sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Pinacoteca de São Paulo terá entrada grátis durante todo o final de semana

 

      A Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Estação     Pinacoteca, instituições da Secretaria da Cultura, terão entradas gratuitas as quintas e durante todo o final de semana até Dezembro de 2013. Essa ação integra o programa de acesso à cultura da Pinacoteca, cujo objetivo é possibilitar que um número maior de pessoas conheça um dos mais importantes acervos de arte brasileira.  Além da entrada franca, a população também pode fazer visitas educativas, ter acesso a Biblioteca da Pinacoteca, com mais de 30 mil títulos de arte totalmente para as artes plásticas e visuais, participar de cursos e palestras totalmente gratuitos.      
    Segundo Paulo Vicelli, diretor de relações institucionais da Pinacoteca, “a gratuidade em mais dois dias na semana fará com que mais pessoas tenham acesso as joias da coleção da Pinacoteca de São Paulo, um dos poucos museus do país a expor  parte significativa do seu acervo de forma didática e permanente”.
      A Pinacoteca do Estado é um dos principais museus da cidade e única a apresentar a produção brasileira do século XIX à contemporaneidade. Anualmente são realizadas cerca de 30 exposições e, em 2012, recebe aproximadamente 500 mil visitantes por ano. Atualmente podem ser vistas na Pinacoteca as exposições de William Kentridge: Fortuna, do renomado artista sul-africano entre 1989 e 2012, Gilberto Salvador - Dois momentos e Museu e Territórios, que apresentam processos educativos colaborativos entre o Museu de Antioquia, Medelín – Colômbia.
      Já a Estação Pinacoteca é um espaço para mostras de arte moderna e contemporânea da Pinacoteca do Estado. No térreo está instalado o Memorial da Resistência de São Paulo, instituição que se dedica à preservar as memórias da resistência e repressão política do Brasil republicano. O espaço abriga o Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca do Estado (Cedoc) e a Biblioteca Walter Wey, que apresenta um significativo acervo de artes visuais. No segundo andar temos a Coleção Nemirovsky, um dos mais importantes acervos de arte moderna do país. Por fim, no terceiro andar, está o Gabinete de Gravura Guita e José Mindlin, um espaço dedicado à gravura.
     Atualmente a Estação Pinacoteca apresenta as exposições de Mario Cravo Neto, Gravura no Acervo da Pinacoteca, (IMAGEM) Grafica, Rossini Perez e mostra de longa duração Arte no Brasil: uma história do Modernismo na Pinacoteca de São Paulo. Com cerca de 50 obras de artistas como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lasar Segall, Victor Brecheret e muito mais.


Pinacoteca do Estado de São Paulo 
Praça da Luz, 02 - Luz - Tel. 11 3324-1000
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h. Às quintas até as 22h.

Estação Pinacoteca
Largo General Osório, 66 - Tel. 11 3335 4990
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até às 18h

Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00
Grátis as quintas, sábados e domingos. Estudantes com carteirinha pagam meia entrada.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.
Mais informações: Carla Regina Tel. 3324 1007 ou pelo email : coliveira@pinacoteca.org.br

Por: Emanuella Minari

Nenhum comentário:

Postar um comentário