terça-feira, 22 de outubro de 2013

Com alta tecnologia Cerâmica Portinari lança doze coleções de revestimentos

    Novas coleções da Cerâmica Portinari foram lançadas na 31ª edição da Cersaie, maior feira de revestimentos do mundo, as doze coleções inéditas foram finalizadas após a marca ouvir a opinião de arquitetos e clientes .
    Com 47 anos de história, a Cerâmica Portinari tem a inovação no DNA. Além de investir desde o início no desenvolvimento tecnológico e sustentável para criar produtos de altíssima qualidade com design inovador, a maior empresa de revestimentos cerâmicos do Brasil conta com um ingrediente fundamental para se colocar na vanguarda: o ser humano.
    Antes de apresentar os lançamentos na 31ª edição da Cersaie - Salone Internazionale della Ceramica per l'Architettura e dell'Arredobagno, a maior vitirne mundial do setor cerâmico, a marca ouviu, em junho deste ano, a opinião de cerca de 40 pessoas, entre arquitetos, clientes e consumidores, sobre as coleções em desenvolvimento. Cada um foi ouvido individualmente por representantes de diversos setores da empresa.     Durante dois dias, foram recolhidas contribuições e opiniões valiosas sobre temas que vão do design à resistência, necessidade comercial à exclusividade de mercado, tendência à textura.
     O resultado foram 12 coleções inéditas com impressões em alta definição, sofisticação e design contemporâneo para atender as necessidades de mercado e desejos dos consumidores.Assim, inovadora, a Cerâmica Portinari participa há mais de 25 anos da Cersaie e é a única empresa brasileira de revestimentos cerâmicos na edição de 2013.
      "É muito importante para a Cerâmica Portinari estar presente na Cersaie. Lá estão diversos clientes internacionais em busca de negócios e novas tendências. Os lançamentos são bem expostos em um estande que valoriza os produtos e nos coloca nos patamares dos fabricantes mais renomados do mundo, contribuindo com a prospecção de novos negócios", explica Rodolfo Vitor Jacobsen, gerente de exportação.

COLEÇÃO SILICATO HD

O Silicato é um dos principais componentes químicos do cimento e é a matéria-prima que inspira a coleção Silicato HD. A coleção apresenta um porcellanato cimentício inspirado em conglomerados utilizados há anos em pavimentos de construção civil e trazidos para arquitetura contemporânea. Para desenvolver a Silicato HD os designers da Cerâmica Portinari reproduziram os conglomerados - compostos por concreto, pedras de rio e cristais de areia. As dimensões e cores precisas conferem riqueza e complexidade visual aos porcellanatos. As pequenas pedras visualizadas na superfície dos produtos são selecionadas criteriosamente. Em uma mesma peça é possível visualizar cores, transparências e ainda as diferentes dimensões que dão movimento às paginações. Um leve brilho foi adicionado em meios às pedras para enriquecer os projetos. A textura também foi modificada para se adequar às necessidades de cada ambiente: o antiderrapante para áreas externas e a versão acetinada para áreas internas que conta ainda com o rodapé no formato 15x90cm. A coleção oferece também uma peça decorada, o Silicato Decor na versão acetinada, apresentando linhas geométricas que conferem movimento aos ambientes. 
Lançada no formato 90x90cm, a coleção está disponível nas cores WH, GR e DGR, reforçando a atualidade do conceito destes produtos. Todas as peças podem ser usada em pavimentos, paredes e até mesmo em colunas e bancadas. Na cozinha, o porcellanato deixa o ambiente mais moderno. Na sala pode ocupar uma parede principal e dar destaque a outros artigos de decoração. É uma excelente opção para quem quer deixar o ambiente rústico e ao mesmo tempo sofisticado.

COLEÇÃO CHICAGO HD

Chicago é uma das cidades mais interessantes e completas dos Estados Unidos e se destaca por integrar diversos estilos arquitetônicos implementados a partir 1871, quando um grande incêndio fez necessária a reconstrução da cidade. Um planejamento urbano feito por arquitetos e engenheiros de todas as partes do mundo tornou a sede do Condado de Cook uma das mais influentes para a Arquitetura e Design e até os dias de hoje atrai pelo estilo arquitetônico dos famosos arranha-céus. Além da arquitetura, Chicago esbanja cultura e arte. A cidade abriga uma grande concentração de teatros, óperas e dança, além de mais de seis mil esculturas espalhadas pelas ruas. Seu charme e beleza ganham retoques ainda mais especiais pelas águas límpidas do famoso Lago Michigan e do rio Chicago. Todos esses elementos tornam  a cidade dinâmica e moderna, regional e cosmopolita, tranquila e vibrante e serviram de inspiração para a Cerâmica Portinari desenvolver a coleção Chicago HD.
Esta coleção apresenta um porcellanato cimentício que remete ao concreto armado, material feito pela associação de cimento com aço. A Cerâmica Portinari buscou reproduzir tanto a resistência quanto a aparência do concreto armado para criar uma coleção tão cosmopolita quanto a cidade que a inspira. 
Lançada no formato 90x90cm, a Chicago HD pode ser usada em pavimentos e paredes. Conta com a versão antiderrapante para áreas externas e a versão acetinada para ambientes internos. A versão acetinada oferece o rodapé no formato 15x90cm. As bordas com tons mais claros e o toque suave conferem a elegância e caracterizam a contemporaneidade do produto.

COLEÇÃO ECO DARK HD

A Coleção Eco Dark HD apresenta um produto com conceito de vanguarda. É inspirada em uma madeira que passou pelo processo de combustão e ficou com a aparência de tábuas queimadas, com tonalidades que variam do cinza ao preto. A madeira natural nesta situação é frágil e por isso pouco aproveitada para decoração. No entanto, sua irreverência estética fez com que a Cerâmica Portinari aproveitasse esse recurso para reproduzir o visual arrojado da madeira queimada nos produtos desta coleção. Assim, é possível oferecer não só a beleza, como também a praticidade do porcellanato, como a resistência e facilidade na limpeza. A Cerâmica Portinari lança a coleção Eco Dark HD para provar que é possível ter um ambiente diferenciado que não exige uma complexa manutenção.
Charmosa e elegante, essa linha é perfeita para quem quer ter uma referência natural em um ambiente, mas não abre mão da funcionalidade do porcellanato.  A referência à madeira escura dá o ar rústico e aconchegante aos espaços. Uma boa dica é aproveitar as peças para compor painéis na parede, agregando ainda mais autenticidade aos projetos. O toque também é um diferencial. Os revestimentos podem ser utilizados em pavimentos e paredes de espaços internos. A versão natural pode ser utilizada em áreas internas molhadas, como varandas e banheiros
A coleção Eco Dark HD é lançada no formato 20x120cm e conta com o rodapé no mesmo formato.



COLEÇÃO REVERSE HD

A coleção Reverse HD apresenta uma releitura de materiais encontrados na natureza que se fundem para formar uma estética inusitada e arrojada. As peças são inspiradas em madeira fossilizada, elemento de grande beleza e valor histórico, que a natureza levou milhões de anos para transformar. 
O processo de reverter a madeira em pedra é ainda pouco estudado. Sabe-se que a madeira petrificada transformou-se em um fóssil, ou seja, uma rocha substituiu o antigo vegetal. Nesse processo de cristalização formam-se diferentes desenhos na superfície do material natural. A Cerâmica Portinari aproveitou esse recurso natural para criar a coleção Reverse HD que preserva o aspecto da madeira misturada às características das pedras que a fossilizaram. 
Reverse HD é lançada em formatos de tábua – 20x120cm – para reproduzir na superfície as características desses elementos naturais com a mesma riqueza de detalhes da árvore fossilizada.  A linha de porcellanatos pode ser utilizada em pavimentos e paredes de áreas internas. Com textura acetinada, sua superfície convida ao toque e confere singularidade e sofisticação aos ambientes.



