quinta-feira, 29 de outubro de 2015

INTERLAR ARICANDUVA TRAZ MOSTRA DESIGN COM CADEIRAS ASSINADAS



Os visitantes que passarem pelo Interlar Aricanduva até o mês de dezembro, poderão conferir a Mostra Design que apresenta ícones do mobiliário urbano moderno. Em destaque réplicas de cadeiras assinadas, tais como: Tulipa, Eames, Barcelona, Swan, Charles Eamens, entre outras.
O Interlar faz parte do Centro Comercial Aricanduva, que conta também com os shoppings Aricanduva e Auto Shopping São Paulo. O endereço é av. Aricanduva, 5.555, o telefone para informações (11) 3444-2000.


Acompanhe o Aricanduva nas redes sociais:

3ª EDIÇÃO DO BRAZIL S/A SÃO PAULO

Evento que reúne anualmente designers nacionais na Design Week de Milão acontece pela terceira vez na capital paulista, e objetiva a divulgação do produto nacional
Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz (em2 Design) / Ronald Sasson
São Paulo, outubro de 2015 – José Roberto Moreira do Valle, Angelo Derenze e Fran Abreu apresentam, pela terceira vez, o Brazil S/A em terras nacionais. Tido como o principal evento brasileiro de arquitetura, artesanato, design e decoração na Design Week de Milão, o Brazil S/A acontece no Espaço de Eventos do Shopping Cidade Jardim,entre os dias 05 e 08 de novembro, e abre as exposições 100%Brasil e, pela primeira vez, a Design Food, simultaneamente.
Com início no dia 05, às 9h, o Design Day - programação dedicada ao design nacional e internacional, de inovação e tendências recebe renomados palestrantes italianos, como os representantes do Estúdio Piuarch – um dos mais importantes escritórios de arquitetura e design do mundo, o diretor de arte da Revista Interni – publicação mais importante do setor, e Massimo Borgia, designer e pesquisador, falando sobre os 3 F’s (fashion, food e furniture).
Bernardo Senna / Estevão Toledo
Design Day também receberá uma importante ação de um dos mais tradicionais trade shows de design do mundo, a Maison & Objet, representada oficialmente no Brasil pela Velvet Design, de Roberta Queiroz e André Poli, que irá anunciar o rising talent da edição Américas 2016, que será um brasileiro.
O Brazil S/A segue o formato de suas edições em Milão e traz a exposição 100%Brasil, que reunirá cerca de 60 nomes do design nacional. Como novidade, o evento apresenta a Design Food, exposição de peças feitas a partir de alimentos não perecíveis e utensílios de cozinha, sob o olhar atento de dos chefs Tsuyoshi Murakami (Restaurante Kinoshita), Renata Vanzetto (Restaurante Marakuthai), Adriana Lira (Dona Doceira)Rafael Barros (Opera Ganache), Paula Lima Azevedo (Sweet Brazil Chocolates), José Maria Meira (Alfaiate Gourmet), Alberto Landergraf (Épice Restaurante) e Renata Arassiro (Renata Arassiro Chocolares) sob curadoria de Patricia Oyama.
 
Carolina Starke e Andrea Zanocchi (Zanocchi & Starke) / Ingrid Vieira Peixoto
Nesta edição, o Brazil S/A também terá como novidade a Ethnix – empresa que há 19 anos importa tendências e referências culturais mundiais para o mercado brasileiro de decoração. A parceria pretende, através da experiência e olhar cuidadoso de seus representantes, difundir o design nacional para outros mercados internos e externos.
Profissionais participantes:
Adriana Fortunato, André Cruz (André Cruz Design e Ideias), André Gurgel e Felipe Bezerra (Mula Preta Design), Andrea Macruz (Nolii), Antonia Almeida e Fabio Esteves (80e8), Aciole Félix (Studio Aciole Félix), Andrea Macruz (nolii), Bernardo Senna, Bruno Faucz, Bianca Barbato (Bianca Barbato Design), Bruna Kim Oshiro + Daniel Faria, Carol Gay, Carolina Starke e Andrea Zanocchi (Zanocchi & Starke), Caroline Fernandes da Costa Campos, Daniel Simonini, Daniela Busarello, Daniela de Souza Capella, Dimitrih Correa, Estevão Toledo (Estevão Toledo Design), Fabio Alvim (Fabio Alvim Design), Fabio Galeazzo (Fabio Galeazzo Design), Fernando Jaeger, Flavio Borsato e Maurício Lamosa (estudiobola), Flavio Franco, Flávia Pagotti Silva (Flávia Pagotti Silva Design), Flavia Del Pra, Gilberto Paim, Gustavo Bittencourt, Henrique Steyer (Albus), Humberto da Mata, Hugo França, Inês Schertel + Slow Design, Ingrid Vieira Peixoto, Jader Almeida, Joici Santos Ohashi, Juliano Guidi (Residual Móveis), Joici Santos Ohashi, Leandro Garcia (Leandro Garcia Arquitetura e Design), Marcelo Caruso, Marcelo Figueiredo (Quadrant Design), Mariana Quinelato, Mariana Ramos (Estudio Rain), Marcelo Rosembaum + Fetiche Design Estúdio, Marina Ricardo (Maric Design), Mariana Betting Ferrarezi e Roberto Hercowitz (em2 Design), Paulo Alves (Estúdio Paulo Alves), Rejane Carvalho Leite (Rejane Carvalho Leite Studio Design), Renata Meirelles, Ronald Scliar Sasson, Roque Frizzo (Roque Frizzo Arquitetura e Design), Rodrigo Simão, Ricardo Graham Ferreira (oEbanista), Roberta Rampazzo (Roberta Rampazzo Design), Sergio & Jack Fahrer, Samantha Andreola Colognese, Tiago Angeli (Angeli Leão | Arquitetura + Design), Vinícius Lopes e Gabriela Kuniyoshi (Estúdio Ninho).
Serviço
Brazil S/A @Espaço de Eventos – Shopping Cidade Jardim
Av. Magalhães de Castro, 12.000 – Marginal Pinheiros
05 a 08 de novembro de 2015- Entrada gratuita
05 de novembro
Das 09h às 13h – Design Day - Para convidados (programação dedicada ao design)
Das 13h às 15h – Almoço para convidados
Das 15h às 20h- Aberto ao público
06 e 07 de novembro - Aberto ao público
Das 10h às 20h
08 de novembro - Aberto ao público
Das 14h às 20h
www.brazilsa.com.br

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Projeto social transforma garrafas pet em arte


Mudar a perspectiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em busca de trabalho e geração de renda e, quem sabe, do resultado desse trabalho, abrir outras oportunidades como a transformação em arte?  Essas são as propostas que fazem parte da exposição Luminós, que foi aberta nesta quinta-feira (22), na Casa de Artes Vila Mimosa, na região central de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre (RS). As visitações estão abertas até o dia 8 de novembro.

A Coleção Luminós é uma criação da Cooperativa Casulo e das designers Tina Moura e Lui Lo Pumo. A criação usa como ponto de partida o uso de garrafas PET como matéria-prima para confecção de luminárias.

“A consciência da sustentabilidade é um desafio dos nossos dias, e transformar aquilo que é rejeitado em arte, proporcionando geração de renda e emancipação, é um sonho que vemos virar realidade na Cooperativa Casulo”, destacou o prefeito de Canoas , Jairo Jorge, na abertura da mostra.

Cooperativa Casul -  Fruto do projeto social Transformando Canoas, a Cooperativa Casulo está, atualmente, incubada pelo Movimento Ação por Canoas (MACA) e a Secretaria de Projetos Especiais, Captação e Inovação (SMPECI) da Prefeitura de Canoas. Seus integrantes são pessoas em fragilidade socioeconômica, envolvidas desde 2009 no Natal da Transformação, um projeto de qualificação profissional e geração de renda que resulta na decoração natalina da cidade. A cenografia deste ano é assinada pela arquiteta carioca Virginia Manfrinato e leva o montante de 300 mil garrafas PET. Em 2012, o projeto foi certificado pelo prêmio Sustentabilidade na Conferência RIO+20, um dos mais importantes eventos de discussão sobre sustentabilidade do mundo.

A  Coleção Luminós poderá ser conferida até o próximo dia 8 de novembro, na Casa de Artes Villa Mimosa (avenida Guilherme Schell, 6270, na cidade de Canoas RS, de segunda à sexta-feira das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 14h às 18h. Sempre com entrada franca. Todas as peças serão comercializadas no local

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Paredes de Concreto em alta

Para atender a nova realidade do mercado de Edificações, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) junto com parceiros do setor, ajudou a desenvolver e disseminar essa tecnologia  no Brasil. E para transmitir a cultura das  boas práticas deste sistema, -- que já é um dos mais utilizados em programas habitacionais, como  Minha casa, Minha Vida --, a Associação organizou o curso que acontece esta semana.

Dia 22/10 - Execução de Edificações em Paredes de Concreto  

As inscrições para esses e outros cursos oferecidos pela ABCP são feitas pelo telefone 11-37605402 ou pelo site site www.abcp.org.br. Inscrições realizadas com antecedência, aposentados e estudantes têm desconto. Todo o material didático é fornecido pela ABCP. 


Horário: Das 8 às 17 horas
Local: ABCP – Avenida Torres de Oliveira, 76, Jaguaré – São Paulo/SP
Informações: (11) 3760-5433 ou cursos@abcp.org.br 

Outros cursos da ABCP 

27 e 28/10 - Básico de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto;
10 a 12/11 - Intensivo de Revestimento de Argamassa
17/11 - Produção Otimizada e com Qualidade de Blocos de Concreto;
18/11 - Laboratorista de Artefatos de Concreto
24 a 26/11 -Intensivo de Tecnologia Básica do Concreto. 

SIGA A ABCP NO FACEBOOK 
www.facebook.com.br/abcpcimento 

Simpósio de Engenharia da FAAP aborda soluções inovadoras para o setor da construção

“Soluções inovadoras em busca de eficiência energética, sustentabilidade e produtividade” está entre os temas que serão discutidos no IX Simpósio de Engenharia da Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). O assunto será abordado no dia 29 de outubro, pelo engenheiro com MBA em Finanças e Estratégia de Negócios, João Falavigna, que é coordenador da CasaE, Casa Ecoeficiente da BASF. O projeto reúne soluções e materiais inovadores desenvolvidos para tornar as construções mais sustentáveis e eficientes.
“A construção civil precisa passar por mudanças para se tornar mais produtiva e, principalmente, deixar de ser um dos setores que mais consomem recursos e geram resíduos”, considera o engenheiro. Até 2050, a população mundial deve chegar a nove bilhões de pessoas, sendo que 2/3 estará vivendo nos centros urbanos, gerando maior demanda de energia, transporte, alimentação e infraestrutura. “Esse movimento deve causar um forte impacto na maneira como o setor de construção se posiciona”, afirma.
O Simpósio, aberto ao público, vai reunir a comunidade acadêmica e especialistas do mercado para discutir as perspectivas do setor nos aspectos técnicos, comerciais e profissionais. O encontro será realizado de 27 a 30 de outubro e encerrado com a feira, ocasião em que os alunos de todas as áreas da engenharia – civil, elétrica, mecânica, produção e química - apresentarão seus projetos de pesquisa.

Serviço:
Palestra “Soluções inovadoras em busca de eficiência energética, sustentabilidade e produtividade” / IX Simpósio de Engenharia da FAAP
Quando: Dia 29/10, das 9h10 às 10h10
Local: Centro de Convenções da FAAP – Rua Alagoas, 903 - Higienópolis

Azul Cinderela, a cor de 2017


terça-feira, 20 de outubro de 2015

Obra de Lina Bo Bardi é esmiuçada em seis livros lançados pelas Edições Sesc São Paulo e IPHAN

A arquiteta de origem italiana ganha caixa de livros dedicada a projetos desenvolvidos em Minas Gerais, Salvador e São Paulo

No dia 22 de outubro, no Sesc Pompeia, as Edições Sesc São Paulo e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) lançam, em parceria com o Instituto Lina Bo Bardi, uma coleção de seis livros sobre a obra da arquiteta de origem italiana Lina Bo Bardi, sendo um inédito (sobre o Solar do Unhão) e cinco revistos e ampliados. Com organização de Marcelo Ferraz, textos da própria Lina, de André Vainer, Cecília Rodrigues dos Santos, dentre outros, os livros trazem croquis, aquarelas, desenhos simples feitos à mão, maquetes, imagens da época das construções e fotos atuais.

Cada publicação é inteiramente dedicada a uma obra da arquiteta: Solar do Unhão, em Salvador; Igreja do Espírito Santo do Cerrado, em Uberlândia; e os paulistanos MASPSesc Pompeia, Teatro Oficina e Casa de Vidro. A edição bilíngue (português e inglês) traz depoimentos de Lina Bo Bardi a respeito de seus projetos, somados a análises contemporâneas dessas obras e farta ilustração. Os títulos foram originalmente publicados em Portugal.

No caso do MASP, o Museu de Arte de São Paulo, uma das obras mais icônicas da capital paulista, o projeto é esmiuçado tanto nas questões de sua estrutura, como de seu uso. No livro, a arquiteta conta uma curiosidade a respeito do seu famoso vão. Lina conta que “não foi uma excentricidade, o que em linguagem popular se poderia chamar uma ‘frescura arquitetônica’”. A arquiteta detalha que o terreno foi doado por uma família de São Paulo que impôs como condição a manutenção daquela vista, que deveria ficar para sempre na história da cidade. A vista não poderia ser destruída nunca, pois, nesse caso, o terreno voltaria aos herdeiros. Esta publicação também conta com textos do arquiteto holandês Aldo van Eyck.

Com textos de Lina, André Vainer, Marcelo Ferraz e Cecília Rodrigues dos Santos, a obra dedicada ao Sesc Pompeia remonta a sua história a partir do primeiro contato da arquiteta com o local. ‘Entrando pela primeira vez na então abandonada Fábrica de Tambores da Pompeia, em 1976, o que me despertou curiosidade, (...) foram os galpões distribuídos racionalmente conforme os projetos ingleses do começo da industrialização europeia (...). Na segunda vez em que lá estive, num sábado, (...) (encontrei) um público alegre de crianças, mães, pais e anciãos passava de um pavilhão a outro’, rememora a arquiteta.
  
Sobre o Solar do Unhão, projeto realizado em Salvador, André Vainer conta, no texto de abertura, que o espaço ‘foi construído em oito meses, durou um ano e meio há 50 anos e permanece até hoje como uma sombra do que ali se passou. Solitária, dedicada e tomadora de conta, Lina trabalhava 14, 16 horas por dia para edificar o que poderia ter sido e foi, por um instante, um projeto político para uma região do país dominada por oligarquias seculares que pretendiam, na manutenção da miséria, o poder sem fim’. 

O arquiteto Edson Elito, narra, sobre a grande reforma do Teatro Oficina, nos anos 1980, que ‘as reuniões de trabalho eram feitas ao redor de uma grande mesa circular de mármore, após a pasta e o vinho, ou ao pé da lareira, na Casa de Vidro, residência de Pietro e Lina’. Na publicação, ainda há texto de José Celso Martinez Corrêa, diretor teatral à frente do Oficina há mais de 60 anos e que vem encenando inúmeros textos teatrais e épicos em seu espaço.

Já a Casa de Vidro é conhecida por ter sido a residência oficial de Lina e seu marido, Pietro, em São Paulo. O livro dedicado a ela tem textos da própria Lina e de Marcelo Ferraz. Lina conta em seu texto que ‘a casa Bardi foi a primeira casa que se construiu no Jardim Morumbi, quando o bairro ainda tinha esse nome (antiga Fazenda de Chá Müller Carioba). (...) Atrás da antiga Casa da Fazenda, toda branca e azul, que conservava ainda os ferros e as correntes do tempo da escravidão; os enormes tachos, bacias de cobre e outros utensílios; e atrás ainda da senzala (...), estendia-se o lago (...), com uma mata Atlântica ao fundo’.

Única obra de Lina em Minas Gerais, a Igreja Espírito Santo do Cerrado, em Uberlândia, hoje tombada como patrimônio histórico, é um conjunto de igreja, centro comunitário e casa paroquial e foi construída em conjunto com a comunidade. Lina conta: ‘A igreja foi construída por crianças, mulheres e pais de família, em pleno cerrado, com materiais muito pobres: coisas recebidas de presente, em esmolas. (...) O que houve de mais importante na construção da Igreja do Espírito Santo foi a possibilidade de um trabalho conjunto entre arquiteto e mão de obra’.

Imagem inline 1 
Lina na Casa de Vidro

FICHA TÉCNICA
Coleção Lina Bo Bardi
Organização Marcelo Ferraz
ISBN: 978-85-7995-181-7
Formato: 24 × 16,5 cm (caixa com seis livros)
Português/inglês


As publicações das Edições Sesc São Paulo podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

O Projeto de regulamentaçãopode ser votado próxima quarta-feira, dia 22/10/2015

 O Projeto de regulamentação da nossa profissão entrou na fila para avaliação da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. Existe a possibilidade de entrar na pauta da próxima quarta-feira, dia 22/10/2015!!!!.  

A ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores)  Convida todos os profissionais a apoiarem e envirem emails aos senadores que participam do CAS, até amanhã!


1.       Envie a carta anexo para os e-mails de todos os Senadores (as) que compõem a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).  

2.       Escolha uma das frases abaixo e poste como comentário no Facebook dos Senadores (as).  O ideal é que todos postem no Face de todos os Senadores (as) pelo menos 2 mensagens diárias.  Mas, quanto mais melhor. 
·         Senador, somos mais de 100 mil designers atuando em todo o Brasil. Precisamos do seu voto para exercer nossa profissão com dignidade. REGULAMENTA JÁ! 
·         Senador, Os Designers de Interiores são profissionais formados em cursos técnicos e universitários. A cada ano, 6.500 profissionais entram no mercado de trabalho. Ajude a regulamentar a nossa profissão. Vote SIM! na Comissão de Assuntos Sociais.REGULAMENTA JÁ! 
·         Senador, existem 190 escolas que formam Designers de Interiores em todo o Brasil. Precisamos da sua ajuda parta regulamentar a nossa profissão. REGULAMENTA JÁ! 
·         Senadora, milhares de jovens em todo o Brasil estão se formando nos cursos técnicos de Design de Interiores. A qualidade desses cursos está colocando mão de obra qualificada no mercado de trabalho. Ajude a regulamentar nossa profissão! Vote sim.REGULAMENTA JÁ! 
·         Senadora, milhares de profissionais Designers de Interiores de todo o Brasil esperam seu voto favorável à regulamentação da nossa profissão. Por favor, Vote sim!REGULAMENTA JÁ! 

Estamos na reta final! Vamos em frente com fé, coragem e muita determinação! 
Muito obrigada.  
Renata Amaral

PresidenteABD - Associação Brasileira de Designers de Interiores

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

GUSTAVO COSTA APRESENTA PALESTRA EM MILÃO

  - Sócio do ATRIA apresentará projeto do escritório na Expo Milão 2015 e trabalhos mais recentes do escritório – 


Brasília, 14 de Outubro de 2015 – O arquiteto Gustavo Costa apresentará na próxima sexta-feira (16/10) em Milão uma palestra sobre o projeto que a ATRIA, escritório do qual é sócio, desenvolveu em parceria com os arquitetos italianos do TIAR Studio para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015. O projeto, de 2014, foi classificado em segundo lugar no concurso nacional organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e a APEX Brasil.
O convite partiu do Laboratorio DAGAD, dirigido pelo arquiteto milanês Paolo Righetti, e que busca divulgar os projetos concorrentes dos concursos realizados para os diversos pavilhões da Expo Milão 2015 e discuti-los no âmbito de uma audiência local de arquitetos, especialistas e estudantes


Além do projeto para o Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, Costa apresentará trabalhos recentes do ATRIA, como a Embaixada do Kwait – uma coautoria do ATRIA, de Gustavo Costa e Gabriela Muller, do escritório MRGB, de Igor Campos –  e a Casa BLM, segundo e primeiro prêmios, respectivamente, na mostra da mostra “NAB 2015 – Nova Arquitetura de Brasília”, promovida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/DF
A conferência ocorrerá na "Fabbrica del Vapore", Via Giulio Procaccini, número 4, sexta-feira dia 16 de outubro, às 16 horas. Mais informações sobre o evento podem ser acessadas pelo site www.dagad.net
Sobre o ATRIA – www.atria.arq.br

Fundado em 2002 por Gustavo Costa e Gabriela Muller o atelier ATRIA é reconhecido por sua atividade em arquitetura, urbanismo, engenharia, gerenciamento da construção, design e pensamento estratégico.
No cerne do trabalho há um profundo comprometimento em buscar soluções inovadoras de desenho, consonantes com o pensamento artístico, alinhadas aos conceitos de preservação ambiental e baseadas numa metodologia multidisciplinar de produção. O escritório trabalha desta forma para viabilizar soluções de projeto sempre ambiciosas, sem deixar de oferecer habilidades capazes de garantir aos nossos clientes os melhores cenários de custo benefício.
O atelier ATRIA foi objeto de premiação na Bienal de Arquitetura de Brasília (2005), na seleção “Profissional de Destaque” pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (2006), venceu e foi laureado em concursos nacionais e internacionais de arquitetura com a Embaixada do Kuwait em Brasília – 1º lugar (2014), o pavilhão do Brasil na Expo 2015 Milão – 2º lugar (2014) e a Base Antártica do Brasil – 3º lugar (2013).
No elenco de projetos recentemente concluídos pela ATRIA destaca-se ainda a sede da Agência Giacometti Comunicação em Brasília (2012), o auditório da empresa Advocacia Bettiol (2010), a nova sede da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República (2009), a concepção de duas aclamadas exposições fotográficas – A Volta ao mundo em 80 fotos e Brasília Iluminada (2010), assim como uma ampla gama de projetos privados para apartamentos e casas.
A ATRIA dedica-se igualmente à atividade de desenho gráfico, de mobiliário e de produtos, destacando-se a mesa de centro Tensegridade que conquistou medalha de prata no prêmio IDEA Brasil 2012.
Para acomodar projetos realizados em todo o território nacional a ATRIA mantém duas sedes – em Brasília e São Paulo

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

aflalo/gasperini Arquitetos assina projetos que unem arte e arquitetura em São Paulo





Esculturas em áreas comuns de empreendimentos melhoram a paisagem urbana e entregam arte para a cidade

São Paulo, outubro de 2015 – FL4300, Berrini One e Residencial Habitarte são alguns dos projetos assinados pelo escritório de arquitetura aflalo/gasperini Arquitetos na cidade de São Paulo, que contam com esculturas incorporadas às suas áreas comuns, integradas ao espaço urbano.
Premiado recentemente no Master Imobiliário, o FL4300 (incorporado pela Stan) é um projeto de uso misto, localizado na Vila Olímpia, zona sul de São Paulo, e traz uma obra de arte assinada pelo artista plástico Artur Lescher (ver abaixo), na esquina da Avenida Faia Lima com a Rua Elvira Ferraz.



 FL4300, um conjunto de uso misto de condição urbanística única em São Paulo, constituído por três torres implantadas em formato de ‘U’ no terreno.



Já o projeto Berrini One, também premiado no Master Imobiliário, conta com um acervo artístico de três obras de arte no espaço comum. Seu atrium, com três halls, é decorado com uma obra de arte do venezuelano Cruz-Diez, figura importante da arte cinética, que criou um painel de 60m de comprimento por 3m de altura para o edifício. Há ainda no empreendimento uma escultura de Arnaldo Diederichsen e um painel de André Crespo. O Berrini One foi entregue no início deste ano. 




Outro projeto assinado pela aflalo/gasperini, o Residencial Habitarte, também traz uma escultura que é uma obra de arte assinada pelos renomados designers Fernando e Humberto Campana. 

Presente de forma orgânica neste projeto, a escultura fica no vão livre entre as torres residenciais, e dada a sua dimensão poderá ser vista de vários pontos da cidade, dando à obra uma escala urbana sem precedentes em São Paulo.

Da junção das palavras Habitação e Arte, o nome do empreendimento foi escolhido por valorizar estas duas importantes características. A primeira fase do Habitarte, já em construção, está de frente para a Rua Nova York e sua composição se dá pelo volume de dois edifícios, conectados ao nível do térreo, através da vitrine dos halls de elevadores, e pela cobertura, onde ficam as áreas de lazer que são de uso comum às duas torres. 



Edifício com uma linguagem definida por linhas retas e “caixas” que enquadram os apartamentos em alturas diferentes



Para a aflalo/gasperini, que tem incorporado o uso da arte em seus projetos, este é um caminho importante para valorizar os empreendimentos. “Compreendemos que essa fusão entre arte e arquitetura pode transformar esses locais em pontos de referência na cidade, a serem usufruídos pelos moradores e visitados pela população.” acredita Grazielli Gomes, sócia-diretora da aflalo/gasperini.


 SOBRE A AFLALO/GASPERINI

Fundada em 1962 como Croce Aflalo e Gasperini, a aflalo/gasperini arquitetos une tradição e inovação na busca de soluções arquitetônicas. Em pouco mais de 50 anos, o escritório assinou marcos como o edifício-sede da IBM e o Tribunal de Contas, em São Paulo (SP), o Teatro Claudio Santoro, em Campos de Jordão (SP), e o Edifício Peugeot em Buenos Aires. Os projetos do escritório são destinados a diferentes usos aos setores comercial, de serviços, residencial, hoteleiro, público e social, recreacional e industrial. Apesar da versatilidade, os projetos seguem uma linha de trabalho calcada na pesquisa de materiais e precisão técnica. O trabalho vai desde a pesquisa e análise de restrições, programação, pré-dimensionamento e planejamento físico, ao projeto arquitetônico completo, de reforma, planos urbanísticos e de paisagismo, coordenação de projetos complementares, fiscalização e acompanhamento da obra e desenhos de apresentação. Os líderes de nossos projetos são todos formados em escolas de primeira linha, com extensões no Brasil ou no exterior, com anos de experiência de mercado e, acima de tudo, têm pleno domínio da cultura aflalo/gasperini.www.aflalogasperini.com.br

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Grupo Eliane se destaca na Cersaie e cerâmica nacional ganha expressividade no mercado internacional

Empresa foi a única representante brasileira na principal feira mundial do setor 

   O Grupo Eliane - que detém as marcas Eliane Revestimentos, Decortiles e Eliane Técnica – comemora o fechamento da participação da 33ª edição da Cersaie – Salone Internazionale della Ceramica per l’Architettura e dell’Arredobagno, que aconteceu em Bologna, na Itália, no começo de outubro. Com um volume expressivo de negócios gerados, novas parcerias foram firmadas durante os cinco dias da feira com clientes nacionais e internacionais, sediados na África do Sul, Alemanha, Estados Unidos, Coréia do Sul e Chile.

“Em nosso estande, recebemos mais de 200 empresas de 40 diferentes países, além de importantes clientes do mercado brasileiro comprovando, mais uma vez, que a Cersaie é o principal evento da indústria cerâmica global”, declara o Gerente de Exportação do Grupo, Márcio Muller.
De 33 edições da Cersaie, essa é a 26ª vez que a empresa brasileira participa da feira. A expectativa é que os contatos estabelecidos durante o evento contribuam para que o Grupo Eliane ultrapasse os 10% do faturamento em exportações, uma das principais metas da empresa para 2015.
"Hoje, estamos na lista das principais exportadoras do Brasil. Para nos mantermos neste patamar de crescimento constante, temos trabalhado muito a inovação de produtos e o serviço de entrega a fim de nos estabelecermos como um fornecedor de confiança na exportação", afirma o Diretor Presidente da empresa, Edson Gaidzinski Jr.
Participando da feira como expositor desde 1987, a empresa levou amplo portfólio das suas três marcas, dos quais os porcelanatos de grande formato (90 x 90 cm),  as ripas que remetem à madeira (de 20 x 120 cm) e as coleções artísticas da Decortiles figuraram como os preferidos dos mais de 101.00 visitantes que estiveram na feira.

