terça-feira, 22 de outubro de 2013

COLOUR FUTURES, DA TINTAS CORAL, INDICA “LAGOA PARTICULAR” COMO A COR DE 2014

     Um tom que une a harmonia natural do verde com a tranquilidade do azul. Assim é “Lagoa Particular”, a cor de 2014 revelada pelo Colour Futures, o estudo internacional de tendências da Tintas Coral. Trata-se de uma tonalidade que reflete o equilíbrio e o desejo de descobrir. Esse azul esverdeado é gentil e versátil, permitindo combinações com diferentes tons, especialmente com verde-menta, esmeralda e ainda com nuances de madeira. A flexibilidade de “Lagoa Particular” possibilita também que ela seja usada em todos os ambientes da casa.
       O lançamento da cor de 2014 ocorre em uma data relevante para a Coral – a celebração dos 10 anos do Colour Futures. “Para criar cores de destaque, é necessário ter visão. Sustentar nossa condição de maior fabricante mundial de cores requer que mantenhamos nossos dedos no pulso das tendências sociais e econômicas, bem como no mundo do design, uma vez que essas áreas, muitas vezes sinalizam os primeiros sinais de futuros movimentos de cor”, afirma Stephanie Kraneveld, Gerente Global de Conhecimento de Cores da Tintas Coral.
     Desde a sua primeira edição - que indicou como cor do ano o tom “Colina dos Ventos”, um azul bem leve e sutil - o Colour Futures apresenta uma ideia dominante, a partir da qual cada uma das cinco tendências de cores é criada. Esse tema-chave influencia as tendências de uma maneira diferente, mantendo um conceito único que inspira a cor do ano. Em 2014, o tema central do estudo chama-se “Descobrindo o Potencial”. “Os especialistas envolvidos na criação do Colour Futures perceberam um mundo à procura de respostas, o que resultou em uma gama de cores convidativa e excitante que inspirará renovação”, completa Stephanie.
     Para o próximo ano, o histórico de matizes mostra tons complexos que se situam entre as famílias de cores e deixam dúvida sobre qual é sua verdadeira nuance. Estas tonalidades possuem uma característica intrigante que muda conforme os tons com os quais são combinadas, o que permite criar esquemas de cores e explorar novas misturas de tons. Essa paleta é dividida em cinco tendências: “Revolução Silenciosa”, “Prova Substancial”, “Étnico Urbano”, “Jardim Secreto” e “Faça Agora”.

Revolução Silenciosa

A tendência “Revolução Silenciosa” tem como base a mudança da sociedade na forma de se comunicar. Segundo o tema, o poder está chegando às mãos dos introvertidos. Isso se reflete no design por meio da celebração da simplicidade e na aposta de criar formas belas e espaços que não “se exibem”. A paleta de “Revolução Silenciosa” é, portanto, sutil, fazendo uso de mudanças leves nas nuances e nos tons para conseguir combinações delicadas de brancos diferenciados e neutros médios.
Estas tonalidades oferecem um efeito repousante e silencioso que demonstra o aproveitamento habilidoso de texturas e materiais naturais próprios dessa tendência. De acordo com o tema, nada tem mais significado de modernidade e espaço do que os brancos, e estes tons possuem um calor excepcional que cria um visual humano e aconchegante, ao invés de frio e austero. As nuances mais robustas também são delicadas e podem ser encontradas nos seixos e nas conchas ressecadas pelo sol.



Prova Substancial

Chamada de “Prova Substancial”, essa tendência mostra que a exigência para que as pessoas sejam melhores, mais saudáveis e apresentem um equilíbrio perfeito entre o trabalho e a vida no lar resulta em uma pressão para que estejam sempre no topo. Segundo o tema, neste dia a dia tão atribulado, pode ser um conforto poder confiar em números. “Prova Substancial” aponta que, em um mundo de ambiguidade e incertezas, há algo de sedutor sobre a confiabilidade e a natureza definitiva da matemática e da ciência. Enquanto a linguagem muda, os números permanecem os mesmos, unindo as pessoas à mesma informação.
Diante deste cenário, a paleta desta tendência é construída por neutros masculinos com uma aparência arquitetônica. Esses tons sofisticados de gesso, tijolo e massa de vidraceiro
fornecerão a proporção maior do esquema de cores e depois serão enriquecidos com tonalidades encorpadas e profundas de esmeralda escura e sangue-de-boi. Os acentos brilhantes são um toque pequeno, mas importante, pois resultarão em visual forte e gráfico.



