sexta-feira, 19 de junho de 2015

UNINOVE - Praça Móvel

Alunos de 11 turmas do 3º semestre de Arquitetura da UNINOVE projetam mobiliário sustentável para ampliar convívio em hospitais públicos

Inspirados na requalificação dos espaços públicos com a implantação dos Parklets* na cidade de São Paulo, 715 alunos, de 11 turmas, do 3º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo, projetaram e executaram 11 praças móveis, denominadas como móvel+praça+móvel, trabalhos inseridos no Projeto de Extensão do curso, associados à disciplina denominada Desenho do Objeto.

O MÓVEL+PRAÇA dos futuros profissionais é feito de sarrafos de pinus autoclavado de reflorestamento e tratado, nas dimensões de 10 metros de comprimento por 2 metros de largura. Material adequado ao uso externo, de baixo custo, fácil de trabalhar e modular, de linguagem contemporânea e sustentável, além de trazer pouco impacto ambiental.

Currículo que humaniza

Para se adequar às necessidades pedagógicas e limitações físico/temporais da disciplina Desenho do Objeto, foi estruturada a adoção de um raciocínio modular. Cada turma foi dividida em 4 grupos, sendo cada grupo responsável por um módulo base de 1,80m por 1,80m.
Além do projeto, os alunos de grupos diferentes compuseram diferentes módulos, e todos dialogam entre si em suas funções, conceitos e encaixes.
O uso coletivo dos equipamentos está associado ao Sentar (bancos e cadeiras); ao Apoiar (mesas e bancadas); ao Cultivar (dos espaços reservados para a instalação de vasos e hortas); e, do Conviver (através do espaço de integração).
Além de ser componível, cada módulo deve e pode se relacionar com outro módulo, por meio de pelo menos 3 faces. Veja como o MÓVEL+PRAÇA foi concebido:

Criação compartilhada: da Universidade para o Hospital Público
Há 20 anos o curso de Arquitetura da Universidade Nove de Julho estimula em seus alunos o exercício da intervenção estética, funcional e de caráter social. O fruto da criação coletiva de um semestre culminou com uma exposição no saguão da universidade, impactando em toda a comunidade do campus Memorial.

Ao final do semestre, ainda em junho, os equipamentos do MÓVEL+PRAÇA serão compartilhados nos 5 megacampi da UNINOVE (Vila Maria, Vergueiro Memorial, Santo Amaro e Vila Prudente) para usufruto de alunos e comunidade acadêmica. E os outros equipamentos do MÓVEL+PRAÇA serão doados ao Conjunto Hospital do Mandaqui e ao Hospital do Ipiranga, para compor e humanizar o convívio de quem precisa destes hospitais públicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Magali Romboli

Nenhum comentário:

Postar um comentário