quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Premiação do Salão Design é realizada durante o Design Weekend

O 19º Salão Design, patrocinado pela Berneck, é um dos eventos que acontecem no Design Weekend

Premiados do Salão Design 2015 com os organizadores e patrocinador do evento

            Já começou o Design Weekend (DW!), um festival urbano com o objetivo de promover a cultura do design e suas conexões com a arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica. Paralelo às centenas de outros eventos independentes, o DW! acontece em diversos bairros de São Paulo até o dia 16 de agosto (domingo), com ações públicas e privadas. A 19ª mostra do Salão Design e sua cerimônia de premiação são apenas um dos mais de 120 eventos que, juntos, formam o festival.
         Patrocinado há quatro anos pela Berneck, o Salão Design é a maior premiação de Design de Produto do setor de móveis e acessórios da América Latina. Realizado desde 1988 pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves/RS (Sindmóveis), o concurso integra criatividade, inovação tecnológica e funcionalidade. Inspirada no tema “Tão exclusivo quanto o design que você faz”, esta edição teve 830 inscritos de 15 países e distribuiu R$ 205 mil em prêmios nas modalidades Estudante, Profissional e Indústria.
         Segundo Manoela Lorenzi, Coordenadora do Salão Design, o concurso é uma ótima vitrine para a divulgação dos trabalhos dos profissionais de design. “Além de chamar a atenção do mercado para os produtos, o evento promove a aproximação dos participantes com a indústria, ajudando a desenvolver o setor”, informa. Um dos grandes objetivos do prêmio é incentivar o uso do design para se diferenciar no mercado. “A Berneck trabalha com designers, indústria moveleira, marceneiros e arquitetos e, por isso, há uma troca muito positiva entre o Salão Design e a patrocinadora. Tudo isso incentiva o desenvolvimento e reconhecimento dos profissionais”, finaliza Manoela.
         O prêmio tem sete categorias: Iluminação; Móveis para dormitório; Móveis para sala de estar e jantar; Móveis para cozinha, área de serviço e banheiro; Móveis para área externa; Móveis para escritório e home-office e Acessórios domésticos. Além das premiações em dinheiro, foram concedidos os troféus Professor Orientador, para os orientadores indicados nos projetos dos estudantes premiados, e Madeiras Alternativas, que premia o melhor projeto fabricado com espécies consideradas pelo Serviço Florestal Brasileiro como não muito utilizadas.
         Critérios como funcionalidade, ergonomia, acabamento, inovação, qualidade, segurança, sustentabilidade e viabilidade de produção foram avaliados pelos jurados: arquitetas Ilse Lang e Isabela Vecci, designers Ivens Fontoura e Leonardo Lattavo e a designer e executiva Glaucia Binda.
         Todos os premiados receberam seus troféus no Art Design Village na última quarta-feira (12), no Jockey Club São Paulo, mesmo local que concentra as programações do Sindmóveis.

         Aos interessados, já estão abertas as inscrições para a 20ª edição do prêmio Salão Design, abertas até o dia 14 de outubro através do site www.salaodesign.com.br.








Nenhum comentário:

Postar um comentário