Étnico Urbano

A tendência “Étnico Urbano” indica que, em tempos de incerteza, há uma procura pelo o que é conhecido e reconhecido. De acordo com o tema, os padrões e as tradições da arte folclórica são muito diferentes ao redor do mundo, porém, mesmo que a narrativa seja mutável, existe um sentido comum de calor e comunidade que é capturado por meio de seus desenhos simples e suas ricas cores. Além disso, “Étnico Urbano” destaca que, como indivíduos, as pessoas querem pertencer a algo maior que elas mesmas. Assim, reconectar com as raízes lembra a elas de onde vieram.
Esse conceito é traduzido na paleta com o uso de tons amistosos e robustos que dão uma sensação familiar, mas tem um visual inovador. As cores são inspiradas também nos tons familiares dos padrões de ponto-cruz, nos brilhantes ornamentos das bonecas russas, na decoração leve e alegre da Escandinávia e nos tecidos suntuosos da Índia, da América do Sul e da China. Essa é uma tendência, aliás, que capta o que foi positivo no decorrer dos tempos antigos e amarra tudo de uma maneira contemporânea.
Vale destacar que é na tendência “Étnico Urbano” que a cor do ano “Lagoa Particular” está inserida. Este tom azul esverdeado suave possui uma característica gentil, fazendo com que se torne um dos favoritos no mundo do design.



Jardim Secreto

“Jardim Secreto” aborda o indefinido, o transitório e o efêmero. Essa tendência aponta que muitos artistas empregaram a qualidade tangível de imagens projetadas da natureza, tais como galhos e árvores, para somar uma aparência frágil a espaços urbanos. Adicionar um toque ou magia dessa forma cria uma nova forma de percepção ao entorno e a possibilidade de trazer luz aos cantos mais escuros da cidade. Este é um visual romântico, poético e interessante, cheio de tons brumosos que adicionam um véu sutil de surpresa de modo que o efeito total é feminino, porém, enigmático.
A paleta “Jardim Secreto” é cheia de tons suaves e enevoados, como ameixas maduras, tons quase neutros de lilás e cinza. Verdes, desde o mais escuro até o menta quase pastel, também estão presentes entre as cores, ao lado dos neutros, que aparecem com um toque de rosa ou lavanda.



Faça Agora

A última tendência do Colour Futures 2014 indica que as pessoas estão cansadas de ficar paradas, esperando por projetos que se desenvolvem devagar, e buscam por mudanças rápidas. Esse tema possui energia e exuberância e aponta que os designers também estão abraçando a transitoriedade das coisas baratas e dos materiais descartáveis para criar formas imperfeitas e estampas dramáticas.
A paleta envolve discordância e contraste ou combinação e harmonização a fim de criar uma desordem proposital. Amarelo-limão efervescente, azul esverdeado intenso, o brilhante verde-esmeralda, o lima, o violeta e laranja-ardente compõem o leque de “Faça Agora”. Além disso, há o uso dos azuis, que aparecem de todos os jeitos: desde o naval até o ultramarino; o azul-céu e o azul-ciano.



Por: Emanuella Minari
Imagens de divulgação

Um comentário:

  1. Olá!
    Muito legal saber sobre as cores que vão ser tendências em 2014, a Coral possui mesmo uma linha muito grande de tons variados de cores, eu particularmente sempre uso tintas Coral, o site deles me ajudou bastante na última escolha para a cor do meu quarto, vale a pena acessar: http://www.coral.com.br/cores.aspx quem tiver dúvidas maiores é melhor ir até a loja, mas o site é bem completo,uma mão na roda para quem está com dificuldades na escolha.

    Beijos!!

    ResponderExcluir