terça-feira, 29 de setembro de 2015


ÚLTIMAS VAGAS PARA O CURSO DE DESIGN NÁUTICO DA FAAP


Ministrado pelo professor Nelson Mitake, o programa conta com 21 aulas a partir de 5 de outubro
O Núcleo de Cultura e Beleza da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) está com inscrições abertas para o curso de Design Náutico. Ministrado pelo professor Nelson Mitake, o programa proporciona ao aluno uma visão panorâmica e introdutória do processo de projeto de design e desenvolvimento de um produto náutico, mostrando a sua importância e as oportunidades de trabalho que vem crescendo no mercado brasileiro, privilegiado pelos seus 8.500 quilômetros de costa litorânea e uma extensa malha fluvial navegável e ainda pouco explorada.
Dividido em quatro módulos, o curso consiste na teoria e prática de desenhos manuais simples, com foco na concepção e estilo, capazes de estimular a criação e a compreensão do conteúdo. Os alunos terão acesso a informações sobre todos os tipos de embarcações, suas partes, conceitos e termos técnicos náuticos, design de vanguarda, tendências, aspectos sociais e econômicos, perfil de consumo, mercado do luxo e marketing. Há perspectivas de visitas a estaleiros e marinas.
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.faap.br/nucleocultura ou pelo telefone (11) 3662-7034.

Como transformar a sua sala de TV deixando-a mais confortável e elegante ao mesmo tempo


A Girona Design possui móveis exclusivos para dar destaque à sua sala
 
Alessandra Delgado, arquiteta e proprietária da Girona Design, trabalha com desenhos próprios e também se inspira nos melhores nomes da arquitetura, design e mobiliário ao criar o móvel perfeito.
 
A decoração de uma residência passa por mudanças constantemente, porém alguns móveis sempre serão referência para o ambiente. A escolha de uma mesa de centro, do rack, de estantes ou mesmo mesas laterais fazem toda a diferença na hora de decorar a sua sala.
 
Para deixar o ambiente com sua personalidade, escolha o melhor móvel que se adapte as suas necessidades e ao seu ambiente. Móveis devem transmitir o conforto que você busca para o momento de relaxamento e também para receber visitas.
 
Mesmo alguns ambientes que possuem as metragens reduzidas é possível deixá-lo personalizado com móveis de designer, pois sendo um móvel desenhado e fabricado pela Girona Design os tamanhos podem variar. Com isso aquele rack que você achava impossível de ter em sua casa, cabe perfeitamente.
 
O que deve conter em uma sala de TV? Os principais móveis para uma sala confortável são um sofá confortável, uma estante ou rack, mesa de centro ou mesa lateral, puffs, poltronas, isto vai depender do espaço e do gosto de cada um, contudo os móveis fazem a diferença, colocar um rack diferente ajuda tanto na organização quanto no layout da sala, com essa pequena troca, sua sala já fica diferente.
 
Para deixar os equipamentos eletrônicos mais organizados que tal utilizar um rack com desenhos simples, porém muito funcional? O Rack Ponte com design limpo e geométrico acomoda os equipamentos e ainda é possível guardar aquela coleção de filmes em suas gavetas. Este rack possui seis tamanhos diferentes, podendo ser acomodado em qualquer ambiente, com acabamentos que vão desde os tradicionais até as cores mais atuais, como laranja, verde, vermelho ou amarelo.
Rack-Ponte-300x300.jpg
 
Outro modelo muito bom para deixar o espaço organizado e elegante é o Rack Wide que se adapta a qualquer ambiente. Seu amplo nicho sobre o tampo acomoda todos os equipamentos e ainda possui um conjunto de três gavetas para guardar objetos. As cores como no Rack Ponte, vão do acabamento tradicional até o mais jovial. Por isso eles se adaptam a todos os ambientes levando leveza, elegância, sofisticação e organização que o ambiente pede.
 
Rack-Wide-F-300x300.jpg
 
Outra peça fundamental em uma sala de TV são as mesas de apoio. Seja uma mesa lateral ou uma de centro, mas essas mesas servem para auxiliar no descanso de um copo ou do pote de pipoca e até mesmo para deixar os controles no lugar. Com a Mesa de Centro ou a Mesa Lateral Eco é fácil,
pois essas mesas possuem uma bandeja que encaixa no tampo revelando um nicho para porta objetos. São mesas que integram o ambiente com beleza e funcionalidade.
Mesas de centro e lateral ECO.png

 
Sobre a Girona Design
 
Fundada em 1999 pela arquiteta Alessandra Delgado, o nome da marca foi inspirado na cidade catalã Girona, na Espanha. Um lugar que traz em sua cultura milenar traços marcantes das artes de épocas diversas. Uma história que nasceu da paixão pelas artes, formas e a possibilidade de transformá-las no belo e útil.
 
A beleza e a funcionalidade são primordiais para o móvel. Assim como a história de cada peça, que revelam traços marcantes de nossa cultura e fazem com que cada criação ultrapasse épocas e modismos, com muita personalidade.

Começa a Cersaie 2015!




BOLONHA, Itália, 28 de setembro de 2015 /PRNewswire/ -- Cersaie, a Feira internacional de revestimentos cerâmicos e equipamentos para banheiro, organizada pela Edi.Cer, promovida pela Confindustria Ceramica e realizada na Bologna Fiere inicia na segunda-feira, 28 de setembro, e vai até sexta-feira, 2 de outubro. http://www.cersaie.it/it/index.php
O programa da próxima 33a edição, que inclui uma série de eventos, convidados, jornalistas, visitantes, operadores comerciais: 860expositores de 39 países diferentes, 319 expositores não italianos; 491 empresas de revestimentos cerâmicos e 214 de acabamento para banheiros, confirma a liderança mundial da Cersaie.
A programação inclui eventos e iniciativas importantes, entre os quais uma palestra importante do vencedor do Prêmio Pritzker 2002Glenn Murcutt (terça-feira, 29 de setembro) dentro do programa cultural "Building, Dwelling, Thinking" (Construindo, Habitando, Pensando), que acontece na feira da Cersaie desde 2009, com centenas de palestrantes, predominantemente do mundo do design da construção, arquitetos e designers emergentes e de renome internacional, professores universitários e intelectuais.
A Cersaie apresentará a cultura, a tradição e a história e design da cerâmica através de um itinerário emocional, onde os visitantes podem admirar os produtos mais inovadores e a excelência do Made in Italy.
Para obter informações:
Andrea Serri
+39-0536-818111 
E-mail pressoffice@cersaie.it
FONTE Cersaie
SOURCE Cersaie


RELATED LINKS
http://www.cersaie.it

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Lustres Yamamura: benefícios da boa iluminação












Há pouco tempo às pessoas não davam importância para a iluminação. Escolher a luminária ou a lâmpada era o suficiente. O mercado brasileiro dispõe de tecnologias avançadas em luminárias, lâmpadas, equipamentos e sistemas, o que permite proporcionar percepções de iluminação mais eficientes e funcionais. 
De acordo com Paulo Tadeu, Analista de Produtos da Lustres Yamamura, para um bom projeto de iluminação é indispensável a análise das fontes de luz naturais e artificiais. “A luz natural é protagonizada durante o dia, enquanto à noite essa função passa para fontes de luzes artificiais. A iluminação dessas duas fases distintas deve ser pensada para que a iluminação esteja sempre de acordo com as necessidades do espaço a ser iluminado.”, explica o profissional.
Se usada de forma racional, a iluminação apresenta uma série de benéficos. Dessa maneira, uma boa iluminação faz com que aumente o rendimento do trabalho, por exemplo, gerando diminuição dos erros e acidentes, contribuindo para um maior conforto, bem-estar e segurança dos indivíduos que dela dependem na realização das tarefas do dia a dia. 
A iluminação artificial é destinada para diferentes espaços, sejam eles residenciais ou comerciais. “Podemos citar dois tipos de iluminação: Geral, - direta (luminárias com fontes de luz visíveis) e - indireta (luminárias que usam o teto ou as paredes como refletores) e Dirigida, - de efeito de luz (luz própria para a criação de momentos especiais, como eventos ou festas), - para tarefas (ideal para leitura) e - de destaque (iluminação que destaca pontos específicos da arquitetura e decoração).”, levanta Tadeu.
CADA LÂMPADA NO SEU LUGAR
Por outro lado as lâmpadas também possuem diferentes tipos de tonalidade, que são determinadas pela temperatura de cor que as constituem, proporcionando conforto visual para o usuário, gerando ótimos efeitos, tanto para os espaços internos como externos:
- Lâmpadas com aparência de cor azulada: passam a sensação de ambiente frio, dinâmico e limpo. Indicado para locais como cozinha, banheiros, ambientes hospitalares e outros.
- Lâmpadas com aparência de cor branca: iluminam o ambiente de forma natural, sem interferir ou modificar as cores originais.
- Lâmpadas com aparência de cor amarelada: passam a sensação de ambiente quente, aconchegante e calmo. Indicado para locais como sala de estar, quartos, hall e outros



Lustres Yamamura
www.yamamura.com.br
Rua da Consolação, 2004/2064, São Paulo - SP.
Tel: (11) 3218-2727
Facebookwww.facebook.com/yamamuralustres
Pinterestwww.pinterest.com/lustresyamamura/
Twitterhttp://twitter.com/LustresYamamura
YouTubehttp://www.youtube.com/user/lustresyamamura

Jardim do Refúgio convida ao prazer de viver



Projeto da arquiteta e paisagista Marina Pimentel para a Casa Cor Brasília 2015 destaca o
aconchego no mundo contemporâneo
A modernidade entra em cena no Jardim do Refúgio, espaço projetado pela arquiteta e paisagista Marina Pimentel, para a Casa Cor Brasília 2015, que será realizada de 29 de setembro a 10 de novembro, no Lago Sul. São 500m2 de verde e aconchego com elementos brasileiros que remetem ao prazer de viver.

Durante o percurso de linhas retas, delineado por um deck de madeira, os visitantes serão envolvidos por um pano de fundo formado por mais de 25 espécies de plantas, entre elas palmeiras, dracenas, nolinas e buxinhos aliados a recantos que abrigam rede, sofá, poltronas, jardineiras e vasos.