Sobre a ELIANE
eliane.com.br
Qualidade, tecnologia, pioneirismo sofisticação, inovação, sustentabilidade são palavras presentes no vocabulário da Eliane Revestimentos Cerâmicos. Uma empresa familiar que iniciou suas atividades em 1960. A Eliane foi a primeira cerâmica brasileira a fabricar porcelanato e sempre busca inovar em tudo que produz. A empresa possui o maior e mais completo portfólio de revestimentos cerâmicos. As unidades fabris estão distribuídas em dois polos: o polo Sul conta com cinco indústrias, sendo quatro em Cocal do Sul/SC, onde também fica a sede da empresa; e a unidade Porcellanato, em Criciúma (SC); e no polo Nordeste situa-se a unidade de Camaçari (BA). Além de contar com um escritório internacional em São Paulo, e centro de distribuição nos Estados Unidos.  Os produtos cerâmicos fabricados pela Eliane são encontrados em mais de 80 países, e no Brasil em mais de 15 mil pontos de vendas.
Acompanhe: Instagram: @elianerevestimentos     Facebook:  /eliane.revestimentos

Sobre a DECORTILES
decortiles.com.br
A Decortiles propõe uma nova maneira de olhar para a cerâmica. Criada na Eliane Revestimentos Cerâmicos, uma pioneira e referência no mercado, a Decortiles é reflexo de toda brasilidade e orgulho de um produto único feito no Brasil. Unindo a necessidade de morar bem com o desejo de autoexpressão, a Decortiles cria produtos que respiram arte, moda e arquitetura. A paixão pelo design faz a marca ir muito além da decoração buscando observar os movimentos e as transformações do mundo. O resultado dessa busca constante são revestimentos exclusivos que combinam tecnologia com o resgate e a beleza do feito à mão, uma união que possibilita experiências além do universo material. Acesse decortiles.com.br e saiba mais.
Acompanhe:   Instagram: @decortiles   Facebook:  /decortilesbrasil

O programa Arte-Papo da Fundação Ema Klabin apresenta Fabio Leão

Arte-Papo, um bate-papo direto com o autor


Reconfiguração de Espaços Específicos(MacDowell Colony)2014.Monotipia sobre papel.Desenhos encontrados em superfícies de espaços arquitetônicos da   MacDowell Colony foram trasnferidos para folhas de papel e montados em diálogo com o estúdio Heinz.

A Fundação Ema Gordon Klabin promove todos os meses encontros com conceituados artistas contemporâneos, pelo Programa Arte-Papo. No dia 17 de outubro, sábado, às 14h, o artista plástico Fábio Leão faz uma apresentação gratuita de seus trabalhos e sua carreira.
A palestra pretende discutir a importância do processo de criação e produção de trabalhos artísticos no desenvolvimento da arte contemporânea e os questionamentos:
A obra precisa ter um resultado final? Como o mercado e as instituições estão lidando com a efemeridade de trabalhos artísticos? O processo de produção pode ser ainda mais importante do que a própria obra acabada?
O encontro é uma ótima oportunidade para discutir e interpretar as obras direto com o autor.

Sobre o artista: Fabio Leão
Nascido em Arapiraca, Alagoas em  1975,  ganhou o prêmio Aquisição da Bienal de Las Fronteras, coleção do Museo de Arte Contemporânea de Tamaulipas - Instituto Tamaulipeco para a cultura e as artes, conselho nacional para a cultura e as artes, México, participou das residências artísticas "MacDowell Colony Fellowship", nos EUA e "Obras em Construção", na Casa das Caldeiras em São Paulo e da exposição coletiva "O Saber da Linha", na Pinta London Art Fair, em Londres, entre outras mostras, realizou a exposição individual “Deslocamentos”, na Galeria Cañizares da Escola de Belas Artes da UFBA, em Salvador .

Serviço:
Programa Arte Papo com o artista plástico Fabio Leão – O Processo como Obra, a Obra como Processo 
Data: 17 de outubro, sábado
Horário: 14h
entrada franca
Sem necessidade de inscrição

Local: Fundação Ema Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43 - Jardim Europa - São Paulo. 01446-020,
Fone:  11 3897-3232 e 3062-5245

Segatto lança revestimento em parceria com a grife Kör



Segatto, loja especializada em marcenaria de alto padrão, lança a segunda edição do “Design, Moda e Brasilidade”, projeto que une design e moda com criatividade e originalidade, sob curadoria do arquiteto e diretor da agência Mais Grupo, Alvaro Guillermo, com o objetivo de apresentar produtos novos e singulares e valorizar ainda mais a produção brasileira.
Desta vez, a Segatto convidou a Kör, um ateliê brasileiro de bolsas artesanais femininas, para criar algo único, que unisse a sofisticação dos planejados ao estilo clássico contemporâneo e artístico das designers e proprietárias da grife, Marina Mazon e Marina Cintra.
Inspirada na natureza, na paisagem urbana e no DNA brasileiro do cangaço, a dupla utilizou diversos materiais, como couro vaqueta fly, tricoline de algodão, EVA e sarja, para criar um novo revestimento que poderá ser aplicado em puxadores, painéis e portas da Segatto. De forma única, a criatividade, as cores e as texturas da Kör também se uniram à qualidade e ao design dos produtos Segatto. Além do revestimento desenvolvido, o público poderá conhecer as bolsas da marca que estarão expostas na loja da Segatto, em São Paulo.
Outra novidade da Segatto é o lançamento da linha Retrô, que resgata a decoração das cozinhas dos anos 1950 e 1960. O azul bebê dá o tom ao ambiente e confere um toque delicado aos armários, transformando-o num espaço cool. Na linha Retrô, a marca possui a diversidade de acabamentos e puxadores, que criam cozinhas únicas, mantendo as características do contemporâneo.
"Desde sua origem, a Segatto atua em parceria com profissionais de arquitetura e design de interiores, que encontram inúmeras possibilidades de criação, seja na parametrização dos móveis, nas escolhas de materiais e acabamentos ou na criação de cores inéditas, tornando cada projeto exclusivo", ressalta o diretor da Segatto, João Segatto.

Sobre a SegattoHá cerca de 80 anos atuando no mercado moveleiro, a Segatto é sinônimo de sofisticação e tendência, oferecendo soluções práticas para execução de projetos de altíssima qualidade. A marca aposta no conceito de personalização para um usuário consciente e preocupado com os detalhes, aliando a excelência de uma marcenaria de alto padrão com a tecnologia do sistema industrial. Com o uso do que há de mais moderno no mercado, a Segatto é conhecida por produzir cozinhas, armários, closets, dormitórios, home theaters e home offices com o mais alto padrão de qualidade e sempre atualizados com as tendências e os avanços tecnológicos do mercado. 

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

What Design Can Do! tem edição inédita em São Paulo

Richard van der Laken, fundador do What design Can Do!, apresentou hoje detalhes sobre a conferência realizada pela primeira vez em São Paulo. 



What Design Can Do! tem edição inédita em São Paulo

Pela primeira vez, conferência internacional de design ganha versão fora de Amsterdã

    O evento internacional What Design Can Do!, realizado há cinco anos em Amsterdã, na Holanda, desembarca em São Paulo em 7 e 8 de dezembro, no Teatro FAAP.
            Criada com a ideia de conectar os designers aos principais problemas sociais de nossa era, a conferência evoluiu para um movimento maior. Hoje, é um espaço no qual designers de diversos países inspiram uns aos outros com boas práticas no campo do “social design” por meio de debates e sessões especiais com mesas redondas e workshops.
A edição brasileira do What Design Can Do! já tem ingressos disponíveis e traz cerca de 20 palestrantes de diversas áreas de todo o mundo para dois dias inteiros de apresentações. Designers, arquitetos, jornalistas, estilistas e chefs de cozinha vão trocar experiências criativas e discutir sobre a visão do design em temas relevantes relacionados a questões urbanas, consciência cultural e natureza. Ainda há um blog para divulgar e compartilhar notícias e boas histórias.

A escolha de São Paulo para receber o evento está ligada à rica cena cultural da cidade que é conhecida mundialmente, porém tem problemas de uma grande metrópole em fase de mudanças sociais, culturais e econômicas.
Entre os embaixadores e conselheiros do evento no Brasil estão nomes relevantes, como a especialista em economia criativa Ana Carla Fonseca, a jornalista e curadora Adélia Borges, o chef Alex Atala, o designer Marcelo Rosenbaum, a jornalista e crítica Maria Helena Estrada, os designers Irmãos Campana, o publicitário Marcello Serpa, o arquiteto e designer Giancarlo Latorraca e Miriam Lerner, diretora do Museu da Casa Brasileira.
“Muitas pessoas já se convenceram que o design é muito mais que um exercício estético”, afirma Richard van der Laken, fundador do What design Can Do!. “ Com este evento em São Paulo, nós queremos explorar e compartilhar o impacto do projeto com um público verdadeiramente internacional. Por essa razão, São Paulo é um passo importante para nós”

“Em um mundo em constante transformação social, cultural e ambiental, quais são os limites do Design? Entender a complexidade das relações humanas com seu ambiente e propor soluções integradas, inteligentes e sustentáveis tornou-se cada vez mais importante. O Design assume um caráter de agente de transformação social. Discutir estas mudanças é o objetivo desta conferência, sediada pela FAAP e que acontece pela primeira vez fora de seu país de origem”, destaca o Professor Fabio Righetto, diretor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP.

            A edição brasileira da conferência tem parceria com a Mandacaru, com a arquiteta Bebel Abreu à frente da produção executiva. A empresa se dedica a realizar exposições e conferências relacionadas às artes gráficas no Brasil e no exterior, assim como o AGI Congress e a 10ª Bienal de Design Gráfico.


Palestrantes confirmados

Alex Atala – Uma das muitas conquistas do chef é a busca de soluções sustentáveis no mundo da alta gastronomia. No D.O.M., seu restaurante em São Paulo, ele se recusa a importar ingredientes sofisticados, como fois gras e caviar, e prefere vasculhar o Brasil nativo, especialmente a região da Amazônia para obter produtos indígenas. D.O.M. está entre os 10 dos 50 melhores restaurantes do mundo que constam na lista S. Pellegrino.

Como chef, seu objetivo é sair da zona de conforto e propor uma nova experiência gastronômica, resgatando os sabores mais autênticos da cozinha Brasileira e seguindo uma visão contemporânea.

Marcelo Rosenbaum – Designer de interiores e produtos, acredita que referências a memórias pessoais e raízes culturais podem aumentar a autoestima. Rosenbaum espalha sua mensagem por meio de seus projetos e suas performances midiáticas em programas de TV.

Em seu escritório, designers, arquitetos, produtores e profissionais da comunicação trabalham juntos em projetos que vão além da concepção espacial e da estética do objeto. Rosenbaum define a vida por valores como a identidade cultural, conexão, memória e inclusão.

Stefan Sagmeister – Quando o designer gráfico nascido na Áustria abriu seu estúdio em Nova Iorque, sua ideia era trabalhar para a indústria musical e se manter pequeno. Rapidamente começou a criar capas de discos, que posteriormente se tornariam ícones para artistas como David Byrne, Lou Reed, Talking Heads e Rolling Stones, Vinte anos depois, Sagmeister alcançou o status de rock star dentro da comunidade do desgn.

Rohan Shivkumar – Sob o título de Anarquiteto, o arquiteto, urbanista e educador indiano Rohan Shivkumar tem um blog sobre cinema, literatura e a mudança do aspecto das cidades e aldeias indianas. O blog reflete a sua visão interdisciplinar da arquitetura e na forma como a arte, a literatura e o cinema deveriam interagir com a cidade.

Shivkumar é vice-diretor do Instituto Kamla Raheja Vidyanidhi para a Arquitetura e Estudos do Ambiente em Mumbai. Seus interesses foram moldados pelas mudanças dramáticas na paisagem física da cidade, com um desenvolvimento desenfreado provocando estragos nas comunidades e na memória coletiva.

Sissel Tolaas – Renomada mundialmente, a artista norueguesa é cientista e especialista em olfato. Sissel Tolaas considera que as nossas sociedades desenvolveram a linguagem da cor e é surpreendente que ainda não desenvolvemos uma para o cheiro.  Em 1990 começou a compilar um arquivo de cheiros no seu estúdio em Berlim. Hoje, o arquivo é composto por 6763 aromas distintos de todas as partes do mundo, preservados hermeticamente e conservados em caixas de alumínio.

Com base neste arquivo, Tolaas começou a desenvolver uma linguagem com palavras completamente novas e livres de contexto para descrever cheiros característicos.

Tracy Metz – Jornalista e autora americana sobre arquitetura, urbanismo, paisagem e natureza, baseada em Amsterdã. É diretora do Instituto Adams John Institute e apresentadora do talk show mensal “Vida Urbana” sobre a vida nas cidades, em Amsterdã.


Daisy Ginsberg – Estilista britânica, artista e escritora, buscando novos papéis para o design
está desenvolvendo abordagens experimentais para ajudar a imaginar ideais alternativos em torno da tecnologia. Como designer e escritora está interessada em saber se a biologia poderá ser verdadeiramente projetada e, se puder usar o design para questionar como devemos – ou não – projetar com ela.

Catalogtree – Designers gráficos holandeses, especializados na visualização de dados. Catalogtree é um estúdio multidisciplinar fundado em 2001 por Daniel Gross e Joris Maltha. Seus projetos são realizados a partir da coleta de enormes quantidades de dados indigestos e suas transformações em imagens claras e lúcidas.  

Mariana Santos - Nascida em Portugal, Mariana já rodou toda a Europa, entre Erasmus, projeto de mestrado e cia. Foi para na redação do The Guardian, onde trabalhou com motion design e foi responsável por coberturas como a do Wikileaks e dos protestos de Londres, em 2011.

Trabalha no ICFJ Knight International Journalism Fellowships, com grupos de treinamento de jornalistas e designers em toda a América Latina. Seu principal projeto é o Chicas Poderosas.

Serviço:
Ingressos à venda a partir de R$180, disponíveis até 06/12/15
Mais informações em http://www.whatdesigncando.com.br/


Programação (sujeita a alterações)

Dia 1
 7 de Dezembro
9:30 Sessões de abertura
Richard Van Der Laken (Holanda – What Design Can Do)
Tracy Metz (Estados Unidos - Pesquisa / Jornalismo)

11:30 Sessões da Manhã
Mariana Santos (Portugal – Jornalismo)
Catalogtree (Holanda - Visualização de Dados)
Christophe Balaresque (França – Arjo Wiggins)
Upload Cinema (Holanda - Dados)

13:15 – Almoço

14:10 sessões especiais (a ser anunciado)

15:50 Sessões finais
Intermezzo
Rohan Shivkumar (Índia – Arquitetura)

17:20 Coquetel

Dia 2
 8 de Dezembro
9:30 – Sessões de Abertura
Bebel Abreu (Brasil - Publicação)
Ricky Poynor (Brasil - Móveis)
Desafio WDCD

11:30 Sessões da Manhã
Alex Atala (Brasil - Gastronomia)
Daisy Ginsberg (Reino Unido – Biologia Sintética)
Sissel Tolaas (Noruega - Cheiro)
Koert Van Mensvort (Holanda – Next Nature)

13:15 Almoço

14:10 Sessões Especiais (a ser anunciado)

15:50 Sessões Finais
Intermezzo
Marcello Rosenbaum (Brasil - Produto)
Stefan Sagmeister (Estados Unidos – Design Gráfico)

17:20 coquetel


Sobre o curso de Design Gráfico e de Produto da FAAP – O curso integra disciplinas das áreas de ciências humanas, tecnologia e negócios, desenvolvendo a criatividade, o senso estético, a visão socioambiental e as habilidades para encontrar soluções e desenvolver projetos e objetos que atendam às necessidades e expectativas do ser humano. A FAAP foi a primeira instituição a criar em São Paulo um curso de design, em 1967. Com excelente infraestrutura, os alunos podem contar com oficinas de marcenaria, metais, cerâmica, xilogravura, litografia e serigrafia, sendo que o estúdio fotográfico é uma referência entre as escolas de design do País. Possui ainda um corpo docente, constituído por profissionais com experiência prática em design, garantindo aos alunos uma excelente formação técnica.Destaque para os convênios internacionais que a FAAP mantém com 30 instituições em 12 países, como Queensland University of Technology (Austrália); University of the Arts London, University of Westminster, Goldsmiths College e University of Bradford (Reino Unido); Universidad Camilo José Cela e ESDI – Escola Superior de Disseny (Espanha); Florence University of the Arts (Itália); Virginia Commonwealth University (EUA); e Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México).