quinta-feira, 31 de outubro de 2013

BASF apresenta tendências em construções sustentáveis

 
    A CasaE, primeira Casa de Eficiência Energética no Brasil, conta com mais de 20 soluções que tornam as obras mais eficientes e economizam  recursos naturais. A crescente demanda do segmento de construção, em especial a necessidade de moradias nos centros urbanos e as grandes obras de infraestrutura, é um dos principais desafios da sociedade. Para colaborar com esse movimento social e minimizar o consumo dos recursos naturais, a BASF conta com um diversificado portfólio de soluções no segmento de químicos para construção, desenvolvidos com foco na sustentabilidade.
    Segundo estimativa da ONU, 9,6 bilhões de pessoas habitarão o planeta em 2050, tornando urgente a disseminação de soluções para que as construções sejam mais sustentáveis. Como importante fornecedora de soluções para esse segmento, a BASF inseriu o tema na lista de megatendências avaliadas pela empresa como os desafios a serem superados por meio da inovação.
    No segmento de químicos para construção, as mais recentes tendências mundiais desenvolvidas pela empresa foram aplicadas na unidade brasileira da CasaE – Casa de Eficiência Energética, localizada em São Paulo. São aditivos para concreto,  -, impermeabilizantes, selantes, revestimentos e adesivos, entre outros, que utilizados na obra a tornaram mais rápida, limpa e eficiente.
    “Como indústria química, o nosso objetivo é utilizar o conhecimento que possuímos para criar produtos inovadores, que colaborem para a economia dos recursos naturais e mudem a forma atual de construir. Na área de químicos para construção, o desafio é minimizar o impacto ambiental das obras e assim contribuir com um futuro sustentável para o planeta”, explica Marcelo Leonessa, diretor de Químicos para Construção na América do Sul.
     Uma das soluções de importante destaque na CasaE é Concreto Permeável, um tipo de material com alto índice de vazios, preparado com pouca ou nenhuma areia, que permite a passagem de grandes quantidades de água. O material foi utilizado no estacionamento da casa e toda a água que cai no local é drenada, conservada em um reservatório e reutilizada nos jardins.
     “Essa solução foi desenvolvida especialmente para minimizar o impacto das chuvas nos centros urbanos, onde a água não tem para onde escoar e acaba causando alagamentos. Com o Concreto Permeável, a chuva pode deixar de ser um complicador das grandes cidades”, –complementa Marcos Correia, Gerente de Marketing e R&D. .
      Já o Glenium®, uma linha de hiperplastificantes à base de éter policarboxilato modificado, aumenta a eficiência da hidratação do cimento, reduzindo o uso de água em até 40% em relação aos processos convencionais. Além de economizar água, o produto gera uma diminuição nas emissões de CO2, uma vez que permite a redução de cimento na fabricação do concreto.
     O Sonoguard® é um revestimento impermeabilizante de poliuretano antiderrapante. O produto é ideal para área com grande tráfego de pedestres e veículos. Na CasaE, ele foi aplicado na área gourmet e na rampa de acesso de cadeirante.
      Entre outras tecnologias da área de Químicos para Construção da BASF que otimizam e contribuem para o processo de construção estão:  Ucrete*, um revestimento de alto desempenho com resistência a agentes químicos agressivos, impacto pesado e temperaturas de até 150 graus; Manta Líquida Suvinil, um impermeabilizante que forma uma cobertura elástica de alta resistência;  Concresive® , linha de adesivos para aplicação em encontro de ferragens e lajes; Mastertop®, linha para pintura e revestimento de pisos e estruturas; HLM®5000, produto asfáltico modificado com poliuretano que protege áreas estruturais de infiltração; Masterforma®, produto que evita a aderência do concreto, garantindo melhor qualidade do acabamento; Masterseal®, linha para proteção e impermeabilização; NP1, selante de longa duração para juntas sujeitas a movimentos regulares ou deformação; Rheomix®102C, linha de aditivos para argamassa que melhora a aderência e facilita o acabamento.

Sobre a CasaE

A CasaE é a primeira Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil e a 10ª unidade da empresa no mundo. O projeto recebeu soluções inovadoras desenvolvidas pela BASF e pelos parceiros envolvidos com o objetivo de reduzir o consumo de energia e a emissão de CO2.

O sistema construtivo é constituído de um painel de cerâmica estrutural e a fundação de alvenaria. As paredes, piso e laje foram executados em Sistema EIFS - Exterior Insulation and Finish Systems - que consiste em placas de poliestireno expandido Neopor® sobre a construção tradicional. O Sistema ICF – Insulated Concrete Formwork– de tijolo feito com Neopor® - poliestireno expandido – foi aplicado em uma das salas. Essas inovações, além de tornarem a obra mais rápida e limpa, são responsáveis por um isolamento térmico eficiente. A estimativa de economia de toda a energia necessária é de cerca de 70%.

A BASF tem entre seus pilares a construção sustentável e oferece soluções voltadas à eficiência energética, além de materiais de alto desempenho, design e decoração. São plásticos, poliuretano, produtos químicos para construção, tintas, vernizes e pigmentos de última geração. Todos esses materiais foram aplicados na CasaE com o objetivo de mostrar ao mercado de construção o que existe de mais moderno em termos de obra de eficiência energética.

 Soluções desenvolvidas contribuem para a redução do consumo de água, energia e emissão de CO2
Por: Emanuella Minari


Nenhum comentário:

Postar um comentário