sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Mostra " Casa.com" 2013 homenageia vencedores do concurso Profissional do Futuro

        Sustentabilidade, acessibilidade e tecnologia são as palavras de ordem da Mostra de Arquitetura, Decoração e Paisagismo Casa.com 2013, aberta em Maringá no último dia 19 e que traz as últimas tendências e inovações em arquitetura, design de interiores e paisagismo. Em todos os espaços, a preocupação com o meio ambiente, a acessibilidade e com as facilidades proporcionadas pela automação é uma marca.
        Em relação à acessibilidade, uma iniciativa inédita está chamando a atenção de quem visita a mostra. O concurso “Profissional do Futuro” abriu espaço para que estudantes de Arquitetura e Urbanismo e de Design de Interiores criassem um ambiente totalmente acessível, que foi batizado de Suíte dos Avós. A ideia central foi garantir conforto e segurança, sem comprometer a beleza do espaço. Como premiação, os vencedores do concurso receberam o espaço na casa, orientação técnica e mão de obra gratuitos para a execução dos projetos.
        Na noite da última terça-feira (22), os vencedores foram homenageados durante a festa oficial de abertura da Mostra Casa.com 2013, que reuniu profissionais, expositores e patrocinadores do evento. Os estudantes receberam certificados da organização. “Em função da qualidade técnica dos projetos apresentados, foi difícil para a comissão julgadora do concurso escolher os vencedores, que enfrentaram com profissionalismo e competência as dificuldades comuns neste tipo de obra”, colocou Rosângela Macedo, organizadora da Mostra Casa.com 2013.
      O Grupo Técnico Design, das estudantes de Design de Interiores Ana Paula de Oliveira, Andressa Della Pria, Jackeline Batista e Nyara Lulu, assinaram o Dormitório. O projeto prioriza a segurança, com estratégias como iluminação com sensores, botões de emergência em vários pontos para serem acionados em casos de acidentes, rodapés que facilitam a circulação de cadeira de rodas. A cama automatizada e a lareira digital completam o conforto do espaço, que teve orientação da professora Mila Machado
      Os estudantes de Design de Interiores Melissa Manzato, Monalisa Pereira, Paula Paulon e Thiara Stivari, do Grupo New Designers, projetaram o Banheiro, equipado com barras de apoio articuláveis, cadeira de banho dobrável e botão de queda, que facilitam a vida e promovem a autonomia dos usuários. Detalhes como a bancada em madeira natural, a cuba sinuosa e a vegetação valorizam as formas orgânicas. O grupo teve supervisão da professora Larissa Camargo.
       Com projeto do Grupo Quattuor Architectura - formado pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo Mariana Molina, Paula Said, Fernando Sabatini e Renata Tsukada, e supervisão da professora Lessyane Bonjorno -  o closet foi executado com materiais que tornam o espaço não só acessível, mas também aconchegante. O armário, em MDF, traz cabideiros mais baixos e que podem ser puxados para fora, além de divisórias translúcidas que facilitam a visão das roupas que estariam fora do alcance visual do cadeirante. Vidros do tipo “reflecta float” nas portas do armário e espelhos nas paredes opostas criam um efeito de amplitude.
         Na noite de terça-feira também foram homenageados, com Menção Honrosa e Prêmio Destaque, os grupos Cria (Projeto Conceito), Projetta (Destaque Closet), Grupo L + T + W (Destaque Banho) e Quattuor Architectura (Melhor Apresentação do Projeto, Melhor Projeto Técnico e Destaque Dormitório).




           
Sobre a Mostra
   O evento conta com a participação de 48 profissionais, entre arquitetos e designers de interiores, coordenação técnica da engenheira Talita Marchiosi e da arquiteta Ninha Chiozzini, e com curadoria do arquiteto André Largura, que durante sete anos foi coordenador técnico da Casa Cor Paraná.
    A Mostra Casa.com funciona de terça a sexta-feira, das 16 às 22 horas, e aos sábados e domingos, das 14 às 22 horas, na Rua Saint Hilaire, 96, Zona 5, Maringá. O acesso é permitido para maiores de 12 anos. O ingresso custa R$ 25 (inteira) e R$ 12,50 (para maiores de 65 anos e estudantes). As crianças menores de 12 anos poderão se divertir no Espaço Kids enquanto os pais visitam a mostra, cujo acesso será mediante a doação de um litro de leite longa vida para a Fundação Isis Brudder, que desenvolve projetos sociais com crianças e adolescentes carentes. O público em geral também pode participar desta ação social, doando leite na bilheteria do evento.

Por: Emanuella Minari

Nenhum comentário:

Postar um comentário