O jardim sombreado, que em alguns momentos é cintilado por frestas de luz natural, ganha um ar ainda mais nobre em função dos materiais confeccionados. A mobília foi adaptada à vida contemporânea, os vasos mais parecem esculturas e o sistema de irrigação proporciona frescor em todo o ambiente, que possui iluminação e aroma exclusivos
“Mesclando natureza e conforto, idealizei o Jardim do Refúgio e esse nome reflete muito bem o projeto. O espaço convida a ficar um pouco mais, seja pela beleza das plantas ou pelos espaços de convivência. É um jardim para se ter em casa ou em uma cobertura, um local para receber amigos e brindar a vida”, explica Marina Pimentel.
Miniexposição de Fernando Vignoli
Até o final da mostra, quatro telas do pintor e escultor Fernando Vignoli serão expostas no Jardim do Refúgio. As telas que remetem à natureza e a Brasília ficam no espaço por aproximadamente 10 dias, cada um. Vignoli começou a carreira em Belo Horizonte, onde criou seu primeiro estúdio e se destacou por grandes exposições. Em 2003, estabeleceu-se nos Estados Unidos, quando passou a ter reconhecimento no exterior, principalmente, depois da tela Big Apple (2004), avaliada em 500 mil dólares. Desde então, expôs suas obras em mais de 20 países. O estilo de Vignoli é uma fusão entre surrealismo e expressionismo baseado nos acontecimentos do mundo contemporâneo.
O Jardim do Refúgio tem as parcerias de Aliás Construção l Casa Maior Aromas l Flex Deck l Fernando Vignoli Quadros l Granita Revestimentos e Piso l Lieve Comunica – Assessoria de Imprensa e Publicidade l Light Design, Lourenzi Irrigação l Mac Móveis l Vasos e Cia. l Unitintas.
Sobre a CP Paisagismo por Marina Pimentel
Conectar o ser humano ao meio ambiente é uma das premissas do escritório CP Paisagismo, há mais de 20 anos no mercado. Com criações inovadoras e exuberantes os profissionais unem com maestria a arquitetura e o paisagismo homenageando as formas e as cores da natureza, sempre com sustentabilidade e criatividade. A simplicidade da natureza é a protagonista nos projetos paisagísticos contemporâneos e ao mesmo tempo atemporais desenvolvidos por profissionais referenciados no País. Os resultados das paisagens enaltecem conceitos que contrastam entre rígido e o fluido, valorizando a presença do indivíduo em meio a formas e cores da natureza.

Marina Pimentel
Arquiteta, urbanista, paisagista e botânica, Marina Pimentel recria o verde de forma encantadora. Há 10 anos trabalhando exclusivamente com Paisagismo, ela é dona de uma criatividade ímpar. Talentosa, Marina mescla árvores e plantas, texturas e proporções sempre enaltecendo a beleza da natureza ao envolvê-la com o ser humano. Responsável por projetar condomínios, residências e edifícios comerciais, Marina já recebeu os prêmios Casa Cor e o 11º Prêmio Destaques da Engenharia Civil. Desde janeiro de 2014, ela ampliou o escritório CP Paisagismo saindo de Minas Gerais e criando a extensão brasiliense CP Paisagismo por Marina Pimentel.

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

5 APLICATIVOS ESSENCIAIS PARA ARQUITETOS

5-aplicativos-essenciais-para-arquitetos-1024x683


Os tempos mudaram e as ferramentas de trabalho dos arquitetos também! Lápis e papel continuam fazendo parte da vida desses profissionais, mas o avanço tecnológico trouxe novas tendências e ferramentas que podem facilitar — e muito — a rotina dos arquitetos. Estamos falando dos aplicativos de arquitetura: fáceis de usar e cheios de funcionalidades, que vão desde a elaboração de esboços até a realização de projetos mais complexos. Por meio dos apps, dá para ganhar tempo no trabalho, oferecer diferenciais aos clientes, além de visualizar como os ambientes vão ficar depois das intervenções projetadas. Quer saber quais são os apps que todo bom arquiteto deve ter no computador ou smartphone? Então veja o top 5 aplicativos essenciais para arquitetos!
Autocad Web 360
O Autocad 360 é um dos mais famosos aplicativos de arquitetura do mundo. Trata-se de um app gratuito e fácil de usar. Sua interface é simples e suas funcionalidades permitem que os arquitetos criem esboços, além de possibilitar a visualização, elaboração e edição de projetos a partir do seu navegador. O mais interessante desse aplicativo é que ele dispensa experiência em CAD avançado, entretanto, oferece resultados realmente profissionais. Por meio do Autocad Web 360, os usuários podem acessar os desenhos a qualquer hora e em qualquer lugar.
Buildings App
Buildings App é uma ferramenta bem diferente, pois é voltado não apenas para amantes de arquitetura, como também para amantes de viagens. Com o aplicativo, os arquitetos conseguem se inspirar com edifícios e monumentos de toda parte do mundo. O app é gratuito e compatível com os sistemas operacionais Android e iOS. Com ele, o arquiteto pode pesquisar obras arquitetônicas por localidade e nome do autor. Também é possível ativar o GPS para identificar os principais edifícios da região na qual ele está.
Noteshelf
Você é do tipo de arquiteto que mesmo tendo um dispositivo móvel, sempre leva contigo lápis e caderno? Talvez você ainda faça isso porque não baixou o aplicativo Noteshelf. Essa ferramenta é perfeita para fazer anotações e ilustrações de forma mais livre e prática. Dá para escolher as cores, a espessura do pincel e, caso você não goste do resultado, é só usar o apagador. Agora quando você quiser colocar suas ideias no papel, vai poder coloca-las no Noteshelf, um instrumento poderoso para facilitar sua intensa rotina de arquiteto.
Houzz Interior Design Ideas
Esse aplicativo é um dos mais completes bancos de ideias de design de interiors e exteriors. OHouzz tem mais de 5.000.000 imagens em alta resolução e os seus usuários podem procurar fotos por estilo e por ambiente. Além da busca super fácil, dá para compartilhar as ideias com os seus amigos arquitetos e com a sua equipe. Vale ressaltar que o app em questão é compatível com iOS.
Arquitect’s Formulator
Arquitect’s Formulator é um aplicativo muito útil para todos que trabalham na com fórmulas matemáticas, especialmente na área de construção civil. Compatível com iOS, esse app conta com mais de 400 fórmulas especiais para projetos arquitetônicos. Só para se ter ideia, ele calcula a quantidade necessária de vigas, define pesos, especificidades das tubulações, etc. Vale a pena baixar! Só tem um detalhe: esse programa não é gratuito. Seu custo para download é de USD 9.99.
E aí, você gostou da nossa seleção de aplicativos para arquitetos? Já usa algum deles no seu dia a dia? Algum outro bom aplicativo de arquitetura ficou fora da nossa lista? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco através dos comentários!

