quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Saint-Gobain anuncia vencedores do Concurso NOVA de Inovação 2015

Foram premiadas três startups que apresentaram soluções inovadoras nas áreas da construção civil, eficiência energética, tecnologias limpas e materiais inovadores



São Paulo, 24 de novembro de 2015 - A Saint-Gobain, líder mundial no mercado do habitat sustentável, anunciou os vencedores do Concurso NOVA de Inovação 2015, durante a Greenbuild International Conference & Expo, realizada em Washington DC, nos Estados Unidos, nos dias 18 e 19 de novembro de 2015. O concurso, organizado pela NOVA External Venturing, tem o objetivo de reconhecer as mais inovadoras startups mundiais da construção civil, meio ambiente, desenvolvedoras de materiais avançados, de eficiência energética e de sustentabilidade.

Para a grande final do Concurso, oito finalistas foram selecionadas dentre um número recorde de 270 inscritos provenientes de 37 países. Os participantes apresentaram suas propostas inovadoras para um júri composto por doze executivos do Grupo Saint-Gobain representando suas diferentes atividades, estratégia empresarial, marketing e pesquisa e desenvolvimento. O resultado final foi apresentado por John Crowe, vice-presidente sênior da Saint-Gobain, Delegado-Geral para a América do Norte e Presidente e CEO da CertainTeed Corporation; e Didier Roux, vice-presidente de P&D e Inovação da Saint-Gobain. “Por 350 anos, a Saint-Gobain tem crescido por meio da inovação, recuando as fronteiras e inventando novas soluções para transformar o mundo em que vivemos. Hoje, a Saint-Gobain é uma das 100 melhores empresas inovadoras do mundo. Neste ano de aniversário, com o Concurso NOVA, estamos focados no futuro e destacamos essas promissoras startups.", afirmou Roux.

As grandes vencedoras do Concurso NOVA de Inovação 2015 foram as startups americanas 10x Technology e Ecovative Design, que empataram no primeiro lugar. Cada uma recebeu 37,5 mil dólares em dinheiro. O terceiro prêmio, de 15 mil dólares, foi concedido também para a americana US Bionics.

10x Technology, desenvolveu uma plataforma de produção que transforma materiais básicos em produtos microestruturados e nanoestruturados que possuem alto valor agregado e são utilizados pelas indústrias de energia, médica, eletrônica, de transporte, defesa e habitat. “Vencer este prêmio nos dá a exposição que precisamos para fazer da 10x Tecnology uma organização global que vai continuar a melhorar a maneira como vivemos”, declarou Robert Pricone, CEO da companhia.

Já a Ecovative Design propôs a criação de materiais biocompostos inovadores a partir de produtos derivados da agricultura e de micélio do fungo, um tecido filamentoso que age como um material adesivo. Concebida a partir de um processo ecologicamente correto, que não utiliza petróleo ou resinas tóxicas, a gama de soluções Ecovative inclui espumas e produtos rígidos que compõem embalagens de proteção, mobiliário e isolação. “Com o reconhecimento da Saint-Gobain e graças a este prêmio, seremos capazes de levar a nossa tecnologia adiante e apresentá-la a um mercado que exige uma mudança de escala", apontou Gavin McIntyre, cofundador e Cientista Chefe da Ecovative Design.

Por fim, a US Bionics desenvolve exoesqueletos robóticos para os mercados industrial e médico. Na indústria, esses exoesqueletos ajudam os funcionários a executar tarefas físicas repetitivas e reduzir a tensão muscular vivenciada pelos usuários. A companhia propôs exoesqueletos com custo baixo, ergonômicos, altamente avançados e que são capazes de resistir a ambientes agressivos. “Temos o conhecimento para orientar e ajudar os funcionários a aumentar a produtividade e reduzir o risco de lesões. Acreditamos que nossos dispositivos possam mudar as formas de se trabalhar”, afirmou Homayoon Kazerooni, cofundador e CEO da US Bionics. 

Na edição de 2015, a novidade foi o prêmio adicional da “Comunidade Saint-Gobain”, no valor de 10 mil dólares, dado a startup que conquistou a maioria dos votos dos colaboradores da Saint-Gobain em todo o mundo. Este prêmio também foi concedido à US Bionics.