COLEÇÃO ABITARE HD

As árvores da família Pinus das regiões serranas foram a inspiração para o desenvolvimento desta coleção que prima pelos efeitos naturais da madeira com traços suavizados para proporcionar uma agradável unidade visual. O Pinus é uma madeira clara, de veios largos que teve seu auge na arquitetura e decoração dos anos 80. Por ser uma madeira de crescimento lento seu uso se tornou cada vez mais raro nesses segmentos. O desenvolvimento da tecnologia permitiu que a Cerâmica Portinari transformasse as toras em tábuas e reproduzisse a delicadeza e a sofisticação do Pinus.
Os porcellanatos que reproduzem madeiras têm sido a melhor opção para quem não abre mão de ter uma referência natural nos ambientes. O porcellanato oferece resistência mecânica, facilidade na limpeza e é menos suscetível a manchas e riscos. Tudo isso com aparência de madeira de verdade. 
A coleção Abitare HD é lançada no formato 20x120cm – para retratar os tamanhos reais das tábuas. Conta ainda com o rodapé no mesmo formato e com uma peça especial no formato 60x120cm que reproduz os decks de madeira, perfeito para painéis ou áreas externas, como borda de piscinas. 
As cores foram pensadas em função da simetria deste tipo de material. Possui algumas tonalidades fiéis a madeira e outras cores exclusivas não encontradas na natureza, mas formando no conjunto uma harmonia. O resultado é um material rico em detalhes naturais que proporcionam ambientes únicos e sutis.



COLEÇÃO PAINTED HD

Inspirada em madeiras de casas antigas presentes nas colônias italianas, cuja característica principal era a sobreposição de tintas em uma mesma casa, a Cerâmica Portinari desenvolveu a coleção Painted HD. Cada camada de pintura caracteriza um período diferente da reforma. Ao longo dos anos essa madeira também sofreu com a ação do tempo, foi se desgastando e passou por diferentes transformações em sua superfície. Com a migração do povoado para a cidade, as casas coloniais foram demolidas. Essas madeiras então foram coletadas e misturadas para dar vida à linha de porcellanatos.
Para concretizar esta coleção, a Cerâmica Portinari reproduziu essas tábuas preservando o desgaste natural e as marcas que conferem originalidade aos produtos. Também foi explorado o conceito handmade, como se o artesão tivesse lixado as tábuas, eliminando algumas camadas expondo tintas mais antigas na superfície.
A reprodução da madeira em porcellanatos reforça o conceito de sustentabilidade vivenciado pela Cerâmica Portinari. Com essa opção em revestimentos cerâmicos, é possível ter a mesma sensação de aconchego e bem-estar proporcionado pela madeira, sem prejudicar o meio ambiente.                                                                                                                                   
No mix de madeiras reproduzidas nesta coleção, encontram-se diversas espécies raras, exóticas e que podem ter mais de cem anos, como maçaranduba, aro eira, ipê, jatobá, itaúba, peroba-rosa. Essa variedade, aliada ao formato de tábua – 20x120cm – se torna uma excelente opção tanto para pavimentos internos como para paredes, inclusive em painéis, em torno de lareiras e fundos de TVs. Essa união de estilo e tradição proporciona ambientes rústicos com requinte.