Esse artigo é do blog da pólo Mármores. Confira: http://blog.polomarmores.com.br/5-aplicativos-essenciais-para-arquitetos/

Grande ABC ganha Associação dos Arquitetos, Designers e Paisagistas


Coletivo criativo chega para estruturar e regrar segmentos
O Grande ABC atualmente ocupa lugar de destaque no segmento de arquitetura, construção, decoração e paisagismo. Para que os profissionais possam se unir em torno de assuntos dos referidos segmentos foi criado o coletivo criativo AD ABC, Associação dos Arquitetos, Designer e Paisagistas da região.
Segundo a arquiteta Evelin Sayar, presidente do coletivo, “os trabalhos são voltados para 6 eixos temáticos principais: Ética, Informação, Valorização Profissional, Reconhecimento Social, Relacionamentos e Nossas Cidades”.
Ética terá como abordagem as relações entre os profissionais, seus clientes, fornecedores e parceiros. A diversidade de profissionais estimula também ao estudo e avaliação dos parâmetros que cada profissional utiliza para definir a sua conduta no exercício da profissão.
Sobre Informação será criado um centro de informação especializado na área de Arquitetura e Design de Interiores. Permitindo assim que os profissionais da região interessados possam acompanhar e participar de cada atividade conforme seu interesse. Incentivando o debate e o conhecimento por meio de eventos e palestras que abordem esses assuntos de maior interesse. Mantendo assim o repertório qualificado e promovendo também os encontros interpessoais, extremamente necessários para o respeito mútuo entre os profissionais.
Valorização Profissional tem o intuito de promover a importância da profissão e da contratação de um profissional responsável e qualificado. Apresentar valores da contribuição que a profissão gera para o bem-estar social e para a vida de cada um. Conquistar o respeito dos profissionais e contribuir para o crescimento do mercado na região.
Reconhecimento Social é para a difusão e promoção dos resultados sociais da profissão. Compreender e avaliar a visão dos clientes. Promover junto ao mercado regional o exercício profissional.
Já em Relacionamentos a intenção é promover o bom relacionamento entre profissionais, fornecedores e parceiros. Aperfeiçoar e fomentar as relações entre todos do mercado.
Por fim Nossas Cidades, pensando para aumentar e promover a atuação da categoria na região. Estreitar laços com órgãos oficiais governamentais e não governamentais a fim de destacar a participação dos profissionais da área.  Permitir que seja notória a ação desses profissionais nas cidades do Grande ABC. Vamos colorir nossas cidades!
O coletivo foi desenvolvido de modo colaborativo entre o grupo chamado de Board, formado por: Evelin Sayar, Angela Tasca, Marcos Contreras, Danielle Maestrelo, Enrico Bernardinelli, Paula Carvalho, Graziela Garavati, Carmen Anjos e Ana Bogar. É o primeiro grupo de criativos que assumiu a responsabilidade de conduzir estes trabalhos, que foram coordenados por Alvaro Guillermo.
O Board terá a responsabilidade de levar os eixos temáticos em frente, atraindo mais profissionais a compor as comissões de trabalho por eles presididas.


Evelin Sayar Arquitetura Interiores
Rua Maria Úrsula, 135 - Santo André – SP
Tel. 11 4991-6493
Site: www.evelinsayar.com.br

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Você já se credenciou para o Design Na Brasa?




Projeto desenvolvido pela designer Patricia Penna para articulação da regulamentação da profissão de designer no Brasil e discussão de outros temas acontece no dia 26 de setembro, na Câmara Municipal de São Paulo



“Design na Brasa”, projeto que tem como objetivo trazer a tona e discutir com mais profundidade temas como sustentabilidade, regulamentação da profissão e a economia criativa chega a sua 15ª edição. No dia 26 de setembro, das 09h às 16h, a criadora, designer e ex-delegada da setorial de Design no Ministério da Cultura, Patricia Penna, dá o tom ao evento voltado para design no setor público que acontece na Câmara Municipal de São Paulo em parceria com a ONG Cidades Saudáveis, do Vereador Gilberto Natalini. A entrada é franca.

Entre os diversos assuntos a serem tratados nas palestras que compõem o cronograma do “Design na Brasa”, destaca-se a abordagem da problemática de soluções em design para eficiência energética em iluminação pública em LED. Autoridades como o Ministro Gilberto Kassab, o Vice-Governador de SP, Marcio França, Deputado Penna, autor do PL do Design, prefeitos, secretários e vereadores estarão presentes juntamente com os palestrantes: Professor Eddy da APS Design, Fernanda Messias Coordenadora do Programa Brasileiro de Design, Guinter Paschalk da Radix Estúdio de Design, Fernando Prado da Lumini e Germano Guimarães da Tellus. Ainda estão convidados alguns senadores como Marta Suplicy para apoio ao PL de Design que se encontra parado no Senado, dando origem ao movimento criado pelo Design na Brasa, o “#VOTADESIGN”.
Patricia Penna é ainda criadora do Dia do Design Sustentável em SP. O “Design na Brasa” faz parte do calendário oficial de São Paulo desde 2010 e durante o evento ela receberá o título de Chanceller do Meio Ambiente pelo projeto tratar há 15 anos da responsabilidade sócio ambiental do designer. Além disso, será assinado o manifesto pela regulamentação da profissão e apresentado o vídeo clipe “Movimento #VOTADESIGN”, que pode ser visualizado no link <https://www.youtube.com/watch?v=HmG2ymhgjPQ>



PROGRAMAÇÃO (O setor público precisa de DESIGN?)
9:00 - Credenciamento do Evento

9:30 - Abertura do Evento (A iluminação pública e o design)

Patricia Penna - Criadora do Design na Brasa
Marcio França - Vice Governador de SP
Gilberto Kassab - Ministro das Cidades
Penna - Deputado Federal e autor do PL do Design
Gilberto Natalini  - Vereador de SP e Presd. Ong Cidades Saudáveis
Wang Donglei - CEO da NVC e patrocinador do evento
Pedro Ronaldo Comoniam - Qualiligth Gerenciamento de Energias

11:30 - 12:00 - Fernanda Messias -(A importância do Design no setor publico)
12:00 - Intervalo para almoço
13:00 -  Palestra do Prof. Eddy Tema: Design – A palavra de sucesso em cenários de crise
13:30 -  Palestra Guinter Paschalk – Tema: LUZ o suporte da visão ( a confirmar )
14:00 -  Palestra Fernando Padro – Tema: 220Woltz de Criatividade e Sustentabilidade (a confirmar)
14:30 -  Germano - Tellus, soluções em Design Público
16:00 - Encerramento do Evento DB 2015

A programação pode sofrer alguma alteração.


SERVIÇO
Design na Brasa 2015 SP
Edição: 15ª Edição
Inscrição: Gratuita pelo site
http://www.designnabrasa2015.com/
Data: 26 de Setembro de 2015
Horário: das 9h00 às 16h00
Local: Câmara Municipal de SP
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista, São Paulo – SP
Presenças: Ministro das Cidades Gilberto Kassab, compondo a mesa solene a fim de debater as novas diretrizes de iluminação pública e design público e do autor do PL do Design, Deputado Penna.
Convidados: Vice Governador de SP, Márcio França, além de Prefeitos e Secretários do Estado de SP.
Patrocinador: Sr. Wang Donglei, presidente mundial da NVC Lighting.
Fonte | Design na Brasa 2015 SP
Atendimento | Carla Rodrigues - carla@tudoempauta.com.br
Coordenação de Atendimento | Leandro Giometti – leandro@tudoempauta.com.br
Gerência Operacional | Patrícia Saraiva – patricia@tudoempauta.com.br
Direção | Erika Digon – erika@tudoempauta.com.br

Vantagens na Pós do IED São Paulo


quarta-feira, 23 de setembro de 2015

FRANÇOISE SCHEIN LEVA ARTE AO METRÔ

Em estações de grandes metrópoles como Paris, Berlim, Lisboa e São Paulo, a artista chama atenção para os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Público poderá conferir retrospectiva de suas obras a partir  de amanhã (22/9), no MAB-FAAP

Reconhecida como a artista dos Direitos Humanos, a arquiteta e urbanista Françoise Schein apresenta retrospectiva de suas principais realizações no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP), em São Paulo, a partir de amanhã (22/9). Com entrada gratuita, a mostra exibe o trabalho realizado pela artista com base na declaração universal de 1789, e instalados em estações de metrôs em grandes cidades ao redor do mundo.
Além de trazer à tona a discussão sobre o direito dos homens, as obras de Françoise Schein abordam ainda a história da cidade onde o trabalho é realizado. Em 1989, ano da celebração do bicentenário da Revolução Francesa, a artista usou pela primeira vez o texto da Declaração Universal, usando letras pintadas sobre azulejos das paredes da plataforma de embarque da Estação Concorde, em Paris.
Três anos depois, em Lisboa, abordou os direitos humanos e as grandes descobertas dos navegadores portugueses em 50 obras que percorriam todas as plataformas da estação Parque. Desde então, a relação história do País e os Direitos Humanos se tornou
uma característica marcante de Françoise, que tem trabalhos semelhantes em metrôs de Bruxelas (Bélgica), Haifa (Israel), Estocolmo (Suécia), Berlim (Alemanha) e em cidades brasileiras, como Rio de Janeiro (Estação Copacabana) e São Paulo (Estação da Luz).
Parte dessas obras poderá ser vista na exposição em grandes painéis fotográficos, que acompanhados de texto explicativo dão a dimensão da importância do trabalho de Françoise.
Estarão também expostos oito painéis inéditos, pintados pela artista em azulejos de cerâmica e que futuramente serão agregados aos oito que já estão colocados na Estação Luz do Metrô de São Paulo, para completar o grande mural “Inscrever Direitos Humanos”.  A obra foi iniciada em 2010 com a participação de outros artistas e jovens de escolas secundárias e, além de discutir os direitos humanos, narra a história de São Paulo.
“Françoise Schein desenvolve projetos para serem integrados à rede urbana, de modo permanente e em locais de grande circulação de público. As cidades e seus habitantes são o universo de seu trabalho, no qual busca refletir a relação entre essas pessoas e o ambiente nos quais estão inseridas”, diz a diretora do MAB-FAAP, professora Maria Izabel Branco Ribeiro, que completa: “É uma oportunidade para propormos a reflexão da artista e aderir à divulgação da proposta que a motiva”, finaliza.
A exposição “Françoise Schein – A artista dos Direitos Humanos no MAB-FAAP” poderá ser conferida de 22 de setembro a 22 de novembro. O museu é aberto para visitação de terça a sexta-feira, das 10h00 às 20h00, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h00 às 17h00.  A exposição contará com serviço educativo, que poderá ser agendado pelo telefone (11) 3662-7200.
Sobre a artista
Françoise Schein nasceu em Bruxelas, na Bélgica. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Artes Visuais e Arquitetura La Cambre, em Bruxelas, e é mestre em "Design Urbano e Arquitetura" pela Columbia University de Nova York. É ainda catedrática de arte na ESAM - Escola Superior de Artes e Ofícios em Caen (Normandia).
A artista fundou a Associação INSCRIRE (Inscrever) que gera projetos participativos com milhares de pessoas, oriundas de universos diversos.  Nas comunidades do Rio de Janeiro, nas periferias das capitais europeias, e em escolas em várias partes do mundo, cria obras perenes e importantes, que marcam e transformam a paisagem urbana.   Françoise desenvolveu um método pedagógico especifico com o objetivo de  conscientizar os jovens para a importância dos direitos humanos  e possibilitar o trabalho em colaboração com público diversificado.
Exposição “Françoise Schein – A artista dos Direitos Humanos no MAB-FAAP”
Retrospectiva das obras que realizou em lugares diversos e das atividades desenvolvidas com as populações locais. A mostra foi apresentada em 2014 no CIVA (Centre International pour la Ville, l'Architecture et le Paysage ), de Bruxelas. No MAB-FAAP, em São Paulo, contará com mais oito painéis inéditos em azulejos, que completarão posteriormente os murais da artista na Estação da Luz.
Período de visitação: de 22 de setembro a 22 de novembro
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 20h
Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h
(Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado)
Local: MAB-FAAP – Sala MAB
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis
Informações: (11) 3662-7198
Agendamento de visitas educativas: (11)3662-7200 ou museu.educativo@faap.br
Entrada gratuita

Vereador e relator da revisão da Lei de Parcelamento Uso e Ocupação do Solo, Paulo Frange, participará do Seminário AsBEA


Com projeto feito, a obra pode ser executada com maestria


 



A participação de um designer de interiores pode fazer total diferença. 
Faz parte da cultura do Brasil de que nada precisa ser planejado e que agir sem pensar vai funcionar. Em todas as áreas, a cultura do agir sem pensar está presente, sempre com a justificativa que no final tudo vai dar certo.
O resultado pode até vir, mas com um projeto bem definido, as chances de sucesso são maiores e sem precisar se estressar com tantos problemas e imprevistos no caminho. Colocar tudo no papel significa que o roteiro pode ser alterado e melhorado antes de iniciar a obra, mas esse trabalho ainda é pouco valorizado.
Para a designer de interiores Adriana Lyra, um retrato disso é uma obra cheia de problemas e super demorada. A execução dela é o que vai ser vista, porém, o planejamento do que será feito é primordial. “Se a obra não tem projeto, o trabalho dos profissionais (pedreiros, gesseiros, marmoristas etc)ficará confuso. Além disso, o cliente muitas vezes deixa de explorar muitas possibilidades, desde a disposição do mobiliário até as opções de revestimentos e cores. Com um planejamento, podemos analisar todas as necessidades, uso dos espaços e assim fazer as escolhas mais adequadas, principalmente ajustando ao orçamento do cliente”, afirma.

Thais revela que muitas pessoas descartam um profissional competente para essa função pensando que é um desperdício de dinheiro. “Com o conhecimento de um designer de interiores e um projeto bem estruturado, é possível realizar uma obraevitando gastos extras. Ele é quem faz economizar já no início do projeto. É importante mudarmos esse senso comum”.
Estudar as medidas, os espaços e o valor do orçamento fazem total diferença. Além de programar o dinheiro, existe a chance de programar a execução e duração da obra. “Pode ser realizado também um cronograma da obra previamente, para que a pessoa ou a família possa se organizar de acordo com ela”.
A tendência atual é do “faça você mesmo”. Porém, Adriana questiona essa filosofia no caso de uma reforma maior. “Não é melhor ser orientado por quem estudou para isso? Fazer com inteligência e não como hobby pode ser bom para seu tempo e seu bolso”, conclui.
Serviço: A Design de Interiores
Contatos: Adriana Lyra e Thais Merçon
Designers de Interiores
Fones: 21 99472-6858/99577-9331
E-mail: contato@adesigndeinteriores.com.br
Site: http://www.adesigndeinteriores.com.br
Endereço: Av. Ayrton Senna, 5.500 bloco 2/302 - Condomínio Up Town - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Falta 1 mês para a #feiconne2015!

Visite o mais completo evento de construção civil, arquitetura e decoração do Nordeste. Na Feicon Batimat Nordeste você também terá a oportunidade de participar do universo da iluminação com a Expolux NE, se atualizar e realizar grandes negócios!
Faça seu credenciamento online e gratuito e já imprima a credencial > http://ow.ly/QJ0dF.
FBNE_Falta_1Mês.png


sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Artista alemã cria instalações em homenagem à Lina Bo Bardi

Veronika Kellndorfer concebeu obras inéditas especificamente para a Casa de Vidro e propõe novos olhares sobre a integração de espaço interno e externo.