Além desses prêmios, todos os participantes do Concurso NOVA de Inovação, terão a oportunidade de estabelecer potenciais parcerias com empresas do grupo Saint-Gobain, como parte dos acordos de desenvolvimento conjunto, licenciamento ou de colaboração.

Rick Fedrizzi, CEO e fundador presidente do US Green Building Council e CEO da Green Business Certification, Inc, que participou do processo de seleção dos vencedores, comentou que o Concurso NOVA de Inovação da Saint-Gobain é o exemplo perfeito de como a sustentabilidade é utilizada como uma plataforma de inovação.


Sobre o Grupo Saint-Gobain

Em 2015, a Saint-Gobain está comemorando seu 350º aniversário com 350 razões para acreditar no futuro. Apoiada por sua experiência e sua capacidade de inovar continuamente, a Saint-Gobain, líder mundial no mercado de habitat, projeta, fabrica e distribui materiais de construção de alta performance, fornecendo soluções inovadoras para enfrentar os desafios de crescimento, eficiência energética e proteção ambiental. Com vendas de 41 bilhões de euros em 2014, a Saint-Gobain opera em 66 países e tem cerca de 170 mil funcionários.
No Brasil há 78 anos, estão entre suas principais marcas Brasilit, Carborundum, Isover, Norton, PAM, Placo, Quartzolit, Sekurit e Telhanorte. O Grupo possui cerca de 17 mil funcionários diretos e indiretos no País e vendas anuais de R$ 9,8 bilhões em 2014, 53 fábricas, 39 centros de distribuição, 11 mineradoras, 39 lojas e 23 escritórios comerciais.

Para mais informações sobre a Saint-Gobain, visite www.saint-gobain.com.br ou o Twitter @saintgobain

HORTA EM PEQUENOS ESPAÇOS: COMO FAZER?

eduK transmite curso ao vivo e gratuito que ensina a montar sua horta em recipientes inusitados e em locais improváveis




Ter uma horta em casa é o sonho de consumo de muita gente. Mas a desculpa para não ter é a falta de espaço. Foi pensando nisso que a eduK (www.eduk.com.br) convidou a especialista em jardinagem Leticia Momesso para ensinar a construir e manter uma horta com variedades de hortaliças e ervas de uma forma criativa.
“Para montar uma horta caseira você não precisa ter um grande quintal nem vasos ou jardineiras disponíveis: em uma pequena varanda e com recipientes inusitados é possível cultivar alguns temperos, legumes e hortaliças”, explica Letícia. (Veja o vídeo-teaser do curso aqui: http://www.eduk.com.br/cursos/8-outros/5046-horta-em-pequenos-espacos).

No curso Horta em Pequenos Espaços, Letícia Momesso vai mostrar como reaproveitar objetos inusitados, transformando-os em suportes originais, dar dicas do que pode ou não ser plantado em casa e explicar qual tipo de cuidado cada planta deve ter.

Segundo Letícia, “além de ter o prazer de cultivar alimentos na própria varanda ou no quintal, a horta em casa também pode trazer economia nos gastos mensais de supermercado. Fora os benefícios para a saúde que este tipo de consumo oferece com alimentos livres de agrotóxicos. ”




Data: 26, 27 e 28/11 às 14h, ao vivo, com reprise as 19h de cada dia
Quanto: gratuito

Exposições apresentam projetos de alunos da Panamericana, desenvolvidos para a SCA

                                 
Aproximando seus alunos do mercado de trabalho, a Panamericana Escola de Arte e Design promove, em parceria com grandes empresas nacionais e internacionais, os seus famosos Job Trainings. O mais recente deles é com a SCA, empresa que oferece soluções com foco em Design, grande variedade de padrões e acabamentos e tecnologias exclusivas e inovadoras.

Na proposta do novo Job, foi sugerido aos alunos que dessem personalidade a um ou mais ambientes residenciais para o Showroom da loja, localizada no Jardim Paulista. A outra sugestão era a elaboração de uma peça (móvel ou objeto), que potencializasse o conceito desse ambiente.

Os 10 melhores projetos elaborados serão exposto nas instalações da SCA, Jardim Paulista. A mostra abre no dia 1 de dezembro, às 18h30, e permanece na loja até 20 de janeiro de 2016. Um coquetel especial abrirá o evento.
Os demais trabalhos inscritos, tanto dos alunos da unidade Angélica quanto da Groenlândia, serão expostos em suas respectivas sedes, a partir do dia 25 de novembro, às 19h30.
“Nos Job Trainings, os alunos são desafiados a colocarem em prática tudo o que aprenderam em sala de aula. Os projetos são sempre estimulantes e os resultados comprovam que todos saem daqui preparados para atender ao mercado”, afirma Alex Lipszyc, diretor de ensino da Panamericana.

Confira um pouco mais da proposta do Job Training SCA: https://www.youtube.com/watch?time_continue=19&v=CsUWc93BDKk
Exposição Job Training SCA – Entrada gratuita
Local: Panamericana Escola de Arte e Design – Unidade Angélica.
Endereço: Rua Groelândia, 77, Jardim Paulistano, São Paulo-SP.
Data: 25/11 (inauguração às 19h30) até 11/12.
Horário para visitas: De segunda a sexta, das 9h às 21h e sábados das 9h às 13h.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

EVENTO PREMIARÁ OS MELHORES DO DESIGN BRASILEIRO

Evento será realizado no dia 30 de novembro, às 19h30, no IED – Instituto Europeo di Design

Considerado o “prêmio dos prêmios” do design brasileiro, o Brasil Design Award (BDA) é um importante evento de design que premia os destaques brasileiros dentro dos principais prêmios nacionais e internacionais.  O BDA seleciona os melhores projetos do mercado brasileiro, atribuindo a eles, pontos de acordo com o desempenho nas principais premiações do ano, como Cannes Lions, IF Design, El Ojo, LIA – London International Awards, Pentawards, Lusos, Wave Festival, Red Dot, D&AD, Museu da Casa Brasileira, Abre, Embalagem e Marca e Colunistas. Além disso, o evento contará com uma sessão especial, dedicada a homenagens e Hall da Fama.

 Criado em 2009 pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), a premiação ocorre anualmente, valorizando e celebrando o encerramento do ano do design brasileiro. “Nossa ideia é reforçar o design como uma ferramenta estratégica e fundamental em diversos setores. Prêmios estabelecem padrões criativos, educam, inspiram e promovem o bom design”, afirma Gustavo Greco, curador do Brasil Design Award. O BDA é dividido em dez categorias: Design de ambiente, Impresso, Branding, Alimentos, Bebidas, Cosméticos, Higiene Pessoal e Limpeza, Casa, Bem-estar e Iluminação.
 O Brasil Design Award 2015 conta com o patrocínio oficial da Grendene e Sodebo, e apoio do IED e Heineken. 

Comprador e Imagem
Por meio do Brasil Design, a ABEDESIGN, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), promove em paralelo ao BDA, os projetos “Comprador" e "Imagem”. O objetivo é aproximar potenciais clientes internacionais com o mercado brasileiro de design para oportunidades de negócios e apresentar a jornalistas internacionais o potencial do design brasileiro. Na oportunidade participarão do evento e da agenda dois jornalistas e dois potenciais clientes internacionais, visando ampliar o contato com o design brasileiro.

 Sobre a ABEDESIGN
Fundada em 2005 com o objetivo de difundir a importância do design como ferramenta estratégica para o desenvolvimento do país, a ABEDESIGN vem promovendo um trabalho contínuo de valorização do setor, além da facilitação das atividades profissionais.  A associação, que conta atualmente com 228 membros, é responsável pela defesa dos interesses da categoria nas instituições públicas, privadas, entidades de classe, governamentais e diplomáticas, organizações não governamentais, instituições de ensino e na sociedade em geral.