COLEÇÃO CALACATA CLÁSSICO HD

Os materiais altamente sofisticados de origem italiana são uma fonte de inspiração para a Cerâmica Portinari. A coleção Calacata Clássico HD foi desenvolvida para reproduzir o estilo clássico das milenares pedras de mármore originárias da Itália. Têm-se notícias do uso de mármores desde antes de Cristo, em monumentos e colunas decorativas. Na Idade Média começou a ser aplicado em palácios, castelos e igrejas. Em seguida passou a ser matéria prima para esculturas que ainda hoje estão presentes no nosso imaginário. Devido ao seu passado glorioso, o mármore simboliza nobreza e elegância também na Arquitetura contemporânea.
Os produtos dessa coleção reproduzem o clássico mármore italiano Calacata, formado por carbonato de cálcio e outros componentes minerais que conforme o processo de transformação define sua cor e deriva diversas tonalidades. Esta coleção apresenta o Calacata Branco, em uma reprodução a cor mais rara do mármore Calacata. A versão acetinada proporciona o toque suave e a uniformidade que não se pode encontrar nas pedras brutas. 
Os formatos 60x60cm e 60x120cm, além da durabilidade, resistência e facilidade de limpeza também fazem com que o porcellanato seja a melhor opção. A mesma beleza e sofisticação das pedras de mármore bruto são encontradas na coleção Calacata Clássico HD da Cerâmica Portinari.



COLEÇÃO DAINO REALE HD

Os mármores são rochas metamórficas originadas do calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Devido a essa característica natural, existem inúmeros tipos, cores e tonalidades de mármore. Esta coleção é inspirada no mármore clássico Daino Reale, um tipo de mármore delicado com extração cada vez mais rara. Para eternizar o requinte e a tradição do mármore, a Cerâmica Portinari usou a tecnologia para lançar a Coleção Daino Reale HD.
Os produtos dessa linha apresentam cores sóbrias que tornam qualquer espaço fascinante. O fundo claro e os veios sutis e delicados da superfície tornam o produto suave, leve, podendo ser utilizado em todos os ambientes internos, inclusive em paredes conferindo o ar de sofisticação.
Essa coleção é lançada nos formatos 60x120cm e 90x90cm, além dos rodapés 20x120cm e 15x90cm. Com acabamento acetinado, a coleção Daino Reale convida ao toque e vai bem em qualquer cômodo da casa. É um produto delicado e clássico, e que se adéqua à espaços modernos e confere estilo na medida certa.

COLEÇÃO LISBOA

Com forte inspiração nas antigas azulejarias decoradas, originárias da capital lusitana, a Cerâmica Portinari criou a coleção Lisboa. Portugal foi pioneiro na produção de pinturas em azulejos e até hoje é referência para arquitetura e decoração. Em Lisboa há o Museu do Azulejo, rico em porcelanas pintadas a mão que servem de inspiração para arquitetos e decoradores do mundo todo - especialmente aos que investem no conceito retrô em seus projetos, um conceito que tem sido tendência cada vez mais forte. 
As cores fortes e formas bem definidas caracterizam esse estilo lançado nas décadas de 40 e 50. A decoração que segue esta vertente, portanto, lança um novo olhar com objetos repaginados que trazem elementos nostálgicos e marcantes do século passado. 
A Cerâmica Portinari reproduziu a intervenção poética desta época e da cultura portuguesa na Coleção Lisboa. No final do século XIX os azulejos ganharam muita força e passaram a revestir diversos tipos de ambientes. Atualmente, esses elementos são repensados repletos de tecnologia e com Design ainda mais diferenciado, quebrando a monotonia e conferindo modernidade aos espaços. 

A Coleção Lisboa apresenta três grupos de produtos:

Coimbra – é um azulejo no formato 20x20cm e reproduz os tradicionais azulejos antigos, com muitas cores e um leve brilho. 

Porto – é um azulejo no formato 20x20cm e apresenta formas geométricas, espirais e florais com cores delicadas, inspiradas no conceito candy colors.

Lisboa HD Mix – é um porcellanato que reproduz os ladrilhos hidráulicos no formato 60x60cm. Apresenta desenhos aleatórios em uma mesma peça, com cores suaves. 



COLEÇÃO CABERNET HD

Cabernet é uma casta de uvas da espécie Vitis Vinífera, produzidas especialmente para fabricação de vinhos. Originária de Bordéus, no sudoeste da França, o Cabernet é a uva vinífera mais difundida no mundo, conhecida como “a rainha das uvas tintas”. Pela longa e consistente história de mais de 200 anos, pelo alto padrão de qualidade, intensidade de aromas, sabores e desempenho dos vinhos produzidos, o Cabernet se tornou tão popular e admirada em todo o mundo. Além das vinícolas, a cidade francesa Bordéus também é conhecida pela arquitetura de seus castelos, teatros e museus, construídos com pedras naturais centenárias, como o Gran Teatro de Bordéus e o Anfiteatro romano Palais Gallien. 
Esta coleção reproduz a sofisticação das uvas Cabernet e as características peculiares das pedras naturais da região francesa. Com uma variação de tonalidade V3, que representa o desgaste sofrido por séculos de exposição às intempéries, essa coleção é ideal para quem busca versatilidade e sensação de eterno contato com a natureza.
Os grandes formatos 60x120cm e 90x90cm são ideais para proporcionar a amplitude dos ambientes, que utilizam menos juntas e conferem a sensação de continuidade, de um plano único. Para completar, a linha conta com os rodapés nos formatos 20x120cm e 15x90cm e está disponível nas versões acetinada e hard.
A Cerâmica Portinari lança a Coleção Cabernet HD nas cores White e Gray. Nesse contexto o rústico ganha uma releitura moderna que oferece aconchego e estilo aos ambientes.

COLEÇÃO MESCLA HD

Integração total, essa é a palavra chave do momento. Sempre atenta às tendências mundiais, a Cerâmica Portinari lança a Coleção Mescla HD, apresentando uma proposta moderna e inovadora. Trata-se da interpretação de uma mistura de materiais, algo inexistente na natureza e que a humanidade criou para atender a ânsia de estilo arrojado.
Nesta coleção é possível visualizar diversos tipos de madeiras, pedras e cimentos integrados em uma paginação. A superfície de uma peça difere da outra explorando o infinity design. Assim, é possível visualizar as características de cada elemento que compõe esta coleção.  A Cerâmica Portinari tratou esses elementos para conferir a textura suave e a cor uniforme que proporciona a harmonia dos ambientes. O resultado é uma coleção lúdica, que une o natural com o contemporâneo. 
A Coleção Mescla HD trás novas inspirações na arquitetura e no design de interiores. Busca transformar o lar em um refúgio aconchegante, onde se destaca o design que remete à natureza.
Lançada no formato 20x120cm, a Coleção Mescla HD pode ser usada em todos os ambientes internos, inclusive em paredes.  Os ambientes revestidos com a linha ficam longe do básico, refletem personalidade, tornam-se enérgicos, únicos e atuais.



COLEÇÃO PIETRA SERENA HD

Inspirada na pedra natural italiana Serena, a Cerâmica Portinari desenvolveu a coleção Pietra Serena HD. Trata-se de um arenito típico da arquitetura das cidades de Toscana e Florença. O triunfo desta pedra ocorreu após o arquiteto e escultor renascentista Filippo Brunelleschi utilizá-la em projetos em Florença, como o Hospital do Innocenti e a Basílica de San Lorenzo. A Pietra Serena foi usada também por Michelangelo na Biblioteca Laurentina, também em Florença. Desde então, seu uso é sinônimo de nobreza e sofisticação. 
Nesta coleção, a Cerâmica Portinari reproduziu os aspectos naturais da Pietra Serena nas tonalidades características da pedra: noce e gray, com veios suaves e bem aleatórios. As pecas estão disponíveis nas versões acetinada para área interna e antiderrapante para área externa. É lançada nos formatos 60x60cm e 60x120cm, além dos rodapés 15x60cm e 20x120cm. O visual da pedra calcária é transferido com fidelidade ao porcellanato, valorizando a diversidade natural que é encontrada nas pedras brutas.  
Dessa forma é possível ter a mesma beleza da pedra, aliada a um design sofisticado e com todas as vantagens do porcellanato, como facilidade de limpeza, resistência mecânica e formatos regulares que se encaixam dando amplitude e elegâncias aos ambientes.

Por: Emanuella Minari

Nenhum comentário:

Postar um comentário