No próximo dia 19 de setembro, a artista alemã Veronika Kellndorfer abre ao público na Casa de Vidro a exposição Cinematic Framing, uma série de obras onde explora a conexão da obra de arte com o próprio espaço do qual nasceu sua inspiração.
Com curadoria de Tereza de Arruda e coprodução da produtora Mega Cultural, as obras propostas por Veronika na Casa de Vidro fazem alusão à estreita relação entre os espaços internos e externos e, por meio de ilusões de ótica, instigam o espectador a mergulhar por entre camadas de transparência, formas, volumes e estruturas. E é com base nesta percepção de diversos ângulos para um mesmo espaço físico, como em uma cena cinematográfica, que teve origem o nome da exposição.
“Esta é uma grande oportunidade para rever a produção de Lina Bo Bardi e criar um novo diálogo com a contemporaneidade”, explica a curadora. “A mostra ‘Cinematic Framing’ concebe pela primeira vez a experiência de se expor na Casa de Vidro obras criadas sobre este mesmo contexto em diálogo sutil com o real. Para Vernonika Kellndorfer este é um desafio e também um deleite a fim de explorar novas possibilidades espaciais e sensoriais como sendo parte de uma cena cinematográfica”, completa.
A obra de Kellndorfer examina as qualidades gráficas, a interseção da arquitetura com a paisagem, as transformações da luz e os movimentos; ao mesmo tempo, opta por perspectivas e materiais que integram o ambiente do espaço onde a obra é exposta, silenciosamente enfatizando como seu trabalho não busca a distância que caracteriza com certa frequência a arquitetura modernista, mas uma integração total com o que a rodeia.
Veronika Kellndorfer esteve em São Paulo em 2014 para fotografar e investigar as obras desta que foi uma das maiores figuras da arquitetura modernista. O trabalho, fruto desta pesquisa, integrou a mostra em homenagem ao centenário de Lina no Museu Pinakothek der Moderne, em Munique. A partir desta aclamada experiência, a artista se debruçou numa pesquisa ainda mais profunda para conceber esta mostra para a Casa de Vidro, com peças e intervenções pensadas especialmente para o local.
SOBRE A ARTISTA
Veronika Kellndorfer nasceu 1962 em Munique, na Alemanha. Estudou pintura em Viena, na Universidade das Artes de Berlim e atualmente vive em Berlim. Seu trabalho está no acervo de importantes coleções internacionais, como Museu Hammer (Los Angeles), Hamburger Bahnhof, (Berlim), Pinakothek der Moderne (Munique), Museu de Arte Contemporânea de San Diego (San Diego), dentre outros.
SOBRE A CASA DE VIDRO
A Casa de Vidro foi construída por Lina Bo Bardi, em 1951, para sua residência e de seu marido Pietro Maria Bardi. Desde 1990, abriga a sede do Instituto Lina BO e P.M. Bardi e obras de arte, móveis, documentos, objetos, cerca de 7.500 desenhos de Lina e 17.000 fotografias, além do arquivo pessoal de ambos. Em 2015, o Instituto conta com patrocínio da Petrobras e apoio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura.
CINEMATIC FRAMING - Veronika Kellndorfer
Vernissage: 19 de setembro, 11h às 14h– aberto ao público, com bate papo entre artista e diretores do Instituto Lina Bo Bardi, Anna Carboncini e Renato Anelli.
Data de encerramento: 01 de novembro/2015
Local: Casa de Vidro
Endereço: Rua General Almério de Moura, 200 - Vila Tramontano - São Paulo - SP
Telefone para informações: (11) 3743-3875
Visitação ao público: De quinta a domingo, das 10h às 16h (com permanência até 16h30).
O Instituto Bardi não conta com estacionamento, nem local de alimentação. Acesso wi-fi para visitantes. Proibido fumar.

Assessoria de imprensa
PRIORIZA COMUNICAÇÃO
Annete Morhy - annete@priorizacomunicacao.com / 98777 3377

Lepri e Você na Art Basel Miami 2015

Agora, quem especifica produtos Lepri nas nossas lojas e revendas de todo Brasil, acumula pontos preciosos.
Os vencedores têm um encontro marcado com os grandes profissionais do mercado e as maiores novidades da arte moderna na Art Basel Miami, uma das maiores feiras de arte do mundo.

Saiba mais em: 
http://www.lepriartbasel.com.br/


quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Convite: A Evoluçao dos Projetos de Cozinha e as Principais Tendências Desse Seguimento


Como construir uma carreira de sucesso é tema de treinamento para estudantes de arquitetura e design em Itu

Desenvolvido pelo arquiteto e palestrante Glaucio Gonçalves, terceira edição do curso será no dia 03 de outubro em Itu, interior de São Paulo


Um dos maiores problemas enfrentados ao final de um curso superior é “como entrar no mercado de trabalho e ter sucesso”. Com base em sua experiência de mais de 21 anos em empreendedorismo, execução de projetos de arquitetura, design interiores, consultoria e colaborando com a mudança de vida das pessoas, o arquiteto e palestrante Gláucio Gonçalves desenvolveu um treinamento que aborda Os sete aspectos para começar e construir uma carreira de sucesso.

Voltado para estudantes e recém-formados em arquitetura e design de interiores, o treinamento tem duração de três horas. Na primeira hora haverá uma palestra sobre o tema e, em seguida, um workshop no qual serão discutidos todos os assuntos referentes a mercado de trabalho desses futuros profissionais. Com duas edições realizadas na capital paulista, a cidade escolhida para o terceiro treinamento é Itu, no interior de São Paulo. O evento ocorre no dia 3 de outubro, das 14h às 17h, no Centro de Convenções do Gandini Hotel, localizado na rua Argemiro S. D'Elboux, 120, Altos da Vila Nova. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail seteaspectos@glauciogoncalves.com e as vagas são limitadas.

O treinamento é todo inspirado na historia de vida do arquiteto. Ele conta como recomeçou depois que perdeu tudo e também sobre empreendedorismo, gestão, administração e comportamento humano, temas pouco abordados nos dias de hoje nas faculdades de arquitetura de design de interiores, e que foram fundamentais para sua retomada ao mercado.

