sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Secretario Julio Bueno anuncia linha de financiamento para design e inovação

     Anúncio foi feito durante lançamento da Rio + Design 2013, no Jockey Club. Mostra reúne trabalho de mais de 50 designers fluminenses.O Secretario de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, anunciou durante a abertura da Rio + Design, no Jockey Club, a linha de financiamento Design e Inovação da AgeRio. Serão R$ 80 milhões em recursos, com capacidade para atender aos empresários do setor em suas necessidades de capital de giro, máquinas e equipamentos, implantação, modernização e expansão de unidade industrial e eficiência energética.
     A agência de fomento disponibilizará ainda crédito voltado para inovação, através do Inovacred, da Finep. O recurso é destinado para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, ou para inovação em modelos de negócio e marketing. Os créditos, de até R$ 10 milhões, terão taxas a partir de 0,41% ao mês, e prazo máximo de carência e amortização de até 96 meses.
“Essa linha de financiamento pretende estimular a criação fluminense, fortalecendo a vocação do Estado para a inovação. São taxas competitivas e acessíveis para tornar a indústria criativa fluminense referência nacional”.
       Rio + Design – Em sua sexta edição, a mais importante mostra do design carioca reuniu autoridades e designers para a abertura da exposição na noite desta terça-feira, no Jockey Club. A subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio, explicou a inspiração da mostra. 
“Temos ideia do design como algo inatingível, mas não é. O design permeia toda a sociedade, desde uma simples caneta até aos espaços públicos. Cada vez mais o design entra no cotidiano do brasileiro. Por isso, a Rio + Design 2013 se inspirou no cotidiano para apresentar o trabalho dos mais de 50 designers expostos”, destacou.
      O renomado designer Sergio Rodrigues, que participa da exposição com quatro peças, falou sobre a inspiração para as criações. “A todo momento temos um entusiasmo que, às vezes, não tem nada a ver com uma peça, e a gente parte para o desenho e a criação começa a tomar forma. Qualquer coisa é inspiração. E ter a Rio + Design é importantíssimo para que os designers possam apresentar seu trabalho para o público”, afirmou.
      A criação responsável também é importante para o design, na visão de Leonardo Eyer, da Bold Design.
“O design tem como objetivo facilitar a vida das pessoas. E por isso, entre outras preocupações, deve lembrar-se da geração de resíduos e da criação com responsabilidade, criando produtos sustentáveis”, ressaltou.





Por: Emanuella Minari
Fotos de Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário