sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Soluções criativas tornam ambientes internos mais interessantes

    Elementos de decoração, quando bem especificados, compensam a falta de uma vista privilegiada da janela do apartamento. Eles deixam os espaços mais envolventes e aconchegantes
    Já tem algum tempo que encontrar terrenos disponíveis para construção nas grandes cidades é tarefa difícil. Diante desse cenário, a solução mais viável para construção de moradias para todos são edifícios residenciais, resultando num acelerado crescimento vertical da cidade. Com a solução vem também alguns problemas, como o fato de que as pessoas já não têm mais uma vista privilegiada da janela. Geralmente, quem vive em apartamento consegue ver apenas a janela do vizinho.
    Por causa dessa nova configuração da cidade, profissionais de arquitetura e decoração precisam se reinventar e apontar soluções para minimizar a falta de paisagem. “Deve-se trazer para o espaço interno desprovido de grandes vistas e paisagens ainda mais artifícios para prender a atenção do usuário e deixá-lo mais atrativo e interessante para ser apreciado”, salienta o arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo.
   Alguns elementos podem ajudar a tornar o ambiente interno mais gostoso e aconchegante, fazendo com que as pessoas sintam menos a falta de uma vista privilegiada. A cortina, por exemplo, desempenha um importante papel nesse processo. “As cortinas e persianas possuem a função de favorecer o conforto térmico dentro dos ambientes. E, num segundo momento, de contribuir para a harmonia e composição do espaço e dar mais privacidade aos moradores”, explica a arquiteta Adriana Morávia.
    Um belo jardim vertical também pode compensar a falta de uma paisagem bonita para olhar da janela. “As plantas, além de deixar o espaço mais vivo e alegre, trazem uma energia do meio externo muito boa. É ideal usar o jardim em espaços com varandas ou cobertura”, lembra Luís Fábio. Adriana também concorda com ele, segundo a profissional, o jardim é uma ótima alternativa que ainda traz a natureza para dentro de casa: “A manutenção é bem simples e não ocupa muito espaço, além de trazer todo um charme para o ambiente”, reforça.
    Outros recursos também entram nessa lista e ajudam a criar dentro do apartamento uma atmosfera que dispensa a necessidade de se ter uma vista bonita da janela. “A pintura é um recurso rápido para trazer mudança no espaço. É possível alterar as sensações que o ambiente transmite mudando simplesmente sua cor ou trazendo cor”, destaca Adriana. Além da pintura, o papel de parede também cria um efeito interessante e envolvente.
    “São vários os elementos que podem ajudar, mas cada caso deve ser estudado separadamente e de acordo com o gosto do morador e do local onde está inserida a residência”, encerra Luís Fábio.





Se a vista não é favorável, as cortinas funcionam como artifício para proporcionar conforto visual e aconchego, como nesta varanda executada pelo arquiteto Luís Fábio Rezende de Araújo.



Em outro projeto, o arquiteto lançou mão de um jardim suspenso para combater a frieza da vista para outros edifícios. 

Por: Emanuella Minari
Imagens: de divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário