se restringe apenas à formulação das novas soluções, pois, além de um design exclusivo, suas embalagens são seladas e com alça.

A Linha Conceito da Weber Saint-Gobain é composta por 3 produtos: Super Formatos quartzolit, argamassa aplicada com rolo de textura para assentamento de cerâmicas, porcelanatos, mármores e granitos de até 3,5 m2, indicada também para sobreposição de revestimentos e revestimentos de baixa espessura; Reformas Rolado quartzolit, argamassa aplicada com rolo de textura para assentamento de peças de cerâmicas e porcelanatos com até 1,5 m2, além de sobreposição de revestimentos e Porcelanato Rápido quartzolit, argamassa para assentamento de peças de cerâmicas e porcelanatos com até 1,0 m2.

Destacam-se ainda qualidades exclusivas, como argamassas na cor branca, para atender os melhores tipos de revestimentos e não manchar peças claras; os produtos oferecem exclusiva tecnologia Weber Saint-Gobain Sem Poeira, que agrega conforto e limpeza à obra; embalagens ergonômicas e com alça, para maior conforto e comodidade no transporte; e, secagem rápida, com a liberação para tráfego em apenas 3 horas.

As argamassas quartzolit da Linha Conceito também oferecem o diferencial da aplicação com rolo, o que proporciona maior produtividade. A combinação da aplicação rolada e a leveza do processo reduzem o consumo do produto, com rendimento maior, sendo ideal para os novos revestimentos de grandes formatos e baixíssimas espessuras. A alta tecnologia empregada na formulação das soluções da nova Linha proporciona ainda maior leveza e rendimento na execução da obra.

Com exclusividades que vão além da aplicação, a Linha Conceito da Weber Saint-Gobain traz também mais conforto ao consumidor já no transporte dos materiais, pois as embalagens são mais leves e com alça. E, ainda, seladas, diferencial único no mercado e que evita vazamentos e desperdício.


Super Formatos quartzolit


Para um assentamento de qualidade, a Weber Saint-Gobain indica Super Formatos quartzolit, argamassa colante de alta resistência, flexibilidade e elevada aderência. Ideal para o assentamento de peças de grandes formatos, como revestimentos cerâmicos, porcelanatos, mármores e granitos. Também indicado para o assentamento e sobreposição de revestimentos novos sobre antigos e revestimentos de baixa espessura. Aplicado com rolo de textura ou desempenadeira, o Super Formatos quartzolit proporciona secagem rápida, em apenas 3 horas.


Reformas Rolado quartzolit


Inovadora argamassa colante, ideal para reformas, o novo produto da Linha Conceito da Weber Saint-Gobain foi desenvolvido para o cliente que deseja trocar os pisos de sua casa, sem precisar quebrar o antigo e prolongar o tempo da obra. O Reformas Rolado quartzolit revolucionou o mercado de sobreposição de revestimentos com grandes inovações que garantem uma reforma rápida, limpa e sem quebradeira. Desenvolvido na cor branca, para atender os melhores tipos de revestimentos e não manchar peças claras, a nova solução da Linha Conceito é leve e fácil de aplicar; usa-se o rolo de textura ou desempenadeira.


Porcelanato Rápido quartzolit


Forte tendência no mercado de construção civil, o porcelanato é hoje sinônimo de beleza e qualidade em revestimento. Para atender essa demanda, a Weber Saint-Gobain desenvolveu o Porcelanato Rápido quartzolit, uma argamassa especial e com secagem rápida, que proporciona a liberação do ambiente em apenas 3 horas. O produto ainda oferece exclusiva tecnologia Weber Saint-Gobain Sem Poeira, que agrega conforto e limpeza à obra, e argamassa na cor branca.

Para uma reforma perfeita, a Weber Saint-Gobain indica também os rejuntamentos quartzolit: Epóxi Parede ou Epóxi Piso, o melhor complemento para os revestimentos exclusivos.


Outras novidades: Pastilhas Interiores e Pastilhas Exteriores quartzolit


Os lançamentos Pastilhas Interiores e Pastilhas Exteriores quartzolit são indicados para assentar e rejuntar, simultaneamente, pastilhas especiais como as de porcelana, de vidro e de fibras em paredes, pisos e demais ambientes. As novas soluções da Weber Saint-Gobain proporcionam um acabamento liso e podem ser aplicadas em áreas de grande movimentação, como edifícios comerciais, estações, entre outros, garantindo a aderência desse tipo tão especial de revestimento. De fácil aplicação, os produtos oferecem nova cartela de cores com 23 opções e embalagens de 5 kg e 20 kg.


A Expo Revestir 2012 acontece de 6 a 9 de março, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.


sexta-feira, 2 de março de 2012

Mercado imobiliário impulsiona profissionais de Design de Interiores



Copa do Mundo, Olimpíadas, crescimento da construção civil e aumento do poder de compra aqueceu a demanda por designers de interiores.

O Brasil vem se transformando em um dos mercados mais promissores para os Designers de Interiores, profissionais que planejam e organizam os ambientes - comerciais e residenciais – de acordo com padrões estéticos e de funcionalidade. A explicação para esse fenômeno é simples: economia estável, crescimento do mercado imobiliário e um futuro próspero para o setor graças à proximidade de eventos de grande porte, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo no Brasil, ampliando a participação do profissional de design de interiores na rede hoteleira e restaurantes entre outros espaços.

Com um cenário tão favorável é fácil compreender porque o interesse pela área vem aumentando. Na Panamericana Escola de Arte e Design, instituição de ensino com 49 anos de atuação e uma das primeiras do país a formar profissionais nesse segmento, cerca de 20% mais pessoas têm procurado informações ou vêm se matriculando no curso de Design de Interiores da Escola neste princípio do ano em relação a 2011. O surgimento de novas oportunidades e o salário inicial acima da média ante outras carreiras estão entre os maiores atrativos.

Segundo Eduardo Rodrigues, coordenador do curso de Design de Interiores da Panamericana, essa nova realidade é fruto de um movimento que começou há duas décadas, quando contratar um designer de interiores ainda era novidade.

“Hoje, esse serviço tornou-se acessível às empresas e ao público em geral,o que contribui para uma grande oferta de trabalho. Enquanto as imobiliárias utilizam a capacidade técnica dos designers de interiores para apresentar suas unidades decoradas da melhor forma possível e entendem que isso é um diferencial para suas vendas, o avanço da classe média a um status social melhor também colabora para a valorização desse profissional, aumentando as oportunidades para quem trabalha na área e,conseqüentemente, fazendo com que muitas pessoas se interessem em trabalhar como designer de interiores”, explica.

CURSO DE FORMAÇÃO

Na Panamericana, o curso de formação em Design de Interiores possui duração de 2 a 3 anos, dependendo da carga horária escolhida pelo aluno. Nele, os estudantes aprendem todas as etapas do processo para a criação de ambientes residenciais e comerciais, tais como especificações, memorial descritivo, detalhamentos, orçamentos, entre outros. Além disso,os alunos ainda adquirem conhecimento das áreas de atuação, do mercado de trabalho, da responsabilidade profissional e de como devem cobrar por seus serviços. As aulas terão início em março de 2012. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3887-4200.

CURSO DE CURTA DURAÇÃO

Para aqueles que buscam conhecer e se aprofundar em áreas específicas do design de interiores, a Panamericana oferece 2 opções de cursos de curta duração. São eles:

Design de Interiores e Acessibilidade: Com duração de 30h, o curso proporciona ao aluno o conhecimento e entendimento do design de interiores acessível e da arquitetura inclusiva. O aluno vai entrar em contato com o conceito do design universal que contempla a criação de espaços considerando as habilidades e capacidades humanas em suas mais variadas formas.

Design do Mobiliário: O curso tem como objetivo formar um profissional do design e da arquitetura apto a desenvolver uma linguagem de projetos de design do mobiliário que priorizem a relação entre o usuário, produção e mercado. Duração: 96h.


quinta-feira, 1 de março de 2012