terça-feira, 12 de novembro de 2013

Saiba como fazer a limpeza e manutenção de caixa d’água


    Com a chegada do recesso de final de ano, que tal dedicar um tempo para cuidar de um bem tão precioso, a água da sua residência? A Tigre, que também produz e comercializa este produto, orienta o consumidor e profissionais sobre a importância de manter a caixa d’água residencial sempre limpa e em perfeito estado de funcionamento para que a qualidade e característica da água se mantenham inalteradas.
Além disso, é necessário redobrar a atenção para a manifestação do mosquito da Dengue que aproveita lugares úmidos, com água parada e com pouco movimento de pessoas para se reproduzir com mais facilidade.
    É necessário limpar as caixas d’água por uma questão de higiene e saúde. Dependendo da região no país, pode ocorrer acúmulo de resíduos sólidos nas caixas com mais frequência e precisam ser retirados. Uma forma de prevenção neste caso é o uso de um filtro de entrada, que diminui o tempo de manutenção da caixa d’água.
     A limpeza deve ser feita a cada seis meses, porém, pode variar de acordo com cada região brasileira. Se for um lugar que tenha cortes de água constantes, a sujeira vem pela tubulação quando se faz a retomada no reabastecimento. Nestes casos, a limpeza tem um tempo menor. Para assimilar corretamente os procedimentos para a limpeza correta, acompanhe um vídeo produzido pela Tigre neste link: 
http://www.youtube.com/watch?v=YCM-Ygby0hA





  Verificar se o furo feito na caixa d’água está maior do que deveria para o diâmetro do adaptador com flange; se o furo foi feito fora da área do rebaixo plano; se o anel de vedação do adaptador com flange está deformado irregularmente ou fora da posição; se o adaptador com flange está frouxo.
  Se o furo foi feito fora da área com rebaixo plano, deve-se substituir a caixa. Se o furo na caixa estiver maior do que deveria ser, pode-se instalar um Adaptador de Flange maior. Corrigir o posicionamento do anel de vedação e apertar corretamente o Adaptador com Flange para Caixa D’água.
Ruptura na curvatura parede / base
  Verificar se a parte da base da caixa d’água está sem apoio e se o furo na parede da caixa d’água alcançou a curvatura da parede / base. Substituir a Caixa D’água, corrigindo a base de assentamento e fazer nova furação, utilizando o gabarito que acompanha a caixa.
Vazamento pela tampa
  Verificar se a caixa está excessivamente cheia, transbordando água pela tampa devido a problemas de funcionamento na torneira boia. Corrigir o problema na torneira boia ou substituí-la. Instalar um extravasor na caixa para evitar o seu transbordamento.
Condensação nas paredes da caixa Verificar se o local onde a caixa está instalada é mal ventilado. Providenciar aberturas no ambiente para melhorar a circulação de ar.
     A Tigre dá dicas para os principais problemas, ligados ao armazenamento de água.

Por: Emanuella Minari
Fonte: Manual Técnico da Tigre

Nenhum comentário:

Postar um comentário