“Quero que todos os participantes possam sair de lá com ferramentas e preparados para enfrentar e iniciar o mercado de trabalho. Isso será possível, pois levarei uma visão real de como as coisas acontecem no dia a dia. O objetivo é fazer com que esses estudantes ao iniciarem suas vidas profissionais não sejam pegos de surpresa,” completa o arquiteto.


Serviço:

Treinamento

Os sete aspectos para começar e construir uma carreira de sucesso

Data: 03 de outubro
Horário: 14h às 17h
Local: Gandini Hotel
Endereço: rua Argemiro S. D'Elboux, 120, Altos da Vila Nova – Itu/SP Investimento: R$ 60,00
Inscrições e informações: seteaspectos@glauciogoncalves.com
VAGAS LIMITADAS

Sobre Gláucio Gonçalves
Há 21 anos no mercado, destaca-se por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para áreas residenciais e comerciais. Graduado em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduado em Administração de Empresas para engenheiros e arquitetos pela FAAP, é professor em turmas de design de interiores e arquitetura e presta consultoria para profissionais e alunos do segmento. Com espírito empreendedor, Glaucio fundou o EB-A Espaço Brasileiro de Arquitetura em 2007, que deu origem, em 2014, ao escritório Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design (www.glauciogoncalves.com).
Com mais de 300 projetos realizados e atuação no mercado nacional e internacional (Angola), Glaucio Gonçalves busca sempre soluções em seus projetos de arquitetura e design, que possam trazer bem estar, conforto e a percepção de se sentir em um lugar único.


Informações para a imprensa:
Oficina da Comunicação Integrada – Assessoria de comunicação do Glaucio Gonçalves
(11) 2275-0833
Atendimento:
Tatianna Felix – tatianna@oficinadacomunicacao.inf.br
Fran Oliveira

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Mostra Fazenda Castelo 2015 - Arte e Design


A Mostra Fazenda Castelo apresenta sua IV edição no mês de Setembro na centenária Fazenda Castelo, que pertenceu ao Barão de Guararema, em Além Paraíba, Minas Gerais. O público visitante irá encontrar na Mostra arte, decoração e design brasileiro.
Serão apresentados os projetos de Eliseu Visconti relacionados à arte decorativa e a arte aplicada à indústria, consolidando sua pioneira contribuição às artes gráficas e as origens do design brasileiro.

Fotografias, desenhos e textos do nosso ilustre arquiteto Oscar Niemeyer, considerado o maior designer brasileiro, serão apresentados pelo fotógrafo Kadu Niemeyer, seu neto, fazendo um link entre o passado e presente.
A mostra irá mesclar arquitetura e design contemporâneos com objetos, móveis e decoração de época, levando os visitantes a uma viagem fantástica para a belle époque da monarquia do café no Brasil.
Designers e arquitetos da região serão responsáveis pela decoração dos ambientes da fazenda com a tarefa de unir o passado e o presente através de móveis, objetos e decoração.
O evento visa, ainda, à promoção de eventos culturais e educacionais através de visitas guiadas por historiadores que também realizarão atividades com jovens e crianças da rede pública de ensino, ligadas ao meio ambiente, arte e história do café no Brasil. 
A Fazenda Castelo foi a moradia do Barão de Guararema, e do ilustre pintor Eliseu Visconti, personagens que estarão sendo lembrados em cômodos da casa grande onde viviam, como quarto, escritório, sala de jantar.
Embarque com a gente nessa viagem e venha conhecer a Fazenda Castelo!



Espaços:
Adega De Vinho - Paula Martins
Quarto da Baronesa - Espaço Quatro Interiores
Quarto do Jovem Arquiteto - Fernanda Freitas
Quarto de Vestir - Dominique Jardy
Quarto do Bebê - Rosa Maria Filgueiras e Atelier Odile
Quarto Viajante - Espaço Quatro Interiores
Quarto Rouparia - Espaço Quatro Interiores
Banheiros - Ramon Carvalho Fonseca
Escritório de Arte - Martha Burle
Espaço do Pesquisador - Ramon Carvalho Fonseca
Escritório de Arte - Martha Burle
Corredor - Quadros Liberal Marine
Sala de Jantar - Espaço Quatro Interiores
Restaurante - Vander Junqueira
Varanda - Diego Tavares
Paisagismo - Sávio Pinheiro
Arranjos de Flores de todos os ambientes - Felipe Sartori
3 Salas Oscar Niemeyer - Albiti Coutinho, Paula Martins, Lucas Barbosa e Marcele Martins
Quadros - Kadu Niemeyer

Atrações
Desfile de moda da Associação Comercial;
Desfile de Moda de cachorros;
Capoeira;
Fábulas Infantis;
Show com a dupla Paulo e Anderson;
Hortinha;
Artesanato da região;
Exposição de tapetes artesanais;
Exposição fotográfica - Cadu Niemeyer
Realização:
IXL Eventos

Coordenação Geral:
Sheila Grosman França e Espaço Quatro Interiores

Curadoria:
Martha Burle

Agradecimentos Especiais:
Secretaria de Cultura da Cidade de Além Paraíba
Fornecedores, arquitetos, artistas plásticos e todos que colaboraram para o sucesso do evento
Serviço:
Dias: 19/09 das 10h às 23h
20/09 das 10h às 20h
26/09 das 10 às 23h
27 e 28/09 das 10 às 20h
Entrada franca
Endereço: BR 116, Km 811 – Além Paraíba/MG
Telefones: (21)3287-1780/98949-2182/96680-5425/99619-1275
Facebook/mostrafazendacastelo