Projeto Brasil Design
Brasil Design é o Projeto Setorial Integrado de Promoção de Exportações dos Serviços de Design Brasileiro realizado em parceria com a Agência brasileira de promoção de exportação e investimentos (Apex-Brasil) e pela ABEDESIGN. Criado em 2006, tem como objetivo inserir o design brasileiro no mercado internacional, oferecendo ações orientadas para a promoção de exportação, posicionamento e construção de imagem, internacionalização e produção de inteligência comercial aos empresários do ramo. Além disso, visa contribuir para a criação de uma cultura do design brasileiro, a partir da construção de uma visão detalhada do setor, com seleção de mercados-alvo, visibilidade do potencial do design nacional e possibilidade de geração de negócios. Para participar do projeto, o interessado deve entrar em contato pelo e-mailabedesign@abedesign.org.br.

Sobre a IED São Paulo
O IED São Paulo segue o modelo do IED Itália, com o conceito de formação “saber e saber fazer”, segundo o qual a academia, o mundo do trabalho e o mercado criam relações estreitas, beneficiando os alunos e preparando-os para se destacar em suas carreiras. Cada curso oferecido possui uma coordenação dedicada e os professores são, além de acadêmicos, profissionais de referência no mercado. As turmas reduzidas permitem atenção e atendimento individualizado aos alunos, acelerando e desenvolvendo seu potencial, competências e habilidades.

Serviço:
Brasil Design Award
Data: 30 de novembro 2015
Horário: 19h30
Local: IED - Instituto Europeo di Design - Rua Maranhão, 617 – Higienópolis – São Paulo
Entrada: Gratuita mediante confirmação prévia.
Informações: (11) 30676132 /

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

O escritório Anastassiadis Arquitetos é vencedor em duas categorias do 20º prêmio Deca



O escritório Anastassiadis Arquitetos, que está há 20 anos no mercado, reconhecido por desenvolver projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas comerciais, corporativa, hoteleira, empreendimentos imobiliários e entretenimento, recebeu na terça-feira (17), dois prêmios Deca pelo projeto de arquitetura de interiores para o Hotel Hilton Barra da Tijuca





O Prêmio Deca é um dos mais tradicionais da arquitetura, design de interiores e construção civil. A premiação completou 20 anos nesta edição e o escritório foi premiado nas categorias: Projeto Comercial – Profissional São Paulo e Projeto Comercial - Nacional, a categoria de prêmio de projetos comerciais mais importantes da noite. “Esta premiação nos mostra que toda a dedicação, a preocupação com todos os detalhes e a escolha de bons parceiros e produtos fazem a diferença. O Hilton é um dos projetos mais novos que temos em uma cidade que é uma das mais famosas do mundo”, explica a arquiteta, Patricia Anastassiadis. 



terça-feira, 17 de novembro de 2015

Entre em órbita com a Galeria das Lonas


Galeria das Lonas apresenta modelo exclusivo de poltrona, assinada por Daniela Ferro, da Asa Design




Anéis circulares de diferentes dimensões, inseridos um dentro do outro, e dispostos seguindo o ritmo harmônico, formam o lançamento da Galeria das Lonas: a Poltrona Órbita.
Assinada por Daniela Ferro, da Asa Design, a instigante poltrona Órbita (100Lx90Px84A cm) tem estrutura e aros em madeira Jequitibá e espuma revestida com neoprene, proporcionando conforto e a sensação de um abraço ao sentar. Disponível nas cores vermelho, roxo e preto, a Poltrona Órbita é ideal para ambientes internos com estilo moderno e ousado.
Este e outros móveis para áreas internas e externas estão à venda na Galeria das Lonas, que atende encomendas para todo o Brasil.

GALERIA DAS LONAS                                                                                    
Rua Domingos de Morais, 1708
Tel. (11) 5549-8311


Galeria no Facebook:


Galeria no Instagram:

Galeria_das_Lonas

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Rio de Janeiro recebe evento sobre gestão e sustentabilidade em edificações e projetos

Promovido pela ABRAFAC com correalização do CREA, Workshop mostrará tendências em construção de gestão de espaços


Com o objetivo de promover discussões sobre gerenciamento de espaços e construção sustentável, a ABRAFAC promove no dia 25 de novembro de 2015, no Rio de Janeiro o Workshop ABRAFAC CREA 2015. O evento é destinado a engenheiros, construtores, arquitetos e profissionais envolvidos com construção sustentável e será realizado no auditório do CREA-RJ. “Estamos com muitas expectativas para este evento. A gestão do espaço, construção e gerenciamento de projetos em edificações são desafios na atividade atual dos facilities e, melhorar o desempenho desses serviços é de extrema importância”, conta o presidente da ABRAFAC, Luciano Brunherotto.

O evento contará com um ciclo de palestras ministradas pelos profissionais Wagner Oliveira, do Centro de Tecnologia em Edificações - CTE, Luiza Marinho, do Sindicato da Habitação do Rio de Janeiro - SECOVI, Manuel Lapa, do CREA-RJ, Antero Jorge Parahyba, do Instituto de Engenharia Legal, Ricardo Neves, consultor e Silvio Coelho, coordenador de fiscalização de manutenção predial da Prefeitura do Rio de Janeiro. “Será um dia repleto de conhecimento e troca de experiência entre grandes profissionais”, comenta Brunherotto.

O valor para participação é de R$ 200 e associados ABRAFAC possuem inscrição gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site da entidade www.abrafac.org.br

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

1° Design Experience




Ontem, dia 04/11/15 aconteceu na livraria da Vila da Alameda Lorena o 1° Design Experience, que contou com a presença de quatro grandes profissionais do mercado da Arquitetura / Decoração / Paisagismo / Construção.


Participantes:
 














Eduardo José Fran                            Engenheiro Civil                     edujofra@terra.com.br
Pedro de Melo Saraiva                      Arquiteto e Urbanista             pedro@ppms.com.br
Simone Goltcher                               Designer de Interiores            simone@simonegoltcher.com.br
Marcelo Faisal                                   Arquiteto Paisagista               marcelofaisal@gmail.com.br

Mediador/Cliente: Roberto Spina / Valcir(nome fictício)














  
O evento foi iniciado com a apresentação da “árvore” simbólica da ADESP, que tem como objetivo unificar os envolvidos no seguimento da Decoração.



A iniciativa da ADESP de promover o 1° Desing Expirience foi abordar o tema das atribuições dos profissionais, pois com a criação do CAU, e as discussões sobre a regulamentação da profissão de Designer de Interiores, elas estão sendo muito discutidas, criando uma situação de certo antagonismo. 

A ADESP foi criada com o intuito de facilitar a conversa entre todos os seguimentos deste mercado e sente a responsabilidade de .

Apresentação do desafio: 1 cliente, 1 projeto, 4 profissionais distintos contratados.

Desafio: Como trabalhar em harmonia? Qual a responsabilidade de cada um? Como fazer? Quando iniciar? Qual o primeiro passo? Como seguir adiante?


Primeiramente, cada profissional expôs sua experiência com trabalhos em equipe ou individualmente.
 
Houve uma grande discussão quanto ao trabalho que cada um desenvolveria, onde cada um poderia atuar, tivemos muitas sugestões, compartilhamento de situações e experiências de diversos profissionais.


Conclusão: Não existe o certo ou errado, a ideia é mostrar as experiências de cada um, e como pode ser enriquecedor o trabalho compartilhado. As atribuições estão nas Leis, Normas, Diretrizes, para que cuidemos de não avançar nas competências de cada um, pois sempre deverá prevalecer o bom senso, e sempre lembrar que o resultado final não é para o profissional, e sim para o CLIENTE. Afinal, é ele que irá habitar, usufruir e vivenciar.


quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Porcelanato agora com Selo de Qualidade

Para orientar clientes e consumidores sobre a procedência do revestimento, a ANFACER criou, agora em setembro, o Selo da Qualidade para Porcelanato que começa a vigorar já em outubro próximo
Por ser um revestimento cerâmico de alta qualidade e com inúmeras possibilidades de uso, o porcelanato costuma ser o grande aliado dos profissionais do décor na hora de projetarem e concretizarem suas obras.
O porcelanato apresenta baixos níveis de absorção de água, alta durabilidade, grande resistência às manchas e é atualmente a placa cerâmica mais nobre do setor. Visando todas essas qualidades e usabilidades do produto, a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica) criou, neste mês de setembro, o Selo da Qualidade do Porcelanato, que começa a vigorar no mercado a partir de 03 de outubro próximo.
O intuito da Associação é orientar a todos sobre as características do porcelanato e diferenciar os produtos que atendam aos requisitos da norma ABNT NBR 15463 que estabelece os requisitos exigíveis para fabricação, marcação, declarações em catálogos, recebimento, inspeção, amostragem e aceitação de placas cerâmicas para revestimento do tipo porcelanato, dando mais segurança aos profissionais e clientes que buscam o revestimento para os projetos. Segundo Adriana e Alessandra Morávia, do escritório Morávia Arquitetura & Interiores, este é um passo importante para poder trabalhar com o material:
“É muito importante esse selo para inibir o comércio de produtos que não possuem um padrão de qualidade. Diferença de medidas do produto e a facilidade em manchar em contato com produtos químicos como certos materiais de limpeza acarretam prejuízo para o cliente que, muitas vezes, precisam refazer o piso. Para nós, profissionais, gera mais segurança em especificar tais produtos”, ressaltam.
O selo garante ao consumidor o desempenho esperado do produto e este fator agrega maior credibilidade, por exemplo, à Construtora Casa Mais S/A que utiliza este revestimento nos acabamentos de seus apartamentos. A arquiteta da empresa, Viviane Tavares, destaca a preocupação que a Casa Mais S/A tem com a procedência do porcelanato:
“Sempre buscamos adquirir os produtos de empresas de confiança, verificar se o mesmo atende a todas as normas técnicas de qualidade referentes ao porcelanato. Com esse selo, isso se torna ainda mais confiável”, arremata.
Foto: Osvaldo Castro

As profissionais do escritório Morávia Arquitetura & Design costumam usar em seus projetos o porcelanato e aprovaram o uso do selo para garantir a qualidade do produto
Imagem: Divulgação
No recente lançamento da Construtora Casa Mais, o Donatello, os pisos são de porcelanato. O novo selo dará mais segurança a empresa na hora de especificar o produto

terça-feira, 3 de novembro de 2015

BELAS ARTES VAI LANÇAR UMA SÉRIE DE LIVROS DE ECONOMIA CRIATIVA



As obras serão lançadas pela Editora Reflexão e pretendem apresentar um pouco do conteúdo compartilhado nos cursos de pós-graduação da instituição.


O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo vai lançar uma série de Livros de Economia Criativa em parceria com os professores e alunos dos cursos de pós-graduação da instituição.
O livro Design Digital e Novas Mídias será o primeiro da coletânea a ser lançado. A obra apresenta uma pequena mostra sobre como esse curso contribui para pessoas que desejam compreender e acompanhar as transformações nas áreas de comunicação, design digital e novas mídias, ganhando repertório para desenvolver projetos de pesquisa aplicados ao mercado.
O lançamento oficial do livro acontece no dia 12 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no Espaço Di Grado, localizado na unidade 2 da Belas Artes. Na ocasião, vai acontecer um bate-papo com os autores da obra, onde irão discutir sobre a rápida proliferação de plataformas digitais e como isso tem transformado fortemente a sociedade, os relacionamentos e os ambientes de negócios. A ideia é reforçar o quanto todas as áreas são afetadas pelas tecnologias digitais, tornando o mercado cada vez mais exigente e, em busca por profissionais mais capacitados que atuem nessas novas mídias.
Os livros serão lançados pela editora Reflexão e têm o objetivo de apresentar ao público em geral um pouco do conteúdo compartilhado em sala de aula e sua importância no âmbito profissional nas áreas de arquitetura, design, moda, artes e comunicação.


Lançamento Livro Design Digital e Novas Mídias
Dia 12 de novembro, às 19h30
Espaço Vicente Di Grado, unidade 2 – Belas Artes
Rua Doutor Álvaro Alvim, 90 – Vila Mariana
Entrada Gratuita e evento aberto ao público



Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Fundado em 23 de Setembro de 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país. Dividida em três unidades, a instituição é reconhecida pelo ensino com personalidade, e oferece 15 cursos de graduação, 15 de pós-graduação e uma lista completa e dinâmica de cursos livres e de extensão.
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade, a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.