terça-feira, 25 de agosto de 2015

Alçando voo do décor

Os pássaros podem ser aquele toque que faltava para deixar o décor leve, inspirador e harmônico. Os adornos com este motivo são versáteis, charmosos e agregam beleza de forma singular

A figura dos pássaros sempre denotou leveza. Para muitos, essas aves são a conexão entre Céu e Terra. Para outros, são mensageiros dos deuses. Em algumas culturas seu significado está atrelado à alma. Independente da crença ou contexto, os pássaros representam leveza e paz e, por isso, são sempre bem-vindos.

No décor não é diferente. Os pássaros dão um toque sutil e charmoso aos espaços e podem torná-los mais lúdicos, coloridos, leves e graciosos. De acordo com Maria Cristina Bahia, sócia-proprietária da loja Villa Maria, especializada em soluções para dormitórios, esse tipo de adorno cai bem em qualquer ambiente, inclusive nos quartos. “Quartos de crianças e adultos, em salas, escritório, cozinha e até banheiro. Os pássaros agregam muita beleza”, avalia a profissional. Mas, será que esse adorno também combina com todos os estilos de decoração? “Clássico, moderno, despojado, rústico... não importa. Os pássaros trazem harmonia independente do layout. É um coringa e excelente aposta. Eles podem aparecer nas almofadas para sofá, quadros, esculturas, em mesas de jantar, estantes, como peso de papel, e de muitas outras formas, basta ousar e usar a criatividade”, garante Maria Cristina.

Quem não teve medo de usar e encontrou uma maneira criativa e singela de utilizar esse elemento na decoração foi a designer de interiores e artista plástica Analu Guimarães, do escritório Na Lupa Design. “Apostei customização de gaiolas como luminárias e um dos elementos que utilizo para deixar esse item mais encantador são os pássaros”, comenta.

A designer tem explorado muito esse recurso de forma lúdica e graciosa. “As gaiolas com os pássaros podem abrigar uma lâmpada e serem utilizadas como luminárias ou podem aparecer também em varandas, no chão mesmo, criando uma composição original, bonita e fofa”, destaca.

Analu lembra de onde veio esta inspiração que ela, inclusive, inseriu em seu ambiente, o Banheiro Público, em exposição na mostra Morar Mais Por Menos: “Tudo partiu do Mercado Central de Belo Horizonte. O setor de pássaros é bem significativo no mercado e, na minha infância, meu pai sempre comprava desses apitos de cerâmica em formato de pombinha lá. Uni essa memória afetiva com as gaiolas para representar as duas situações”.

Com tantas ideias e maneiras de utilizar os pássaros, basta dar asas à imaginação e trazer leveza à decoração com esses adornos que são verdadeiros mimos.

Foto: Osvaldo Castro



Mostrando como o uso de pássaros na decoração é, de fato, uma tendência na decoração, a designer Analu Guimarães não abriu mão de usar o adorno para decorar seu ambiente na mostra Morar Mais por Menos


Fotos: Juliana Buli


Feitos de diversos materiais, os pássaros - segunda Maria Cristina Bahia - pode ser usado em diferentes estilos de decoração


Fonte: Mão Dupla Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário